Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana María
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141216
Resumo: Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.
id UFRGS-2_364b928ca2604e6d75d6914f50aef172
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141216
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2016-05-17T02:07:26Z20021518-8795http://hdl.handle.net/10183/141216000375239Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.In this paper we initially discuss some limitations of the mental model theoretical framework for research in science education. Then, after an analysis of Vergnaud´s conceptual fields theory we propose an approach that integrating elements of both theoretical frameworks could provide a better understanding of some cognitive processes involved in the learning of scientific concepts. Finally, we suggest possible implications of this approach for science teaching as well as for research in this area.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53Ensino de ciênciasTeoria dos campos conceituaisMental modelsConceptual fieldsSchemesOperational invariantsConceptual changeAlém da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradoraBeyond the detection of students´ mental models An integrative representational approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000375239.pdf000375239.pdfTexto completoapplication/pdf99991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/1/000375239.pdf5a4ed5e5eb95880677763e78e1570aecMD51TEXT000375239.pdf.txt000375239.pdf.txtExtracted Texttext/plain92172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/2/000375239.pdf.txt01c37ae9512da54726fe8e27b2f72233MD52THUMBNAIL000375239.pdf.jpg000375239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/3/000375239.pdf.jpgb5880f8eb86457def856368a3098d948MD5310183/1412162018-10-25 09:52:43.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Beyond the detection of students´ mental models An integrative representational approach
title Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
spellingShingle Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
Greca, Ileana María
Ensino de ciências
Teoria dos campos conceituais
Mental models
Conceptual fields
Schemes
Operational invariants
Conceptual change
title_short Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
title_full Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
title_fullStr Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
title_full_unstemmed Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
title_sort Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
author Greca, Ileana María
author_facet Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Teoria dos campos conceituais
topic Ensino de ciências
Teoria dos campos conceituais
Mental models
Conceptual fields
Schemes
Operational invariants
Conceptual change
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental models
Conceptual fields
Schemes
Operational invariants
Conceptual change
description Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-17T02:07:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141216
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000375239
identifier_str_mv 1518-8795
000375239
url http://hdl.handle.net/10183/141216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/1/000375239.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/2/000375239.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141216/3/000375239.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a4ed5e5eb95880677763e78e1570aec
01c37ae9512da54726fe8e27b2f72233
b5880f8eb86457def856368a3098d948
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447613742252032