Finanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273754 |
Resumo: | As discussões sobre temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos estão cada vez mais presentes em todo o país. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o perfil das decisões financeiras adotadas pelos docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário, aplicado a uma amostra de 54 respondentes sobre população de 179 docentes, levando-se em consideração o erro amostral de 5% e um nível de confiança e de heterogeneidade de 95%. A amostra foi composta por 53,7% docentes do sexo masculino e 46,3% feminino, grande parte com: idade média entre 41 e 50 anos; doutorado; renda bruta mensal de 7 a 10 salários mínimos; renda bruta mensal familiar de mais de 18 salários mínimos e média de 1 a 2 dependentes financeiros. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes pesquisados investem, principalmente: em fundos de renda fixa, títulos públicos, fundos DI e fundos de crédito privado. Identificou-se que a maioria dos respondentes costuma: manter uma reserva financeira; tem como objetivo a obtenção de ganhos superiores à inflação em seus investimentos e preferência por baixo nível de risco. Foi evidenciado, prioritariamente, o perfil conservador e moderado. Os achados deste estudo podem contribuir para novos enfoques e discussões, voltadas à educação financeira pessoal, tão necessária em épocas de crises econômicas. |
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Marques, Luana da CostaSouza, Ângela Rozane Leal de2024-03-19T05:03:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/273754001198640As discussões sobre temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos estão cada vez mais presentes em todo o país. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o perfil das decisões financeiras adotadas pelos docentes da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário, aplicado a uma amostra de 54 respondentes sobre população de 179 docentes, levando-se em consideração o erro amostral de 5% e um nível de confiança e de heterogeneidade de 95%. A amostra foi composta por 53,7% docentes do sexo masculino e 46,3% feminino, grande parte com: idade média entre 41 e 50 anos; doutorado; renda bruta mensal de 7 a 10 salários mínimos; renda bruta mensal familiar de mais de 18 salários mínimos e média de 1 a 2 dependentes financeiros. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes pesquisados investem, principalmente: em fundos de renda fixa, títulos públicos, fundos DI e fundos de crédito privado. Identificou-se que a maioria dos respondentes costuma: manter uma reserva financeira; tem como objetivo a obtenção de ganhos superiores à inflação em seus investimentos e preferência por baixo nível de risco. Foi evidenciado, prioritariamente, o perfil conservador e moderado. Os achados deste estudo podem contribuir para novos enfoques e discussões, voltadas à educação financeira pessoal, tão necessária em épocas de crises econômicas.The discussions about themes like financial planning, finance management and investments are more often presenting in the country. So, this study has as an objective to analyze the profile of the financial decisions adopted by the professors of the Economics School and Administration School of Federal University of Rio Grande do Sul. Therefore, was made a quantitative research, descriptive made by a survey. The collect instrument was a questionnaire, applied to a sample of 54 responders about a population of 179 teachers, taking into account a sample error of 5% in the trust level and heterogeneity of 95%. The sample was made by 53,7% of male, and 46,3% of female, big part with age of 41 and 50 years old; PhD degree; monthly income of 7 to 10 minimum wage; monthly income by family more than 18 minimum wage and average of 1 to 2 dependents. The results showed that the most part of professors analyzed invest mostly in: fixed income fund, public titles, titles investments funds and private credit fund. It was identified that most part of the responders usually keeps a financial reserve; have as an objective the gain higher than the inflation in their investments and preference for low risk. It was evidenced the profile conservative and moderate. The results of the study can be useful for news discussions facing the financial education, necessary in economic crisis times.application/pdfporContabilidadeFinanças pessoaisProfessoresProfessorsFinanceInvestmentPersonal finance educationFinanças pessoais : perfil das decisões financeiras dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do SulPersonal finance : profile of financial decisions of professors of the Federal University of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/1Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198640.pdf.txt001198640.pdf.txtExtracted Texttext/plain60699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/2/001198640.pdf.txtcb7a8fec1e14af5df167e57e7dee9e0bMD52ORIGINAL001198640.pdfTexto completoapplication/pdf445611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273754/1/001198640.pdfe09c589836c6f7d946063d12f71afe14MD5110183/2737542024-03-20 04:48:12.452334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:48:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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