Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alison Nunes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258015
Resumo: O número de motocicletas utilizadas como meio de transporte tem crescido ano após ano, principalmente como uma alternativa menos custosa e mais ágil em termos de deslocamento. O pro-jeto para a suspensão desses veículos requer a análise de diversos fatores, incluindo a finalidade do uso da motocicleta, bem como aspectos estéticos, ergonômicos, de conforto e segurança. Nesse sen-tido, este trabalho propõe um estudo comparativo para verificar os fatores que afetam a vibração sentida pelo piloto com o objetivo de melhorar a dirigibilidade. Para tanto, é proposta a modelagem do sistema de suspensão da motocicleta, com 5 graus de liberdade (GDL) para a dinâmica vertical, 4-GDL para a dinâmica lateral e uma proposta de dois modelos biodinâmicos, um com 8 e outro com 12-GDL. Para uma das variáveis definidas de uma moto, propõe-se o modelamento do compor-tamento dinâmico vibracional utilizando dois métodos de integração, Newmark tradicional e outro quadrático. O outro parâmetro avaliado é o trajeto estabelecido pela ISO 2631-1 (1997), que pode ser alternado entre uma pista irregular com solavancos e uma perfeitamente lisa, além de uma ma-nobra de troca simples de faixa conforme a ISO 3888-2 (2011). Os resultados indicam que o acrés-cimo de novos GDL no piloto ou o método quadrático não fazem diferença significativa nos resul-tados de acelerações desenvolvidas, porém permite fazer com a mesma acuracidade, análises com intervalos de tempo maiores tornando a análise mais rápida. No caso das irregularidades, as con-siderações de pista lisa e irregular apresentaram grandes variações de acelerações para o piloto.
id UFRGS-2_1c30a8a12dc6434c2950a205ad87751f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258015
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Alison Nunes deGomes, Herbert MartinsColpo, Leonardo Roso2023-05-13T03:26:36Z2023http://hdl.handle.net/10183/258015001168419O número de motocicletas utilizadas como meio de transporte tem crescido ano após ano, principalmente como uma alternativa menos custosa e mais ágil em termos de deslocamento. O pro-jeto para a suspensão desses veículos requer a análise de diversos fatores, incluindo a finalidade do uso da motocicleta, bem como aspectos estéticos, ergonômicos, de conforto e segurança. Nesse sen-tido, este trabalho propõe um estudo comparativo para verificar os fatores que afetam a vibração sentida pelo piloto com o objetivo de melhorar a dirigibilidade. Para tanto, é proposta a modelagem do sistema de suspensão da motocicleta, com 5 graus de liberdade (GDL) para a dinâmica vertical, 4-GDL para a dinâmica lateral e uma proposta de dois modelos biodinâmicos, um com 8 e outro com 12-GDL. Para uma das variáveis definidas de uma moto, propõe-se o modelamento do compor-tamento dinâmico vibracional utilizando dois métodos de integração, Newmark tradicional e outro quadrático. O outro parâmetro avaliado é o trajeto estabelecido pela ISO 2631-1 (1997), que pode ser alternado entre uma pista irregular com solavancos e uma perfeitamente lisa, além de uma ma-nobra de troca simples de faixa conforme a ISO 3888-2 (2011). Os resultados indicam que o acrés-cimo de novos GDL no piloto ou o método quadrático não fazem diferença significativa nos resul-tados de acelerações desenvolvidas, porém permite fazer com a mesma acuracidade, análises com intervalos de tempo maiores tornando a análise mais rápida. No caso das irregularidades, as con-siderações de pista lisa e irregular apresentaram grandes variações de acelerações para o piloto.The number of motorcycles used as a means of transportation has grown year after year, mainly as a less expensive and more agile alternative in terms of travel. The design for the suspension of these vehicles requires the analysis of several factors, including the purpose of using the motor-cycle, as well as aesthetic, ergonomic, comfort, and safety aspects. In this sense, this work proposes a comparative study to verify the factors that affect the vibration felt by the pilot with the objective of improving drivability. For this, it is proposed to model the motorcycle suspension system, with 5 degrees of freedom (DOF) for the vertical dynamics, 4-DOF for the lateral dynamics and a proposal of two biodynamic models, one with 8 and another with 12-DOF. For one of the defined variables of a motorcycle, it is proposed to model the vibrational dynamic behavior using two integration meth-ods, traditional and quadratic Newmark. The other parameter evaluated is the track established by ISO 2631-1 (1997), which can be alternated between an uneven track with irregularities and a per-fectly smooth one, in addition to a simple lane change maneuver according to ISO 3888-2 (2011). The results indicate that the addition of new DOFs in the pilot or the quadratic method makes no significant difference in the results of developed accelerations, but allows to make with the same accuracy, analyses with larger time intervals making the analysis faster. In the case of irregularities, the smooth and uneven track considerations presented large variations in accelerations for the pilot.application/pdfporMotocicletasVibraçãoBiomecânicaMotorcycle dynamicsQuadratic Newmark methodBiodynamic modelLateral dynamicsComfort and vehicle safetyModelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168419.pdf.txt001168419.pdf.txtExtracted Texttext/plain69543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258015/2/001168419.pdf.txt389d45a4769867dc95422341059b0e77MD52ORIGINAL001168419.pdfTexto completoapplication/pdf2475051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258015/1/001168419.pdf86344c79ac256a9d9531df76ce09803bMD5110183/2580152023-05-14 03:23:55.160638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258015Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:23:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
title Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
spellingShingle Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
Lima, Alison Nunes de
Motocicletas
Vibração
Biomecânica
Motorcycle dynamics
Quadratic Newmark method
Biodynamic model
Lateral dynamics
Comfort and vehicle safety
title_short Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
title_full Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
title_fullStr Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
title_full_unstemmed Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
title_sort Modelamento de uma motocicleta com piloto biodinâmico de 8 gdl e algoritmo quadrático de integração no tempo
author Lima, Alison Nunes de
author_facet Lima, Alison Nunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alison Nunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Herbert Martins
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Colpo, Leonardo Roso
contributor_str_mv Gomes, Herbert Martins
Colpo, Leonardo Roso
dc.subject.por.fl_str_mv Motocicletas
Vibração
Biomecânica
topic Motocicletas
Vibração
Biomecânica
Motorcycle dynamics
Quadratic Newmark method
Biodynamic model
Lateral dynamics
Comfort and vehicle safety
dc.subject.eng.fl_str_mv Motorcycle dynamics
Quadratic Newmark method
Biodynamic model
Lateral dynamics
Comfort and vehicle safety
description O número de motocicletas utilizadas como meio de transporte tem crescido ano após ano, principalmente como uma alternativa menos custosa e mais ágil em termos de deslocamento. O pro-jeto para a suspensão desses veículos requer a análise de diversos fatores, incluindo a finalidade do uso da motocicleta, bem como aspectos estéticos, ergonômicos, de conforto e segurança. Nesse sen-tido, este trabalho propõe um estudo comparativo para verificar os fatores que afetam a vibração sentida pelo piloto com o objetivo de melhorar a dirigibilidade. Para tanto, é proposta a modelagem do sistema de suspensão da motocicleta, com 5 graus de liberdade (GDL) para a dinâmica vertical, 4-GDL para a dinâmica lateral e uma proposta de dois modelos biodinâmicos, um com 8 e outro com 12-GDL. Para uma das variáveis definidas de uma moto, propõe-se o modelamento do compor-tamento dinâmico vibracional utilizando dois métodos de integração, Newmark tradicional e outro quadrático. O outro parâmetro avaliado é o trajeto estabelecido pela ISO 2631-1 (1997), que pode ser alternado entre uma pista irregular com solavancos e uma perfeitamente lisa, além de uma ma-nobra de troca simples de faixa conforme a ISO 3888-2 (2011). Os resultados indicam que o acrés-cimo de novos GDL no piloto ou o método quadrático não fazem diferença significativa nos resul-tados de acelerações desenvolvidas, porém permite fazer com a mesma acuracidade, análises com intervalos de tempo maiores tornando a análise mais rápida. No caso das irregularidades, as con-siderações de pista lisa e irregular apresentaram grandes variações de acelerações para o piloto.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-13T03:26:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258015
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168419
url http://hdl.handle.net/10183/258015
identifier_str_mv 001168419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258015/2/001168419.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258015/1/001168419.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 389d45a4769867dc95422341059b0e77
86344c79ac256a9d9531df76ce09803b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659072450560