A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259386 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva. |
id |
UFRGS-2_1cb4a4fe2405afff77a5bb2340ea092e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matos, Bruna OliveiraRosa, Maurício2023-06-24T03:37:19Z2023http://hdl.handle.net/10183/259386001171374Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva.This research aims to understand the exclusion/inclusion of students with autism in mathematics classes by teachers through semi-structured interviews that occurred online with participating educators. We investigated from each teacher's perspective what an inclusive class is according to their viewpoints, to the challenges they encounter in planning it. Along this path, we encountered issues involving the curricula of colleges and universities that do not provide sufficient support for future teachers to feel comfortable in an inclusive classroom. Covering topics such as macro/micro inclusion/exclusion, autism, and mathematical education, we arrived at what we believe to be a perspective of inclusive classes that can provide an environment for all. Universal Design for Learning (UDL), based on the idea of classes that are directed towards all students, valuing their differences without highlighting their limitations. Through a qualitative methodology, we were able to analyze the voices of the interviewed educators, giving voice to the experiences, anxieties, successes, and failures encountered when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this research, we encountered something that can be an ally in working with autistic individuals: hyperfocus, opening up space for research in the field of inclusive education.application/pdfporEducação MatemáticaAutismoEducação inclusivaMathematics educationExclusionInclusionAutismA compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171374.pdf.txt001171374.pdf.txtExtracted Texttext/plain128571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/2/001171374.pdf.txte04042be79021143aacf1e94fe6bd751MD52ORIGINAL001171374.pdfTexto completoapplication/pdf642001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/1/001171374.pdfbdcffa79af741a01ed89cfcacb5e9d23MD5110183/2593862023-06-25 03:43:20.525844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
title |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
spellingShingle |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es Matos, Bruna Oliveira Educação Matemática Autismo Educação inclusiva Mathematics education Exclusion Inclusion Autism |
title_short |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
title_full |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
title_fullStr |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
title_full_unstemmed |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
title_sort |
A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es |
author |
Matos, Bruna Oliveira |
author_facet |
Matos, Bruna Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Bruna Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Maurício |
contributor_str_mv |
Rosa, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Autismo Educação inclusiva |
topic |
Educação Matemática Autismo Educação inclusiva Mathematics education Exclusion Inclusion Autism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Exclusion Inclusion Autism |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-24T03:37:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259386 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259386 |
identifier_str_mv |
001171374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/2/001171374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/1/001171374.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e04042be79021143aacf1e94fe6bd751 bdcffa79af741a01ed89cfcacb5e9d23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447343163506688 |