Ação-reflexão-ação : a coordenação das ações definindo caminhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236942 |
Resumo: | O Projeto de Pesquisa, nº18098, intitulado "Ação-reflexão-ação: a coordenação das ações definindo caminhos", cujo objetivo geral era o de "Investigar os mecanismos comuns na construção do novo em contextos educacionais, tendo a coordenação das ações como objeto de estudo e análise", foi empreendido em turmas da disciplina de Jogo e Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2010/2 a 2015/2, com interrupção no semestre de 2012/2, em consequência de acidente de trabalho ocorrido na própria disciplina. Ao longo do tempo de realização desta pesquisa participaram como bolsistas sete acadêmicos, desenvolvendo suas pesquisas, dos quais quatro deles vincularam suas investigações à realização de seus TCCs.Além disso, as pesquisas dos orientandos complementaram as investigações, enriquecendo-as com dados relevantes para a análise dos dados coletados. O material coletado foi analisado qualitativamente, considerando-se o conjunto das ações coletivas e respostas individuais, contextualizadas nas dinâmicas desenvolvidas. Tendo o Método Clínico Crítico de Piaget adaptado à sala de aula como suporte, a pesquisa desenvolveu-se como esperado, desencadeando um processo de aprendizagem dinâmico, cooperativo e reflexivo. Das atividades propostas, selecionaram-se três: investigação do brincar no tempo de infância; organização e proposta de atividade à turma a partir de um texto e produção escrita final da disciplina. Dentre as conclusões, destacam-se, dentre outras, (1) o interesse dos ingressantes do curso pelas questões lúdicas para o desenvolvimento das pessoas e a busca espontânea por leituras que fundamentem os debates em sala de aula, (2) a participação nos encontros, em jogos e brincadeiras, problematizando-os, e (3) o fato de que a organização disciplinar do curso limita a possibilidade de os acadêmicos acolherem a dúvida como mote de estudos e investigações, fazendo-os, ao longo do tempo, optar por escolherem as certezas momentâneas, pois serão elas que garantirão a aprovação ao longo do curso. Os acadêmicos que escolhem aprofundar os estudos e se dão conta de que não conseguirão fazê-lo na estrutura curricular por disciplinas, fazem a escolha de realizar menos disciplinas por semestre, envolver-se em bolsas de monitoria e pesquisa, por exemplo, prorrogando sua formação acadêmica. |
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