Topografias de uma narrativa extraterrestre em imagens da exploração espacial : Full Moon (1999)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Amanda Patron Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197056
Resumo: A Corrida Espacial foi um movimento de rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética que utilizou, como principal campo de “batalha”, o céu. Buscava-se explorar o espaço sideral como forma de reafirmação do poder bélico terrestre. O uso da tecnologia de forma desenfreada, que já se apresentava desde a Segunda Guerra Mundial, serviu, disfarçadamente, de progresso cultural. Com isso, mesmo com o movimento indicando o céu, as reações se passaram na Terra. Principalmente após a chegada do ser humano na Lua, em 1969. Esse evento desencadeou transformações culturais, tecnológicas, sociais e políticas que influenciaram a produção artística pelas décadas seguintes. Pensando nessas questões, o presente trabalho tem a intenção de observar e analisar de forma crítico-reflexiva o livro de artista Full Moon, com autoria de Michael Light, publicado em 1999. O livro é composto por fotografias de missões espaciais da NASA realizadas na época da Corrida. Questionando a supremacia estadunidense, Light se apropria das imagens e desenvolve seu trabalho com intenção não só artística, mas também como crítica social e política. Em vista disso, esse estudo pretende considerar se aparecem e de que forma esses conteúdos se relacionam artisticamente nesse trabalho.
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