Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer Jr., Victor
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lopes, Maria Cecília Barbosa, Zablonsky, Marcos José, Murphy, J. Patrick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/460
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado por ambas universidades, torna a atração e a retenção de alunos um desafio a ser vencido com estratégias apropriadas. O trabalho caracteriza -se como um estudo comparativo de natureza exploratória e descritiva. A análise focalizou o planejamento estratégico, o marketing educacional e a gestão de matrícula - os três principais elementos do modelo adotado pela DePaul University e os resultados indicam que a gestão de matrículas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é praticada d e forma incipiente, mesclando atividades profissionais e amadoras. Na prática a adoção de um sistema integrado de matrículas irá proporcionar base para melhores decisões quanto ao mercado, em especial quanto à concorrência, demanda e perfil do aluno desejado, além de estratégicas mais adequadas para a retenção de alunos. As conclusões ressaltam que a gestão de matrículas requer uma gestão profissional integrada se constituindo em estratégia relevante para a sobrevivência institucional.
id UNISUL-1_d7d802d2f7f999df7b0330e8e6ab0077
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/460
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadasEnrollment management as competitive strategy in private community universitiesGestão de matrículasEstratégiaUniversidades comunitáriasEnrollment managementStrategyPrivate universitiesEste trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado por ambas universidades, torna a atração e a retenção de alunos um desafio a ser vencido com estratégias apropriadas. O trabalho caracteriza -se como um estudo comparativo de natureza exploratória e descritiva. A análise focalizou o planejamento estratégico, o marketing educacional e a gestão de matrícula - os três principais elementos do modelo adotado pela DePaul University e os resultados indicam que a gestão de matrículas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é praticada d e forma incipiente, mesclando atividades profissionais e amadoras. Na prática a adoção de um sistema integrado de matrículas irá proporcionar base para melhores decisões quanto ao mercado, em especial quanto à concorrência, demanda e perfil do aluno desejado, além de estratégicas mais adequadas para a retenção de alunos. As conclusões ressaltam que a gestão de matrículas requer uma gestão profissional integrada se constituindo em estratégia relevante para a sobrevivência institucional.The purpose of this study is to analyze managerial practices of the Pontifical Catholic University of Paraná—PUCPR (Curitiba, Brazil)—to attract and retain students. The highly-successful model of enrollment management implemented by DePaul University (Chicago, USA) serves as reference and benchmark for comparison purposes. The highly -competitive environment experienced by both institutions provides the setting for the challenge to attract and retain students through effective managerial strategies. The study is comparative and descriptive in nature. The analysis focuses on strategic planning, educational marketing, and enrollment management —key elements of the model used by DePaul University. The results indicate that enrollment management practices in place at PUPR are characterized by the combination of professional and amateur, or unprofessional approaches. Results further indicate that adopting an integrated system would improve decision making especially vis -à-vis the competition, demand, and profile of targeted students; it would also increase student retention rates. The result s show the need for enrollment management techniques to survive and flourish in the highly competitive market of studentrecruitment and retention.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/46010.19177/reen.v3e12010123-143Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 1 (2010); 123-1431984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/460/515Meyer Jr., VictorLopes, Maria Cecília BarbosaZablonsky, Marcos JoséMurphy, J. Patrickinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:44:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/460Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.791367Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
Enrollment management as competitive strategy in private community universities
title Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
spellingShingle Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
Meyer Jr., Victor
Gestão de matrículas
Estratégia
Universidades comunitárias
Enrollment management
Strategy
Private universities
title_short Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
title_full Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
title_fullStr Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
title_full_unstemmed Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
title_sort Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas
author Meyer Jr., Victor
author_facet Meyer Jr., Victor
Lopes, Maria Cecília Barbosa
Zablonsky, Marcos José
Murphy, J. Patrick
author_role author
author2 Lopes, Maria Cecília Barbosa
Zablonsky, Marcos José
Murphy, J. Patrick
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer Jr., Victor
Lopes, Maria Cecília Barbosa
Zablonsky, Marcos José
Murphy, J. Patrick
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de matrículas
Estratégia
Universidades comunitárias
Enrollment management
Strategy
Private universities
topic Gestão de matrículas
Estratégia
Universidades comunitárias
Enrollment management
Strategy
Private universities
description Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado por ambas universidades, torna a atração e a retenção de alunos um desafio a ser vencido com estratégias apropriadas. O trabalho caracteriza -se como um estudo comparativo de natureza exploratória e descritiva. A análise focalizou o planejamento estratégico, o marketing educacional e a gestão de matrícula - os três principais elementos do modelo adotado pela DePaul University e os resultados indicam que a gestão de matrículas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é praticada d e forma incipiente, mesclando atividades profissionais e amadoras. Na prática a adoção de um sistema integrado de matrículas irá proporcionar base para melhores decisões quanto ao mercado, em especial quanto à concorrência, demanda e perfil do aluno desejado, além de estratégicas mais adequadas para a retenção de alunos. As conclusões ressaltam que a gestão de matrículas requer uma gestão profissional integrada se constituindo em estratégia relevante para a sobrevivência institucional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/460
10.19177/reen.v3e12010123-143
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/460
identifier_str_mv 10.19177/reen.v3e12010123-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/460/515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 1 (2010); 123-143
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656992780288