Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello, Fabiana de Amorim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seibert, Lisli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159705
Resumo: Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema – ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” – e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.
id UFRGS-2_1c3cdab34795adf338f3f265bfa6bb12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159705
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcello, Fabiana de AmorimSeibert, Lisli2017-06-20T02:31:15Z20171676-2592http://hdl.handle.net/10183/159705001020648Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema – ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” – e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.In this text, our goal is to ponder over certain points of contact between literature and cinema – or, more precisely, how a way of being of literature can condition a way of being of cinema. In this regard, we point to the possibilities that the literary (sub)genre “bildungsroman” (novel of formation) implies in terms of methodological possibilities of research for the field of cinema and education. Thus, it is of our interest showing how, when electing as central a subject that is (trans)formed through a unique narrative of images, in which form and content are inseparable, some materials suggest elements for the composition of a category that we call “bildungscinema” (films of formation) – and that opens possibilities for analyses focused on a concept that is central to the field of education, that is, the concept of formation.En este texto, nuestro objetivo es pensar algunos nexos entre literatura y cine – o, más específicamente, como un modo de ser de la literatura puede dar pistas sobre un modo de ser del cine. Enese sentido, apuntamoslasposibilidades que el (sub) género literario “romance de formación” insinúaen términos de posibilidades metodológicas de investigaciónenel campo del cine y de laeducación. Así, nos interesa mostrar cómo al elegir como central unsujeto que se (trans)forma por medio de una narrativa singular de laimagen, enlacual forma y contenido se hacenindisociables, algunosmateriales nos sugieren elementos para lacomposición de una categoría que denominamos “películas de formación” – y que, coneso, se abrencaminos de análisisen torno un concepto que para nosotros, eneducación, es bastante próximo, como es, elpropio de formación.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 19, n.2. esp. (abr./jun. 2017), p. 360-383CinemaLiteraturaBildungsromanResearch methodologyCineRomance de formaciónMetodologías de investigaciónEscolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?Methodological choices in researches on cinema and education : is there such a thing as “bildungscinema”?Decisiones metodológicas en investigaciones sobre cine y educación : ¿es posible hablar de “cine de formación”?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020648.pdf001020648.pdfTexto completoapplication/pdf1309188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159705/1/001020648.pdf23a1c91385aa26486bdbd79aa1155400MD51TEXT001020648.pdf.txt001020648.pdf.txtExtracted Texttext/plain70706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159705/2/001020648.pdf.txtb144b804766d6bd663bd0e111be1a73bMD5210183/1597052017-06-21 02:51:22.254637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:51:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methodological choices in researches on cinema and education : is there such a thing as “bildungscinema”?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Decisiones metodológicas en investigaciones sobre cine y educación : ¿es posible hablar de “cine de formación”?
title Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
spellingShingle Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
Marcello, Fabiana de Amorim
Cinema
Literatura
Bildungsroman
Research methodology
Cine
Romance de formación
Metodologías de investigación
title_short Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
title_full Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
title_fullStr Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
title_full_unstemmed Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
title_sort Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?
author Marcello, Fabiana de Amorim
author_facet Marcello, Fabiana de Amorim
Seibert, Lisli
author_role author
author2 Seibert, Lisli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
Seibert, Lisli
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Literatura
topic Cinema
Literatura
Bildungsroman
Research methodology
Cine
Romance de formación
Metodologías de investigación
dc.subject.eng.fl_str_mv Bildungsroman
Research methodology
dc.subject.spa.fl_str_mv Cine
Romance de formación
Metodologías de investigación
description Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema – ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” – e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:31:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159705
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020648
identifier_str_mv 1676-2592
001020648
url http://hdl.handle.net/10183/159705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 19, n.2. esp. (abr./jun. 2017), p. 360-383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159705/1/001020648.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159705/2/001020648.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23a1c91385aa26486bdbd79aa1155400
b144b804766d6bd663bd0e111be1a73b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447633644224512