A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204829 |
Resumo: | A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. |
id |
UFRGS-2_1cb3e55b915de9f2cb154625992eceb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204829 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes deLara, Anna Elisa deMoreira, Marco Antonio2020-01-23T04:04:52Z20041806-5104http://hdl.handle.net/10183/204829000518748A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área.From records made from semi-structured interviews on the waves subject and from problem solving in this area an attempt was made, in the framework of Vergnaud's conceptual fields theory and Johnson-Laird's mental models theory, to infer whether students constructed mental models in order to deal with the proposed situations and, in such a case, to identify operational invariants (concepts and theorems-in-action) used in the construction of such models. However, the evidence gathered was not sufficiently convincing to infer these models and invariants and the main reason seems to be the inadequacy of the records which, in turn, resulted from the inadequacy of the situations proposed to the students. These findings are discussed at the end of this paper as a contribution to other studies in this area.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 101-113Modelos mentaisEnsino e aprendizagemProblem solvingMental modelsOperational invariantsConceptual fieldsA resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatóriosProblem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariantsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000518748.pdf.txt000518748.pdf.txtExtracted Texttext/plain44803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/2/000518748.pdf.txtd8960aa3ee2f3f8c20311785cb4b628eMD52ORIGINAL000518748.pdfTexto completoapplication/pdf53429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/1/000518748.pdf366f76d575415545c217adfd5d5dd7aaMD5110183/2048292020-01-24 05:08:18.431567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Problem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariants |
title |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
spellingShingle |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Modelos mentais Ensino e aprendizagem Problem solving Mental models Operational invariants Conceptual fields |
title_short |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_full |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_fullStr |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
title_sort |
A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios |
author |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de |
author_facet |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Lara, Anna Elisa de Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos mentais Ensino e aprendizagem |
topic |
Modelos mentais Ensino e aprendizagem Problem solving Mental models Operational invariants Conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Mental models Operational invariants Conceptual fields |
description |
A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T04:04:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204829 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000518748 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000518748 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 101-113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/2/000518748.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/1/000518748.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8960aa3ee2f3f8c20311785cb4b628e 366f76d575415545c217adfd5d5dd7aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704632819712 |