Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lajonquière, Leandro de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582
Resumo: Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.
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spelling Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência.Notes for a Constructivist Theory of Intelligence.PiagetJean1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo.PiagetJean18961980. Intelligence. Interaction. Constructivism.Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.A great many commentators on Piaget’s work nowadays, still take it for granted that intelligence is of an individual nature, and therefore that its socialization is nothing but a mere effect of the cognitive evolution process. This interpretation consists of substantializing intelligence, resorting to reductional explanations and considers the epistemological constructive process a simple actualization of possible pre-established cognitives. A series of investigations have suggested the existence of a casual interdependence within social dynamics and the cognitive development. These researches call attention to the necessity of re-discussion on the status of interaction.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10758210.1590/psicousp.v8i1.107582Psicologia USP; v. 8 n. 1 (1997); 131-142Psicologia USP; Vol. 8 No. 1 (1997); 131-142Psicologia USP; Vol. 8 Núm. 1 (1997); 131-1421678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582/106001Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLajonquière, Leandro de2015-12-15T12:18:12Zoai:revistas.usp.br:article/107582Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:18:12Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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