Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13191
Resumo: Esta tese investiga as contribuições da extensão universitária realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na práxis acadêmica. Analisa ações de extensão realizadas pelos docentes da FAMED/UFRGS no período 2000 a 2004 objetivando: 1) Discutir o processo de construção/produção de conhecimento, 2) Identificar as ações de extensão realizadas na FAMED e no HCPA, neste período, 3) Identificar os cenários de realização, 4) Discutir as metodologias utilizadas. Trata-se de um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados através de análise documental, tendo como fontes de dados o Sistema de Extensão da UFRGS e o Setor de Eventos do HCPA, e entrevistas semi estruturadas. O estudo mostra que os departamentos da FAMED têm como modalidades prevalentes de ações de extensão a prestação de serviços e cursos. O HCPA, representa cenário importante de desenvolvimento de ações de extensão, pois do total de horas realizadas em eventos neste período, cerca de setenta por cento identifica-se como atividade de extensão. As entrevistas, realizadas com dez docentes da FAMED envolvidos com atividades de extensão, mostram as relações da extensão com o plano acadêmico, sociedade e com a produção acadêmica, desvela a práxis do trabalho extensionista dos docentes neste período, explicitando o processo educativo, cultural e científico que objetiva a extensão, evidenciando a produção/construção de conhecimento, a partir de metodologias ativas de ensino, no processo de formação de um profissional comprometido com a realidade social.
id URGS_f89cda272ecc08ec8a0e3e428d746a6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13191
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ponte, Cynthia Isabel Ramos VivasTorres, Marco Antonio RodriguesMachado, Carmen Lúcia Bezerra2008-06-19T04:12:26Z2008http://hdl.handle.net/10183/13191000639200Esta tese investiga as contribuições da extensão universitária realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na práxis acadêmica. Analisa ações de extensão realizadas pelos docentes da FAMED/UFRGS no período 2000 a 2004 objetivando: 1) Discutir o processo de construção/produção de conhecimento, 2) Identificar as ações de extensão realizadas na FAMED e no HCPA, neste período, 3) Identificar os cenários de realização, 4) Discutir as metodologias utilizadas. Trata-se de um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados através de análise documental, tendo como fontes de dados o Sistema de Extensão da UFRGS e o Setor de Eventos do HCPA, e entrevistas semi estruturadas. O estudo mostra que os departamentos da FAMED têm como modalidades prevalentes de ações de extensão a prestação de serviços e cursos. O HCPA, representa cenário importante de desenvolvimento de ações de extensão, pois do total de horas realizadas em eventos neste período, cerca de setenta por cento identifica-se como atividade de extensão. As entrevistas, realizadas com dez docentes da FAMED envolvidos com atividades de extensão, mostram as relações da extensão com o plano acadêmico, sociedade e com a produção acadêmica, desvela a práxis do trabalho extensionista dos docentes neste período, explicitando o processo educativo, cultural e científico que objetiva a extensão, evidenciando a produção/construção de conhecimento, a partir de metodologias ativas de ensino, no processo de formação de um profissional comprometido com a realidade social.The purpose of this thesis is to investigate the contributions of the extension activities at the College of Medicine of the Federal University of Rio Grande do Sul (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAMED/UFRGS) and at the Clinical Hospital of Porto Alegre (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA) in the academic praxis. It analyses extension actions taken by the FAMED/UFRGS faculty from 2000 to 2004, with the following objectives: 1) To discuss the process of construction and production of knowledge; 2) To identify the extension actions performed at FAMED and HCPA during this period; 3) To identify the sceneries where these actions take place; 4) To discuss the methodologies used in these actions. This is a case study of quantitative and qualitative character. The data were collected through documental analysis, using as source the UFRGS Extension System Database and the events sector information from HCPA, and also through semi-directed interviews. The study shows that the FAMED departments have community service and courses as its prevalent extension actions. The HCPA represents an important scenery for the development of extension actions, since seventy percent of the total event hours that took place during this period were identified as extension actions. The interviews, made with ten faculty members from FAMED who are involved in extension activities, show the relations of the extension with the academic area, with society and with the academic production, revealing the praxis of the extensionist work of the faculty members in this period, and making explicit the educational, cultural and scientific process that extension aims, evidencing the production/ construction of knowledge, from active teaching methodologies, in the process of formation of a professional who is committed to social reality.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaPesquisaDocentesEnsinoConhecimentoEducação em saúdeIdentificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências CardiovascularesPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000639200.pdf000639200.pdfTexto completoapplication/pdf1384209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/1/000639200.pdf98d8fb0e74ae65c45d29d8adb61a22b3MD51TEXT000639200.pdf.txt000639200.pdf.txtExtracted Texttext/plain260042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/2/000639200.pdf.txtc39b9cd6eee14a8d01212c211d3cac05MD52THUMBNAIL000639200.pdf.jpg000639200.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/3/000639200.pdf.jpg3b84f13fcefeb1652e6ddba007fe615aMD5310183/131912023-12-20 04:23:02.779638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-20T06:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
title Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
spellingShingle Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Pesquisa
Docentes
Ensino
Conhecimento
Educação em saúde
title_short Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
title_full Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
title_fullStr Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
title_full_unstemmed Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
title_sort Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
author Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
author_facet Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Marco Antonio Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Torres, Marco Antonio Rodrigues
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Pesquisa
Docentes
Ensino
Conhecimento
Educação em saúde
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Pesquisa
Docentes
Ensino
Conhecimento
Educação em saúde
description Esta tese investiga as contribuições da extensão universitária realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na práxis acadêmica. Analisa ações de extensão realizadas pelos docentes da FAMED/UFRGS no período 2000 a 2004 objetivando: 1) Discutir o processo de construção/produção de conhecimento, 2) Identificar as ações de extensão realizadas na FAMED e no HCPA, neste período, 3) Identificar os cenários de realização, 4) Discutir as metodologias utilizadas. Trata-se de um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados através de análise documental, tendo como fontes de dados o Sistema de Extensão da UFRGS e o Setor de Eventos do HCPA, e entrevistas semi estruturadas. O estudo mostra que os departamentos da FAMED têm como modalidades prevalentes de ações de extensão a prestação de serviços e cursos. O HCPA, representa cenário importante de desenvolvimento de ações de extensão, pois do total de horas realizadas em eventos neste período, cerca de setenta por cento identifica-se como atividade de extensão. As entrevistas, realizadas com dez docentes da FAMED envolvidos com atividades de extensão, mostram as relações da extensão com o plano acadêmico, sociedade e com a produção acadêmica, desvela a práxis do trabalho extensionista dos docentes neste período, explicitando o processo educativo, cultural e científico que objetiva a extensão, evidenciando a produção/construção de conhecimento, a partir de metodologias ativas de ensino, no processo de formação de um profissional comprometido com a realidade social.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-06-19T04:12:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13191
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000639200
url http://hdl.handle.net/10183/13191
identifier_str_mv 000639200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/1/000639200.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/2/000639200.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13191/3/000639200.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98d8fb0e74ae65c45d29d8adb61a22b3
c39b9cd6eee14a8d01212c211d3cac05
3b84f13fcefeb1652e6ddba007fe615a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085121475215360