Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141216 |
Resumo: | Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências. |
id |
UFRGS-2_364b928ca2604e6d75d6914f50aef172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2016-05-17T02:07:26Z20021518-8795http://hdl.handle.net/10183/141216000375239Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.In this paper we initially discuss some limitations of the mental model theoretical framework for research in science education. Then, after an analysis of Vergnaud´s conceptual fields theory we propose an approach that integrating elements of both theoretical frameworks could provide a better understanding of some cognitive processes involved in the learning of scientific concepts. Finally, we suggest possible implications of this approach for science teaching as well as for research in this area.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53Ensino de ciênciasTeoria dos campos conceituaisMental modelsConceptual fieldsSchemesOperational invariantsConceptual changeAlém da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradoraBeyond the detection of students´ mental models An integrative representational approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000375239.pdf000375239.pdfTexto completoapplication/pdf99991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/1/000375239.pdf5a4ed5e5eb95880677763e78e1570aecMD51TEXT000375239.pdf.txt000375239.pdf.txtExtracted Texttext/plain92172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/2/000375239.pdf.txt01c37ae9512da54726fe8e27b2f72233MD52THUMBNAIL000375239.pdf.jpg000375239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/3/000375239.pdf.jpgb5880f8eb86457def856368a3098d948MD5310183/1412162018-10-25 09:52:43.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Beyond the detection of students´ mental models An integrative representational approach |
title |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
spellingShingle |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora Greca, Ileana María Ensino de ciências Teoria dos campos conceituais Mental models Conceptual fields Schemes Operational invariants Conceptual change |
title_short |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
title_full |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
title_fullStr |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
title_full_unstemmed |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
title_sort |
Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora |
author |
Greca, Ileana María |
author_facet |
Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Teoria dos campos conceituais |
topic |
Ensino de ciências Teoria dos campos conceituais Mental models Conceptual fields Schemes Operational invariants Conceptual change |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mental models Conceptual fields Schemes Operational invariants Conceptual change |
description |
Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-17T02:07:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141216 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000375239 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000375239 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/1/000375239.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/2/000375239.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/3/000375239.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a4ed5e5eb95880677763e78e1570aec 01c37ae9512da54726fe8e27b2f72233 b5880f8eb86457def856368a3098d948 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447613742252032 |