Rádio escolar : recreio sintonizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benvegnú, Márcia de Menezes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95696
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como principal objetivo examinar o real sentido de trabalhar Rádio na Escola e sua verdadeira importância no fazer pedagógico e também na organização do trabalho coletivo dos educadores. A pesquisa deu-se em uma escola municipal de ensino fundamental do município de São Leopoldo. Os aportes teóricos que deram sustentação ao estudo são do campo da educação e comunicação e abordam o assunto Rádio, suas concepções, história e tendências. O material de pesquisa examinado é constituído por entrevistas desenvolvidas com professores, bem como documentos escolares. Esse estudo apontou para alguns elementos importantes, sobre o Rádio, como por exemplo, a visão de por parte do corpo docente, ainda é carente de compreensão, tanto teórica quanto prática, caracterizando assim, uma prática apenas para cumprir normas, regras exigidas pelas instituições.
id UFRGS-2_b26f0df345290a91a52fc867579f0cd9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Benvegnú, Márcia de MenezesDeus, Sandra de Fatima Batista de2014-05-29T02:05:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/95696000916893O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como principal objetivo examinar o real sentido de trabalhar Rádio na Escola e sua verdadeira importância no fazer pedagógico e também na organização do trabalho coletivo dos educadores. A pesquisa deu-se em uma escola municipal de ensino fundamental do município de São Leopoldo. Os aportes teóricos que deram sustentação ao estudo são do campo da educação e comunicação e abordam o assunto Rádio, suas concepções, história e tendências. O material de pesquisa examinado é constituído por entrevistas desenvolvidas com professores, bem como documentos escolares. Esse estudo apontou para alguns elementos importantes, sobre o Rádio, como por exemplo, a visão de por parte do corpo docente, ainda é carente de compreensão, tanto teórica quanto prática, caracterizando assim, uma prática apenas para cumprir normas, regras exigidas pelas instituições.This paper presents the results of an investigation that aimed to examine the real sense of working Radio School and its true importance in pedagogical practice and also in the organization of collective work of educators. The research took place in a public school elementary school in São Leopoldo. The theoretical framework that supported the study are from the field of education and communication and Radio covered the subject, his views, history and trends. The research material examined consists of interviews carried out with teachers and school documents. This study pointed to some important elements on the Radio, for example the view from the faculty, is still lacking understanding, both theorecal and practical, thus characterizing a practice only, rules required by institutions.application/pdfporRadiodifusão educativaRecreioParticipaçãoCommunicationParticipationRadio schoolRádio escolar : recreio sintonizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916893.pdf000916893.pdfTexto completoapplication/pdf268860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/1/000916893.pdf1d6850305370d92b49dfe80114c2f392MD51TEXT000916893.pdf.txt000916893.pdf.txtExtracted Texttext/plain63893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/2/000916893.pdf.txt1be9c7b57e00bee195252d5b6859d500MD52THUMBNAIL000916893.pdf.jpg000916893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/3/000916893.pdf.jpg5b522071b225d32ec7567c098b6bfbdeMD5310183/956962018-10-09 09:18:25.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:18:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio escolar : recreio sintonizado
title Rádio escolar : recreio sintonizado
spellingShingle Rádio escolar : recreio sintonizado
Benvegnú, Márcia de Menezes
Radiodifusão educativa
Recreio
Participação
Communication
Participation
Radio school
title_short Rádio escolar : recreio sintonizado
title_full Rádio escolar : recreio sintonizado
title_fullStr Rádio escolar : recreio sintonizado
title_full_unstemmed Rádio escolar : recreio sintonizado
title_sort Rádio escolar : recreio sintonizado
author Benvegnú, Márcia de Menezes
author_facet Benvegnú, Márcia de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benvegnú, Márcia de Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Radiodifusão educativa
Recreio
Participação
topic Radiodifusão educativa
Recreio
Participação
Communication
Participation
Radio school
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Participation
Radio school
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como principal objetivo examinar o real sentido de trabalhar Rádio na Escola e sua verdadeira importância no fazer pedagógico e também na organização do trabalho coletivo dos educadores. A pesquisa deu-se em uma escola municipal de ensino fundamental do município de São Leopoldo. Os aportes teóricos que deram sustentação ao estudo são do campo da educação e comunicação e abordam o assunto Rádio, suas concepções, história e tendências. O material de pesquisa examinado é constituído por entrevistas desenvolvidas com professores, bem como documentos escolares. Esse estudo apontou para alguns elementos importantes, sobre o Rádio, como por exemplo, a visão de por parte do corpo docente, ainda é carente de compreensão, tanto teórica quanto prática, caracterizando assim, uma prática apenas para cumprir normas, regras exigidas pelas instituições.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:05:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95696
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916893
url http://hdl.handle.net/10183/95696
identifier_str_mv 000916893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/1/000916893.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/2/000916893.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95696/3/000916893.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d6850305370d92b49dfe80114c2f392
1be9c7b57e00bee195252d5b6859d500
5b522071b225d32ec7567c098b6bfbde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126450110464