Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267094
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências.
id UFRGS-2_1d217a4a41edc5c0a37cf4f46bdbd43e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo deSilva, Rodrigo Sychocki daOliveira, Ana Paula Santellano de2023-11-14T03:23:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/267094001166061O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências.This Specialization Course Conclusion Paper aims to report and reflect on the author's experience in shared teaching with indigenous teachers in the Guarani Mbyá indigenous community of Tekoá Pindó Mirim, located in Itapuã, in the rural area of Viamão/RS, with students in the final years of elementary school at the Nhamandu Nhemopu'ã Indigenous State Elementary School. Using as a triggering activity the construction of a planning within the reality of the community, making a didactic transposition of the content “Food Webs of the Life Axis of the Science is 10! - in the classroom". Thus, as a non-indigenous Field Educator, in this work I will briefly present the assumptions of Rural Education and I will go deeper into the culture and education of the Guarani Mbyá Indigenous Community. Ancestral knowledge and school knowledge will be reported, so that an intercultural dialogue is created aimed at the reality of this community in the production of teaching material for Science classes.application/pdfporEnsino de ciênciasMateriais de ensinoPovos indígenasGuarani MbyáIndigenous EducationScience teachingDidactic TranspositionTransposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166061.pdf.txt001166061.pdf.txtExtracted Texttext/plain67580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/2/001166061.pdf.txtcbba7dcc91a49ce8c57589b4f628fd09MD52ORIGINAL001166061.pdfTexto completoapplication/pdf717271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/1/001166061.pdf2dc2e4be305e7454233f745ca635d3f9MD5110183/2670942023-11-15 04:25:53.289988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:25:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
title Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
spellingShingle Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
Ensino de ciências
Materiais de ensino
Povos indígenas
Guarani Mbyá
Indigenous Education
Science teaching
Didactic Transposition
title_short Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
title_full Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
title_fullStr Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
title_full_unstemmed Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
title_sort Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
author Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
author_facet Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Materiais de ensino
Povos indígenas
topic Ensino de ciências
Materiais de ensino
Povos indígenas
Guarani Mbyá
Indigenous Education
Science teaching
Didactic Transposition
dc.subject.eng.fl_str_mv Guarani Mbyá
Indigenous Education
Science teaching
Didactic Transposition
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166061
url http://hdl.handle.net/10183/267094
identifier_str_mv 001166061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/2/001166061.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/1/001166061.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbba7dcc91a49ce8c57589b4f628fd09
2dc2e4be305e7454233f745ca635d3f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670276485120