Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barchinski, Kellen Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246942
Resumo: Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.
id UFRGS-2_1bcf53c4c60132614c7f91ce8a8a8600
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246942
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barchinski, Kellen CardosoNotare, Márcia Rodrigues2022-08-16T04:46:43Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/246942001136536Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.This paper presents a study on the development of mathematical thinking in the process of construction moving objects. To conduct the research, a workshop was created that addresses the study and construction of moving objects carried out with students in the ninth grade of elementary school in a municipal public school of Canoas, Rio Grande do Sul. The workshop proposes the use of GeoGebra software for virtual constructions and the use of recyclable material for the physical constructions of the same objects. The work is based on Papert's studies and is inspired by the ideas proposed by the Maker Culture and by active methodologies. The survey results reveal that students developed several mathematical-knowledge-in-use, driven by the motivation to build instruments known to their realities, immersed in an environment of “do what is possible with the tools you have”.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243Tecnologias digitaisCultura makerGeometria dinâmicaDigital technologiesMaker cultureDynamic geometryArticulated objectsMatemática-em-uso na construção de objetos em movimentoMathematics-in-use in the construction of moving objects info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136536.pdf.txt001136536.pdf.txtExtracted Texttext/plain29765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/2/001136536.pdf.txt82fa84812f5df5649cfc9c537b7e13bdMD52ORIGINAL001136536.pdfTexto completoapplication/pdf1543643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/1/001136536.pdf03e173173e5c4fd868b020133b5c73e6MD5110183/2469422022-08-17 04:48:14.724358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics-in-use in the construction of moving objects
title Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
spellingShingle Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
Barchinski, Kellen Cardoso
Tecnologias digitais
Cultura maker
Geometria dinâmica
Digital technologies
Maker culture
Dynamic geometry
Articulated objects
title_short Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
title_full Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
title_fullStr Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
title_full_unstemmed Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
title_sort Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
author Barchinski, Kellen Cardoso
author_facet Barchinski, Kellen Cardoso
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barchinski, Kellen Cardoso
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Cultura maker
Geometria dinâmica
topic Tecnologias digitais
Cultura maker
Geometria dinâmica
Digital technologies
Maker culture
Dynamic geometry
Articulated objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Maker culture
Dynamic geometry
Articulated objects
description Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:46:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246942
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136536
identifier_str_mv 1679-1916
001136536
url http://hdl.handle.net/10183/246942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/2/001136536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246942/1/001136536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82fa84812f5df5649cfc9c537b7e13bd
03e173173e5c4fd868b020133b5c73e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064385871872