Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267094 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências. |
id |
UFRGS-2_1d217a4a41edc5c0a37cf4f46bdbd43e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267094 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo deSilva, Rodrigo Sychocki daOliveira, Ana Paula Santellano de2023-11-14T03:23:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/267094001166061O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências.This Specialization Course Conclusion Paper aims to report and reflect on the author's experience in shared teaching with indigenous teachers in the Guarani Mbyá indigenous community of Tekoá Pindó Mirim, located in Itapuã, in the rural area of Viamão/RS, with students in the final years of elementary school at the Nhamandu Nhemopu'ã Indigenous State Elementary School. Using as a triggering activity the construction of a planning within the reality of the community, making a didactic transposition of the content “Food Webs of the Life Axis of the Science is 10! - in the classroom". Thus, as a non-indigenous Field Educator, in this work I will briefly present the assumptions of Rural Education and I will go deeper into the culture and education of the Guarani Mbyá Indigenous Community. Ancestral knowledge and school knowledge will be reported, so that an intercultural dialogue is created aimed at the reality of this community in the production of teaching material for Science classes.application/pdfporEnsino de ciênciasMateriais de ensinoPovos indígenasGuarani MbyáIndigenous EducationScience teachingDidactic TranspositionTransposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166061.pdf.txt001166061.pdf.txtExtracted Texttext/plain67580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/2/001166061.pdf.txtcbba7dcc91a49ce8c57589b4f628fd09MD52ORIGINAL001166061.pdfTexto completoapplication/pdf717271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/1/001166061.pdf2dc2e4be305e7454233f745ca635d3f9MD5110183/2670942023-11-15 04:25:53.289988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:25:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
title |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
spellingShingle |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de Ensino de ciências Materiais de ensino Povos indígenas Guarani Mbyá Indigenous Education Science teaching Didactic Transposition |
title_short |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
title_full |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
title_fullStr |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
title_full_unstemmed |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
title_sort |
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá |
author |
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de |
author_facet |
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Materiais de ensino Povos indígenas |
topic |
Ensino de ciências Materiais de ensino Povos indígenas Guarani Mbyá Indigenous Education Science teaching Didactic Transposition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Guarani Mbyá Indigenous Education Science teaching Didactic Transposition |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, com alunos dos anos finais do Ensino fundamental da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. Através da construção de um planejamento dentro da realidade da comunidade, utilizou-se uma transposição didática do conteúdo “Teias Alimentares do Eixo Vida do módulo do Ciência é 10! – na Sala de Aula”. Assim, como Educadora do Campo não indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre os pressupostos da Educação do Campo e aprofundarei sobre a cultura e a educação da Comunidade Indígena Guarani Mbyá. Os conhecimentos ancestrais e os conhecimentos escolares serão relatados, para que assim seja criado um diálogo intercultural voltado à realidade desta comunidade na produção de material didático para as aulas de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:23:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267094 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166061 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267094 |
identifier_str_mv |
001166061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/2/001166061.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267094/1/001166061.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbba7dcc91a49ce8c57589b4f628fd09 2dc2e4be305e7454233f745ca635d3f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447352361615360 |