Otimização multiobjetivo dos parâmetros da suspensão de uma motocicleta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasi, Vitor Felippi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206379
Resumo: O uso de motocicletas como meio de transporte vem aumentando ano após ano. O projeto de suspensão deste tipo de veículo, em sua concepção, passa pela análise do tipo de utilização que se fará da motocicleta além de aspectos estéticos, ergonômicos, de conforto e de segurança. Neste sentido, a vibração é a principal variável influente para o conforto, originada da via e nas manobras de aceleração, desaceleração e vibração do motor. Este trabalho propõe o estudo multiobjetivo sobre redução de vibração no piloto e também melhora da dirigibilidade por meio da análise do Koch Index. A modelagem do sistema de suspensão da motocicleta proposto nesse trabalho inclui 5-GDL (graus de liberdade) para dinâmica vertical, 4-GDL para dinâmica lateral e 12-GDL no modelo biodinâmico. Seis parâmetros de rigidez, amortecimento e posição do centro de gravidade são selecionados como variáveis de projeto, além de três funções objetivo, a fim de verificar o comportamento das fronteiras de Pareto geradas pelos algoritmos de otimização. A motocicleta foi submetida a uma manobra de troca simples de faixa e a uma pista com rugosidade classe B (ISO 8606, 1995). Os resultados mostram que os novos parâmetros obtidos através da otimização geraram uma melhora grande na dirigibilidade da motocicleta, associado a uma redução na vibração sentida pelo piloto. O algoritmo utilizado no estudo em questão concorda com estudos anteriores, mostrando-se adequado.
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