Nas ondas do rádio, histórias do baú: reforçando o letramento e os valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Marli Da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102716
Resumo: O envolvimento com a contação de histórias para os anos iniciais do Ensino Fundamental, através da Rádio Escolar, trouxe alguns questionamentos sobre a influência desse recurso na prática educativa. Ao analisar o programa Histórias do Baú sob a perspectiva sociocultural e Vygotsky, entende-se a contação de histórias como uma atividade de letramento. Esta pesquisa tem por objetivo geral aprofundar as possibilidades de letramento e de fortalecimento de valores através da contação participativa de histórias na Rádio Escolar. O problema central da pesquisa interroga até que ponto o letramento com a Contação de Histórias, está sendo aprofundado e relacionado com o fortalecimento de valores junto aos alunos dos anos iniciais. O contexto da pesquisa é o do espaço da Rádio Escolar de uma Escola Pública estadual do RS, local do trabalho voluntário da pesquisadora. A metodologia de pesquisa qualitativa toma por instrumentos entrevistas com professores e análise dos programas da Rádio. Com base em Vygotsky (2007), buscou-se a teoria sociocultural de aprendizagem interativa; em relação ao letramento e a contação de histórias buscou-se aportes em Soares (2000) e Busatto (2003). Os valores são analisados com base nos debates entre Inoue, Migliori e D’Ambrosio (1999). Os resultados apontam que o letramento perpassa o programa da Rádio Escolar mas permanece desvinculado de um processo de continuidade na sala de aula. Conclui-se que o letramento e o fortalecimento de valores fazem parte do conteúdo curricular porém em menor parcela quando comparado com o espaço dado aos demais conteúdos. Os resultados apontam que os programas Histórias do Baú da Rádio Escolar criam impactos positivos nos alunos no letramento e no fortalecimento dos valores.
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