A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lara, Anna Elisa de, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204829
Resumo: A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área.
id UFRGS-2_1cb3e55b915de9f2cb154625992eceb4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204829
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sousa, Celia Maria Soares Gomes deLara, Anna Elisa deMoreira, Marco Antonio2020-01-23T04:04:52Z20041806-5104http://hdl.handle.net/10183/204829000518748A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área.From records made from semi-structured interviews on the waves subject and from problem solving in this area an attempt was made, in the framework of Vergnaud's conceptual fields theory and Johnson-Laird's mental models theory, to infer whether students constructed mental models in order to deal with the proposed situations and, in such a case, to identify operational invariants (concepts and theorems-in-action) used in the construction of such models. However, the evidence gathered was not sufficiently convincing to infer these models and invariants and the main reason seems to be the inadequacy of the records which, in turn, resulted from the inadequacy of the situations proposed to the students. These findings are discussed at the end of this paper as a contribution to other studies in this area.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 101-113Modelos mentaisEnsino e aprendizagemProblem solvingMental modelsOperational invariantsConceptual fieldsA resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatóriosProblem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariantsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000518748.pdf.txt000518748.pdf.txtExtracted Texttext/plain44803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/2/000518748.pdf.txtd8960aa3ee2f3f8c20311785cb4b628eMD52ORIGINAL000518748.pdfTexto completoapplication/pdf53429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/1/000518748.pdf366f76d575415545c217adfd5d5dd7aaMD5110183/2048292020-01-24 05:08:18.431567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariants
title A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
spellingShingle A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Modelos mentais
Ensino e aprendizagem
Problem solving
Mental models
Operational invariants
Conceptual fields
title_short A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_full A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_fullStr A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_full_unstemmed A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
title_sort A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
author Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
author_facet Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos mentais
Ensino e aprendizagem
topic Modelos mentais
Ensino e aprendizagem
Problem solving
Mental models
Operational invariants
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Mental models
Operational invariants
Conceptual fields
description A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T04:04:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204829
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000518748
identifier_str_mv 1806-5104
000518748
url http://hdl.handle.net/10183/204829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 101-113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/2/000518748.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204829/1/000518748.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8960aa3ee2f3f8c20311785cb4b628e
366f76d575415545c217adfd5d5dd7aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704632819712