Modelo preditivo de efetivação de matrículas com utilização da técnica de Regressão Logística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149712 |
Resumo: | As universidades federais estão em um processo contínuo de desenvolvimento e busca de técnicas, a fim de otimizar os recursos utilizados e disponibilizados, garantindo, dessa forma, a prosperidade acadêmica e financeira. Os excessivos gastos de recursos por tais instituições, no intuito da oferta de vagas (matrículas) para seus alunos, todavia, são pouco aproveitados, gerando por consequência o seu uso desnecessário, bem como a criação de custos. Com isso, a utilização de modelos de gerenciamento de matrículas tem se tornado uma ferramenta importante para as instituições de educação superior (IES). Aplicação deste estudo piloto, utilizando a técnica de regressão logística tem o intuito de melhorar o sistema de matrículas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para construção do modelo preditivo (efetivação) de matrículas da UFRGS, se escolheu a disciplina de MAT01354 - Cálculo e Geometria Analítica II como piloto. Essa disciplina foi escolhida devido a sua dimensão, por ser ofertada a diversos cursos e também por possuir pré-requisitos (disciplina de Cálculo I) e diversos perfis de alunos. Foi utilizado uma base de dados fornecida pela instituição, na qual se aplicou a modelagem estatística, construindo um modelo preditivo através da técnica de Regressão Logística. O modelo construído obteve índices satisfatórios de predição para o teste KS, curva ROC, e % de acerto total, sendo assertivo para a classificação da efetivação da matrícula. Dessa forma o uso do modelo preditivo para a disciplina de Cálculo e Geometria Analítica II se mostrou eficiente na predição de matrículas, o que contribui para uma melhor gestão dos recursos da universidade. |
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Pinheiro, Leonardo de MirandaSelau, Lisiane Priscila Roldão2016-11-18T02:15:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/149712000951740As universidades federais estão em um processo contínuo de desenvolvimento e busca de técnicas, a fim de otimizar os recursos utilizados e disponibilizados, garantindo, dessa forma, a prosperidade acadêmica e financeira. Os excessivos gastos de recursos por tais instituições, no intuito da oferta de vagas (matrículas) para seus alunos, todavia, são pouco aproveitados, gerando por consequência o seu uso desnecessário, bem como a criação de custos. Com isso, a utilização de modelos de gerenciamento de matrículas tem se tornado uma ferramenta importante para as instituições de educação superior (IES). Aplicação deste estudo piloto, utilizando a técnica de regressão logística tem o intuito de melhorar o sistema de matrículas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para construção do modelo preditivo (efetivação) de matrículas da UFRGS, se escolheu a disciplina de MAT01354 - Cálculo e Geometria Analítica II como piloto. Essa disciplina foi escolhida devido a sua dimensão, por ser ofertada a diversos cursos e também por possuir pré-requisitos (disciplina de Cálculo I) e diversos perfis de alunos. Foi utilizado uma base de dados fornecida pela instituição, na qual se aplicou a modelagem estatística, construindo um modelo preditivo através da técnica de Regressão Logística. O modelo construído obteve índices satisfatórios de predição para o teste KS, curva ROC, e % de acerto total, sendo assertivo para a classificação da efetivação da matrícula. Dessa forma o uso do modelo preditivo para a disciplina de Cálculo e Geometria Analítica II se mostrou eficiente na predição de matrículas, o que contribui para uma melhor gestão dos recursos da universidade.The federal universities are in a continuous process of development and search of techniques, in order of optimize the available resources- thereby ensuring, the academic and financial prosperity. The overspending resources by these institutions, with the purpose of offering vacancies (enrollment) for its students, however, are barely taken, making as a consequence, its unnecessary use, as excecive costs. Thus, the use of enrollment management models, have become a crucial tool for higher education institutions (HEIs). Application of this test study using logistic regression model in order to improve the enrollment system of the Federal University of Rio Grande do Sul. For the building of the predictive modelling (effecttuation) of enrollments of UFRGS, the discipline MAT01354- Calculus and analytic geometry II- was chosen as a test; this choice was made due its highly embracing scope, as its offered in many formations, has high requirements (such as ‘Calculus I’) and gathers a variety student profiles. It was used an database provided by the institution, in wich it was applied the statistical modeling, making a predictive model through the logistical regression technique. The model has obtained satisfactory levels of prediction for KS test, ROC curve and % accuracy, being assertive for the classification effectuation of the enrollment. DISCUSSION: The use of the model for the discipline Calculus and Analytic Geometry II, has shown to be effective at the prediction of enrollments , which enable a better management of resources at UFRGS. Therefore the use of the model for the discipline Calculus and Analytic Geometry II, has shown to be effective at the prediction of enrollments , which contributes to a better management of resources at UFRGS.application/pdfporPlanejamento estratégicoMatrícula : Universidade Federal do Rio Grande do SulEnrollment managementStrategic planningLogistic modelModelo preditivo de efetivação de matrículas com utilização da técnica de Regressão Logísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2014Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951740.pdf000951740.pdfTexto completoapplication/pdf864150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149712/1/000951740.pdfbdcf0f8247c3ecf2c46832c56b02e6daMD51TEXT000951740.pdf.txt000951740.pdf.txtExtracted Texttext/plain51306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149712/2/000951740.pdf.txt3039a813448b158c27be76ab699357daMD52THUMBNAIL000951740.pdf.jpg000951740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149712/3/000951740.pdf.jpg69c3ab23ba1639466bd61ae0b11a38dcMD5310183/1497122018-10-29 09:22:22.014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:22:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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