Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soldi, Tieli Priscila
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183889
Resumo: O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua complexidade e a necessidade de um olhar singular e integral para os alunos. A sobrecarga de trabalho apresentada pelos educadores é sabida, contudo lança-se o desafio de reflexão acerca do desenvolvimento de novas práticas de cuidado por parte do educador e da análise dos modos de pensar/fazer educação. Frequentemente a escola contribui com o cenário atual de medicalização e de patologização da infância, sendo assim, o trabalho também se propõe a pensar em uma educação ampliada que potencialize no espaço da escola a produção de saúde.
id UFRGS-2_1d3165895eeefddde8f682f8d880d988
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soldi, Tieli PriscilaTschiedel, Rosemarie Gärtner2018-10-23T02:41:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/183889000988612O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua complexidade e a necessidade de um olhar singular e integral para os alunos. A sobrecarga de trabalho apresentada pelos educadores é sabida, contudo lança-se o desafio de reflexão acerca do desenvolvimento de novas práticas de cuidado por parte do educador e da análise dos modos de pensar/fazer educação. Frequentemente a escola contribui com o cenário atual de medicalização e de patologização da infância, sendo assim, o trabalho também se propõe a pensar em uma educação ampliada que potencialize no espaço da escola a produção de saúde.application/pdfporEducaçãoSaúde mentalInfânciaMedicalizaçãoTecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988612.pdfTexto completoapplication/pdf433768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/1/000988612.pdf045011aeeebad2a2dc79ead74ff28caaMD51TEXT000988612.pdf.txt000988612.pdf.txtExtracted Texttext/plain73207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/2/000988612.pdf.txt7836a59cde2c43d5e5d74c792034c345MD52THUMBNAIL000988612.pdf.jpg000988612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/3/000988612.pdf.jpgb1136f7bcf5cf81cf8c39a60803531e1MD5310183/1838892018-10-24 02:44:02.247531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T05:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
title Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
spellingShingle Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
Soldi, Tieli Priscila
Educação
Saúde mental
Infância
Medicalização
title_short Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
title_full Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
title_fullStr Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
title_full_unstemmed Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
title_sort Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
author Soldi, Tieli Priscila
author_facet Soldi, Tieli Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soldi, Tieli Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tschiedel, Rosemarie Gärtner
contributor_str_mv Tschiedel, Rosemarie Gärtner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saúde mental
Infância
Medicalização
topic Educação
Saúde mental
Infância
Medicalização
description O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua complexidade e a necessidade de um olhar singular e integral para os alunos. A sobrecarga de trabalho apresentada pelos educadores é sabida, contudo lança-se o desafio de reflexão acerca do desenvolvimento de novas práticas de cuidado por parte do educador e da análise dos modos de pensar/fazer educação. Frequentemente a escola contribui com o cenário atual de medicalização e de patologização da infância, sendo assim, o trabalho também se propõe a pensar em uma educação ampliada que potencialize no espaço da escola a produção de saúde.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-23T02:41:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183889
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988612
url http://hdl.handle.net/10183/183889
identifier_str_mv 000988612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/1/000988612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/2/000988612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183889/3/000988612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 045011aeeebad2a2dc79ead74ff28caa
7836a59cde2c43d5e5d74c792034c345
b1136f7bcf5cf81cf8c39a60803531e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224561656594432