Nas ondas do rádio, histórias do baú: reforçando o letramento e os valores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102716 |
Resumo: | O envolvimento com a contação de histórias para os anos iniciais do Ensino Fundamental, através da Rádio Escolar, trouxe alguns questionamentos sobre a influência desse recurso na prática educativa. Ao analisar o programa Histórias do Baú sob a perspectiva sociocultural e Vygotsky, entende-se a contação de histórias como uma atividade de letramento. Esta pesquisa tem por objetivo geral aprofundar as possibilidades de letramento e de fortalecimento de valores através da contação participativa de histórias na Rádio Escolar. O problema central da pesquisa interroga até que ponto o letramento com a Contação de Histórias, está sendo aprofundado e relacionado com o fortalecimento de valores junto aos alunos dos anos iniciais. O contexto da pesquisa é o do espaço da Rádio Escolar de uma Escola Pública estadual do RS, local do trabalho voluntário da pesquisadora. A metodologia de pesquisa qualitativa toma por instrumentos entrevistas com professores e análise dos programas da Rádio. Com base em Vygotsky (2007), buscou-se a teoria sociocultural de aprendizagem interativa; em relação ao letramento e a contação de histórias buscou-se aportes em Soares (2000) e Busatto (2003). Os valores são analisados com base nos debates entre Inoue, Migliori e D’Ambrosio (1999). Os resultados apontam que o letramento perpassa o programa da Rádio Escolar mas permanece desvinculado de um processo de continuidade na sala de aula. Conclui-se que o letramento e o fortalecimento de valores fazem parte do conteúdo curricular porém em menor parcela quando comparado com o espaço dado aos demais conteúdos. Os resultados apontam que os programas Histórias do Baú da Rádio Escolar criam impactos positivos nos alunos no letramento e no fortalecimento dos valores. |
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Locatelli, Marli Da SilvaMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-10T02:11:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/102716000917911O envolvimento com a contação de histórias para os anos iniciais do Ensino Fundamental, através da Rádio Escolar, trouxe alguns questionamentos sobre a influência desse recurso na prática educativa. Ao analisar o programa Histórias do Baú sob a perspectiva sociocultural e Vygotsky, entende-se a contação de histórias como uma atividade de letramento. Esta pesquisa tem por objetivo geral aprofundar as possibilidades de letramento e de fortalecimento de valores através da contação participativa de histórias na Rádio Escolar. O problema central da pesquisa interroga até que ponto o letramento com a Contação de Histórias, está sendo aprofundado e relacionado com o fortalecimento de valores junto aos alunos dos anos iniciais. O contexto da pesquisa é o do espaço da Rádio Escolar de uma Escola Pública estadual do RS, local do trabalho voluntário da pesquisadora. A metodologia de pesquisa qualitativa toma por instrumentos entrevistas com professores e análise dos programas da Rádio. Com base em Vygotsky (2007), buscou-se a teoria sociocultural de aprendizagem interativa; em relação ao letramento e a contação de histórias buscou-se aportes em Soares (2000) e Busatto (2003). Os valores são analisados com base nos debates entre Inoue, Migliori e D’Ambrosio (1999). Os resultados apontam que o letramento perpassa o programa da Rádio Escolar mas permanece desvinculado de um processo de continuidade na sala de aula. Conclui-se que o letramento e o fortalecimento de valores fazem parte do conteúdo curricular porém em menor parcela quando comparado com o espaço dado aos demais conteúdos. Os resultados apontam que os programas Histórias do Baú da Rádio Escolar criam impactos positivos nos alunos no letramento e no fortalecimento dos valores.Involvement with storytelling by Radio School brought some questions about the influence of this feature in educational practice. We analyze the program's Chest Stories from the perspective of Vygotsky's socio-cultural, understanding storytelling as a literacy activity. This research takes a general purpose, deepen the possibilities for strengthening literacy and values through storytelling participatory stories on Radio School. The central problem of research questions the extent to which literacy through storytelling is related to the depth and strength of values among the students of the early years and in that aspect. The research context is the space of the school of a Radio Public School state of RS, workplace researcher. The research methodology adopted is by taking a qualitative instruments, interviews and analysis of programs. Based on Vygotsky (2007) we examine the theoretical aspect of socio-cultural interactive learning, the issue of literacy and storytelling searched in Soares (2000) and Busatto (2003) contributions. The question of values is analyzed based on discussions between Inoue, Migliori and D'Ambrosio (1999). The results indicate that the literacy program happens at the Radio School but remains detached from a process of continuity in the classroom. It was concluded that the literacy and strengthening values remain low as a curriculum content and therefore does not earn status as other organizational content. The Radio School and its program creates positive impacts on students in literacy and strengthening of values.application/pdfporRadiodifusão educativaLetramentoNarração de históriasRadio schoolStorytellingLiteracyValuesNas ondas do rádio, histórias do baú: reforçando o letramento e os valoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917911.pdf000917911.pdfTexto completoapplication/pdf785830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102716/1/000917911.pdf7ffb812aadbbd59a1435767fb469fd51MD51TEXT000917911.pdf.txt000917911.pdf.txtExtracted Texttext/plain157254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102716/2/000917911.pdf.txtf7909664d45db68d7ec8068cdfce4d2eMD52THUMBNAIL000917911.pdf.jpg000917911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102716/3/000917911.pdf.jpg32c3a9478f31f5426ace3ec48a190187MD5310183/1027162018-10-23 09:11:31.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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