Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246942 |
Resumo: | Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”. |
id |
UFRGS-2_1bcf53c4c60132614c7f91ce8a8a8600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246942 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barchinski, Kellen CardosoNotare, Márcia Rodrigues2022-08-16T04:46:43Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/246942001136536Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.This paper presents a study on the development of mathematical thinking in the process of construction moving objects. To conduct the research, a workshop was created that addresses the study and construction of moving objects carried out with students in the ninth grade of elementary school in a municipal public school of Canoas, Rio Grande do Sul. The workshop proposes the use of GeoGebra software for virtual constructions and the use of recyclable material for the physical constructions of the same objects. The work is based on Papert's studies and is inspired by the ideas proposed by the Maker Culture and by active methodologies. The survey results reveal that students developed several mathematical-knowledge-in-use, driven by the motivation to build instruments known to their realities, immersed in an environment of “do what is possible with the tools you have”.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243Tecnologias digitaisCultura makerGeometria dinâmicaDigital technologiesMaker cultureDynamic geometryArticulated objectsMatemática-em-uso na construção de objetos em movimentoMathematics-in-use in the construction of moving objects info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136536.pdf.txt001136536.pdf.txtExtracted Texttext/plain29765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/2/001136536.pdf.txt82fa84812f5df5649cfc9c537b7e13bdMD52ORIGINAL001136536.pdfTexto completoapplication/pdf1543643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/1/001136536.pdf03e173173e5c4fd868b020133b5c73e6MD5110183/2469422022-08-17 04:48:14.724358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematics-in-use in the construction of moving objects |
title |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
spellingShingle |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento Barchinski, Kellen Cardoso Tecnologias digitais Cultura maker Geometria dinâmica Digital technologies Maker culture Dynamic geometry Articulated objects |
title_short |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
title_full |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
title_fullStr |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
title_full_unstemmed |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
title_sort |
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento |
author |
Barchinski, Kellen Cardoso |
author_facet |
Barchinski, Kellen Cardoso Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barchinski, Kellen Cardoso Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Cultura maker Geometria dinâmica |
topic |
Tecnologias digitais Cultura maker Geometria dinâmica Digital technologies Maker culture Dynamic geometry Articulated objects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Maker culture Dynamic geometry Articulated objects |
description |
Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:46:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246942 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136536 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001136536 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/2/001136536.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/1/001136536.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82fa84812f5df5649cfc9c537b7e13bd 03e173173e5c4fd868b020133b5c73e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225064385871872 |