Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
DOI: | 10.1590/psicousp.v8i1.107582 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582 |
Resumo: | Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação. |
id |
USP-26_61fd4f05a296375953e8998c675cf28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/107582 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
spelling |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência.Notes for a Constructivist Theory of Intelligence.PiagetJean1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo.PiagetJean18961980. Intelligence. Interaction. Constructivism.Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.A great many commentators on Piaget’s work nowadays, still take it for granted that intelligence is of an individual nature, and therefore that its socialization is nothing but a mere effect of the cognitive evolution process. This interpretation consists of substantializing intelligence, resorting to reductional explanations and considers the epistemological constructive process a simple actualization of possible pre-established cognitives. A series of investigations have suggested the existence of a casual interdependence within social dynamics and the cognitive development. These researches call attention to the necessity of re-discussion on the status of interaction.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10758210.1590/psicousp.v8i1.107582Psicologia USP; v. 8 n. 1 (1997); 131-142Psicologia USP; Vol. 8 No. 1 (1997); 131-142Psicologia USP; Vol. 8 Núm. 1 (1997); 131-1421678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582/106001Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLajonquière, Leandro de2015-12-15T12:18:12Zoai:revistas.usp.br:article/107582Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:18:12Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. Notes for a Constructivist Theory of Intelligence. |
title |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
spellingShingle |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. Lajonquière, Leandro de Piaget Jean 1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo. Piaget Jean 1896 1980. Intelligence. Interaction. Constructivism. Lajonquière, Leandro de Piaget Jean 1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo. Piaget Jean 1896 1980. Intelligence. Interaction. Constructivism. |
title_short |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
title_full |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
title_fullStr |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
title_full_unstemmed |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
title_sort |
Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. |
author |
Lajonquière, Leandro de |
author_facet |
Lajonquière, Leandro de Lajonquière, Leandro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lajonquière, Leandro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Jean 1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo. Piaget Jean 1896 1980. Intelligence. Interaction. Constructivism. |
topic |
Piaget Jean 1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo. Piaget Jean 1896 1980. Intelligence. Interaction. Constructivism. |
description |
Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582 10.1590/psicousp.v8i1.107582 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582 |
identifier_str_mv |
10.1590/psicousp.v8i1.107582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107582/106001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 8 n. 1 (1997); 131-142 Psicologia USP; Vol. 8 No. 1 (1997); 131-142 Psicologia USP; Vol. 8 Núm. 1 (1997); 131-142 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1822181709301415936 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/psicousp.v8i1.107582 |