Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luana da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273754
Resumo: As discussões sobre temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos estão cada vez mais presentes em todo o país. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o perfil das decisões financeiras adotadas pelos docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário, aplicado a uma amostra de 54 respondentes sobre população de 179 docentes, levando-se em consideração o erro amostral de 5% e um nível de confiança e de heterogeneidade de 95%. A amostra foi composta por 53,7% docentes do sexo masculino e 46,3% feminino, grande parte com: idade média entre 41 e 50 anos; doutorado; renda bruta mensal de 7 a 10 salários mínimos; renda bruta mensal familiar de mais de 18 salários mínimos e média de 1 a 2 dependentes financeiros. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes pesquisados investem, principalmente: em fundos de renda fixa, títulos públicos, fundos DI e fundos de crédito privado. Identificou-se que a maioria dos respondentes costuma: manter uma reserva financeira; tem como objetivo a obtenção de ganhos superiores à inflação em seus investimentos e preferência por baixo nível de risco. Foi evidenciado, prioritariamente, o perfil conservador e moderado. Os achados deste estudo podem contribuir para novos enfoques e discussões, voltadas à educação financeira pessoal, tão necessária em épocas de crises econômicas.
id UFRGS-2_1be973429d9593e05cfd504ca75ae7f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273754
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Luana da CostaSouza, Ângela Rozane Leal de2024-03-19T05:03:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/273754001198640As discussões sobre temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos estão cada vez mais presentes em todo o país. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o perfil das decisões financeiras adotadas pelos docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário, aplicado a uma amostra de 54 respondentes sobre população de 179 docentes, levando-se em consideração o erro amostral de 5% e um nível de confiança e de heterogeneidade de 95%. A amostra foi composta por 53,7% docentes do sexo masculino e 46,3% feminino, grande parte com: idade média entre 41 e 50 anos; doutorado; renda bruta mensal de 7 a 10 salários mínimos; renda bruta mensal familiar de mais de 18 salários mínimos e média de 1 a 2 dependentes financeiros. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes pesquisados investem, principalmente: em fundos de renda fixa, títulos públicos, fundos DI e fundos de crédito privado. Identificou-se que a maioria dos respondentes costuma: manter uma reserva financeira; tem como objetivo a obtenção de ganhos superiores à inflação em seus investimentos e preferência por baixo nível de risco. Foi evidenciado, prioritariamente, o perfil conservador e moderado. Os achados deste estudo podem contribuir para novos enfoques e discussões, voltadas à educação financeira pessoal, tão necessária em épocas de crises econômicas.The discussions about themes like financial planning, finance management and investments are more often presenting in the country. So, this study has as an objective to analyze the profile of the financial decisions adopted by the professors of the Economics School and Administration School of Federal University of Rio Grande do Sul. Therefore, was made a quantitative research, descriptive made by a survey. The collect instrument was a questionnaire, applied to a sample of 54 responders about a population of 179 teachers, taking into account a sample error of 5% in the trust level and heterogeneity of 95%. The sample was made by 53,7% of male, and 46,3% of female, big part with age of 41 and 50 years old; PhD degree; monthly income of 7 to 10 minimum wage; monthly income by family more than 18 minimum wage and average of 1 to 2 dependents. The results showed that the most part of professors analyzed invest mostly in: fixed income fund, public titles, titles investments funds and private credit fund. It was identified that most part of the responders usually keeps a financial reserve; have as an objective the gain higher than the inflation in their investments and preference for low risk. It was evidenced the profile conservative and moderate. The results of the study can be useful for news discussions facing the financial education, necessary in economic crisis times.application/pdfporContabilidadeFinanças pessoaisProfessoresProfessorsFinanceInvestmentPersonal finance educationFinanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do SulPersonal finance : profile of financial decisions of professors of the Federal University of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/1Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198640.pdf.txt001198640.pdf.txtExtracted Texttext/plain60699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/2/001198640.pdf.txtcb7a8fec1e14af5df167e57e7dee9e0bMD52ORIGINAL001198640.pdfTexto completoapplication/pdf445611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/1/001198640.pdfe09c589836c6f7d946063d12f71afe14MD5110183/2737542024-03-20 04:48:12.452334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:48:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Personal finance : profile of financial decisions of professors of the Federal University of Rio Grande do Sul
title Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marques, Luana da Costa
Contabilidade
Finanças pessoais
Professores
Professors
Finance
Investment
Personal finance education
title_short Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Marques, Luana da Costa
author_facet Marques, Luana da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luana da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
contributor_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Finanças pessoais
Professores
topic Contabilidade
Finanças pessoais
Professores
Professors
Finance
Investment
Personal finance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Professors
Finance
Investment
Personal finance education
description As discussões sobre temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos estão cada vez mais presentes em todo o país. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o perfil das decisões financeiras adotadas pelos docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário, aplicado a uma amostra de 54 respondentes sobre população de 179 docentes, levando-se em consideração o erro amostral de 5% e um nível de confiança e de heterogeneidade de 95%. A amostra foi composta por 53,7% docentes do sexo masculino e 46,3% feminino, grande parte com: idade média entre 41 e 50 anos; doutorado; renda bruta mensal de 7 a 10 salários mínimos; renda bruta mensal familiar de mais de 18 salários mínimos e média de 1 a 2 dependentes financeiros. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes pesquisados investem, principalmente: em fundos de renda fixa, títulos públicos, fundos DI e fundos de crédito privado. Identificou-se que a maioria dos respondentes costuma: manter uma reserva financeira; tem como objetivo a obtenção de ganhos superiores à inflação em seus investimentos e preferência por baixo nível de risco. Foi evidenciado, prioritariamente, o perfil conservador e moderado. Os achados deste estudo podem contribuir para novos enfoques e discussões, voltadas à educação financeira pessoal, tão necessária em épocas de crises econômicas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-19T05:03:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273754
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198640
url http://hdl.handle.net/10183/273754
identifier_str_mv 001198640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/2/001198640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/1/001198640.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb7a8fec1e14af5df167e57e7dee9e0b
e09c589836c6f7d946063d12f71afe14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224679146389504