A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50336 |
Resumo: | O desempenho cognitivo e académico de alunos com altas capacidades nem sempre é entendido em termos dos processos cognoscitivos envolvidos na sua aprendizagem. Na ausência dessa análise, psicólogos e professores estão limitados na real avaliação das competências destes alunos e na implementação de práticas de ensino que atendam às suas especificidades e necessidades. Partindo desta realidade, procura-se averiguar como um grupo de alunos de Portugal e de Espanha, com idades entre os 9 e os 12 anos, resolvem problemas. A amostra foi constituída para efeitos comparativos por alunos com elevado potencial intelectual e por alunos regulares. Os dados obtidos mostram um superior desempenho por parte dos alunos com alta capacidade, mesmo controlando o efeito de outras variáveis. |
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A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidadeSolving math problems by regular and high-ability studentsSobredotaçãoMatemáticaResolução de problemasRaciocínio matemáticoGiftednessMathematicsProblem-solvingMath reasoningCiências Sociais::PsicologiaO desempenho cognitivo e académico de alunos com altas capacidades nem sempre é entendido em termos dos processos cognoscitivos envolvidos na sua aprendizagem. Na ausência dessa análise, psicólogos e professores estão limitados na real avaliação das competências destes alunos e na implementação de práticas de ensino que atendam às suas especificidades e necessidades. Partindo desta realidade, procura-se averiguar como um grupo de alunos de Portugal e de Espanha, com idades entre os 9 e os 12 anos, resolvem problemas. A amostra foi constituída para efeitos comparativos por alunos com elevado potencial intelectual e por alunos regulares. Os dados obtidos mostram um superior desempenho por parte dos alunos com alta capacidade, mesmo controlando o efeito de outras variáveis.The cognitive and academic performance of high ability students is not always understood in terms of the cognitive processes involved in their learning. In the absence of this analysis, psychologists and teachers are limited in the real evaluation of the competences of these students and in the implementation of teaching practices that meet their specificities and needs. Starting from this reality, we try to find out how a group of students from Portugal and Spain, between the ages of 9 and 12, solve math problems. The sample was composed for comparison purposes by students with high intellectual potential and by regular students. The data obtained show a superior performance on the part of the students with high capacity, even controlling the effect of other variables.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoGarcía Perales, RamonViseu, FlorianoRocha, AlbertoAlmeida, Ana IsabelAlmeida, Leandro S.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50336por2386-741810.17979/reipe.2017.0.01.2999info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:57.116574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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