A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Torres, Marco Antonio Rodrigues, Machado, Carmen Lúcia Bezerra, Manfroi, Waldomiro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98871
Resumo: Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamen to das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção aca - dêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que par - ticiparam do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/constru ção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.
id UFRGS-2_1d737b744ccc18f48c128911422eaa6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ponte, Cynthia Isabel Ramos VivasTorres, Marco Antonio RodriguesMachado, Carmen Lúcia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2014-07-29T02:04:53Z20090100-5502http://hdl.handle.net/10183/98871000731894Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamen to das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção aca - dêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que par - ticiparam do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/constru ção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.This study aimed to develop and apply a research methodology allowing the analysis of extensi on activities by faculty members from the School of Medicine of the Federal University in Rio Grande do Sul, Brazil, from 2000 to 2004. This qua li ta ti ve re se arch used a case study ap pro ach and con tent analysis of interviews and documents, besides mapping the activities in relation to the course plan, the rela - tionship between the university and society, and the school’s academic output. The results reveal the extension activities practiced by faculty members participating in the study during this period as a space for interaction between faculty, students, and the community in scenarios involving the production and construction of knowledge, contributing to the training of physicians committed to the social reality, as recommended by health curriculum guide lines and specifically those for medicine. The pro po sed met ho do logy hel ped shed light on sce na ri os in which the extension activities take place, as well as on the interaction between extension, undergraduate and graduate studies, and research.application/pdfporRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 33, n. 4 (Out./Dez. 2009), p. 527-534Rio Grande do SulUniversidadesUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaCapacitação profissionalEducação médicaPesquisaEducation, medicalCommunity-institutional relationsEducation, professionalResearchA extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissionalAcademic extension activities at the UFRGS School of Medicine : a professional training scenarioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731894.pdf000731894.pdfTexto completoapplication/pdf192297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/1/000731894.pdf8164b0e41631cb22e56aa0fe1bb61a0fMD51TEXT000731894.pdf.txt000731894.pdf.txtExtracted Texttext/plain37840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/2/000731894.pdf.txt536bcc278b15b0b620cbd0d288bd4578MD52THUMBNAIL000731894.pdf.jpg000731894.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/3/000731894.pdf.jpg90bb00f54ac6c0cbc26c91d630e1889aMD5310183/988712024-12-07 07:46:39.937802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98871Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-12-07T09:46:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic extension activities at the UFRGS School of Medicine : a professional training scenario
title A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
spellingShingle A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Rio Grande do Sul
Universidades
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Capacitação profissional
Educação médica
Pesquisa
Education, medical
Community-institutional relations
Education, professional
Research
title_short A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
title_full A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
title_fullStr A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
title_full_unstemmed A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
title_sort A extensão universitária na FAMED/UFRGS : cenário de formação profissional
author Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
author_facet Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Torres, Marco Antonio Rodrigues
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author_role author
author2 Torres, Marco Antonio Rodrigues
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Torres, Marco Antonio Rodrigues
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Rio Grande do Sul
Universidades
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Capacitação profissional
Educação médica
Pesquisa
topic Rio Grande do Sul
Universidades
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Capacitação profissional
Educação médica
Pesquisa
Education, medical
Community-institutional relations
Education, professional
Research
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, medical
Community-institutional relations
Education, professional
Research
description Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamen to das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção aca - dêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que par - ticiparam do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/constru ção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:04:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98871
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000731894
identifier_str_mv 0100-5502
000731894
url http://hdl.handle.net/10183/98871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 33, n. 4 (Out./Dez. 2009), p. 527-534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/1/000731894.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/2/000731894.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98871/3/000731894.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8164b0e41631cb22e56aa0fe1bb61a0f
536bcc278b15b0b620cbd0d288bd4578
90bb00f54ac6c0cbc26c91d630e1889a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426654322130944