Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134182 |
Resumo: | Este trabalho investiga a possibilidade de se incentivar o pensamento matemático de alunos de uma sala de aula regular com atividades diferenciadas. Tais atividades foram realizadas com base em uma sequência didática aplicada com alunos com Altas Habilidades de um projeto de extensão da UFRGS. Para a elaboração e aplicação da prática, são utilizadas as ideias de POLYA (1995), SKOVSMOSE (2000) e também os parâmetros curriculares nacionais. A prática é considerada bem sucedida devido ao entusiasmo demonstrado pelos alunos nas atividades propostas e ao avanço obtido nas justificativas de suas afirmações. |
id |
UFRGS-2_1c504938e0ef95316023ed886462ae48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134182 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Erich PicoliDalcin, Andréia2016-03-25T02:05:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/134182000986750Este trabalho investiga a possibilidade de se incentivar o pensamento matemático de alunos de uma sala de aula regular com atividades diferenciadas. Tais atividades foram realizadas com base em uma sequência didática aplicada com alunos com Altas Habilidades de um projeto de extensão da UFRGS. Para a elaboração e aplicação da prática, são utilizadas as ideias de POLYA (1995), SKOVSMOSE (2000) e também os parâmetros curriculares nacionais. A prática é considerada bem sucedida devido ao entusiasmo demonstrado pelos alunos nas atividades propostas e ao avanço obtido nas justificativas de suas afirmações.This work investigates the possibility to encourage students’ mathematical thinking in a regular classroom with distinguished activities. These activities were developed based on a didactic sequence applied with UFRGS’ extension project for gifted students, POLYA (1995), SKOVSMOSE (2000) and the Brazilian curricular parameters. The practice is considered successful, since students were enthusiastic about the proposal and showed advancement in justifying their statements.application/pdfporEnsino de matemáticaMath educationRegular EducationDidactic sequenceGiftednessAtividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986750.pdf000986750.pdfTexto completoapplication/pdf2075639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/1/000986750.pdf08a4484964b0eed3cf0ce615165da531MD51TEXT000986750.pdf.txt000986750.pdf.txtExtracted Texttext/plain68543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/2/000986750.pdf.txt890df193449f7c45bdc45e5974782386MD52THUMBNAIL000986750.pdf.jpg000986750.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/3/000986750.pdf.jpg03034ec6ae88c45b63fb9c5c5f5afebbMD5310183/1341822022-02-22 05:13:28.877405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134182Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:13:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
title |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
spellingShingle |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular Ramos, Erich Picoli Ensino de matemática Math education Regular Education Didactic sequence Giftedness |
title_short |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
title_full |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
title_fullStr |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
title_full_unstemmed |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
title_sort |
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular |
author |
Ramos, Erich Picoli |
author_facet |
Ramos, Erich Picoli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Erich Picoli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática |
topic |
Ensino de matemática Math education Regular Education Didactic sequence Giftedness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math education Regular Education Didactic sequence Giftedness |
description |
Este trabalho investiga a possibilidade de se incentivar o pensamento matemático de alunos de uma sala de aula regular com atividades diferenciadas. Tais atividades foram realizadas com base em uma sequência didática aplicada com alunos com Altas Habilidades de um projeto de extensão da UFRGS. Para a elaboração e aplicação da prática, são utilizadas as ideias de POLYA (1995), SKOVSMOSE (2000) e também os parâmetros curriculares nacionais. A prática é considerada bem sucedida devido ao entusiasmo demonstrado pelos alunos nas atividades propostas e ao avanço obtido nas justificativas de suas afirmações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-25T02:05:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986750 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134182 |
identifier_str_mv |
000986750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/1/000986750.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/2/000986750.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134182/3/000986750.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08a4484964b0eed3cf0ce615165da531 890df193449f7c45bdc45e5974782386 03034ec6ae88c45b63fb9c5c5f5afebb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165295656960 |