A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Bruna Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259386
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva.
id UFRGS-2_1cb4a4fe2405afff77a5bb2340ea092e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matos, Bruna OliveiraRosa, Maurício2023-06-24T03:37:19Z2023http://hdl.handle.net/10183/259386001171374Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva.This research aims to understand the exclusion/inclusion of students with autism in mathematics classes by teachers through semi-structured interviews that occurred online with participating educators. We investigated from each teacher's perspective what an inclusive class is according to their viewpoints, to the challenges they encounter in planning it. Along this path, we encountered issues involving the curricula of colleges and universities that do not provide sufficient support for future teachers to feel comfortable in an inclusive classroom. Covering topics such as macro/micro inclusion/exclusion, autism, and mathematical education, we arrived at what we believe to be a perspective of inclusive classes that can provide an environment for all. Universal Design for Learning (UDL), based on the idea of classes that are directed towards all students, valuing their differences without highlighting their limitations. Through a qualitative methodology, we were able to analyze the voices of the interviewed educators, giving voice to the experiences, anxieties, successes, and failures encountered when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this research, we encountered something that can be an ally in working with autistic individuals: hyperfocus, opening up space for research in the field of inclusive education.application/pdfporEducação MatemáticaAutismoEducação inclusivaMathematics educationExclusionInclusionAutismA compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171374.pdf.txt001171374.pdf.txtExtracted Texttext/plain128571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/2/001171374.pdf.txte04042be79021143aacf1e94fe6bd751MD52ORIGINAL001171374.pdfTexto completoapplication/pdf642001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/1/001171374.pdfbdcffa79af741a01ed89cfcacb5e9d23MD5110183/2593862023-06-25 03:43:20.525844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
title A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
spellingShingle A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
Matos, Bruna Oliveira
Educação Matemática
Autismo
Educação inclusiva
Mathematics education
Exclusion
Inclusion
Autism
title_short A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
title_full A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
title_fullStr A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
title_full_unstemmed A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
title_sort A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
author Matos, Bruna Oliveira
author_facet Matos, Bruna Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Bruna Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Autismo
Educação inclusiva
topic Educação Matemática
Autismo
Educação inclusiva
Mathematics education
Exclusion
Inclusion
Autism
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Exclusion
Inclusion
Autism
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:37:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171374
url http://hdl.handle.net/10183/259386
identifier_str_mv 001171374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/2/001171374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259386/1/001171374.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e04042be79021143aacf1e94fe6bd751
bdcffa79af741a01ed89cfcacb5e9d23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662374416384