Minha casa, minha vida : observações etnográficas em um terreiro de batuque em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72740 |
Resumo: | O presente trabalho tem com objetivo analisar, através do exercício etnográfico, um terreiro de batuque em Porto Alegre. As observações de campo no terreiro escolhido deram subsidio para a construção dessa análise antropológica, construída e embasada, sobretudo, dando prioridade ao olhar das pessoas que pertencem a essa religião afro-gaúcha. Com a assistência de alguns informantes, essenciais para a entrada no terreiro, houve a oportunidade de refletir e conhecer um pouco da lógica funcional do terreiro. Os indivíduos que pertencem à família-de-santo do terreiro e como eles se comportam individual e coletivamente também foram alvo de observações de campo. Durante este momento, nos rituais e momentos de sociabilidade, as individualidades se abrandavam diante de um bem maior, o coletivo, o religioso. Ao mesmo tempo, esses momentos rituais e sacramentais eram, paradoxalmente, os que ressaltavam a ordem subjetiva e individual de cada membro da família-de-santo observada. O trabalho de campo, enquanto exercício etnográfico foi essencial para as reflexões acerca das construções que envolvem a forma de ser do batuqueiro e também a sua relação com os seus irmãos de santo, seu babalorixá, seu terreiro e a sua comunidade. O trabalho apresentado teve também como proposta a experiência de se estar em campo, observando o outro e também observando a si mesmo. Nessa experiência, o pesquisador ganha duplamente. As maneiras que ele vai se relacionar com o outro, sendo este díspar na sua forma de pensar, sentir, interagir, viver e ver o mundo proporciona uma alteração na forma do pesquisador ver, sentir, viver e refletir tanto o seu próprio universo, quanto o universo que ele imerge atenção e estudo. No âmbito da religião, tal exercício torna-se um tanto mais abstruso. No caso do batuque, religião essencialmente afro-gaúcha, na sua teoria e concepção, essa religião tenta manter e dar as devidas atenções aos valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos. É nesse momento que a experiência de campo nos é de grande valia. Ao iniciarmos uma análise de campo percebemos em que medidas tais valores estão imbricados nessa prática religiosa. Com a experiência etnográfica, porém, vemos e aprendemos a considerar novas perspectivas e interpretações diante dos fatos e situações que nos são apresentadas. Dessa maneira, o trabalho tem a intenção de mostrar tais reflexões e experimentações no âmbito do trabalho de campo. Além disso, o trabalho apresenta uma escrita etnográfica que dialoga com as impressões pessoais tiradas no campo e a visão de mundo apresentadas pelos próprios membros da família-de-santo. |
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Silva, José Francisco de Souza Santos daOro, Ari Pedro2013-06-27T01:43:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/72740000883302O presente trabalho tem com objetivo analisar, através do exercício etnográfico, um terreiro de batuque em Porto Alegre. As observações de campo no terreiro escolhido deram subsidio para a construção dessa análise antropológica, construída e embasada, sobretudo, dando prioridade ao olhar das pessoas que pertencem a essa religião afro-gaúcha. Com a assistência de alguns informantes, essenciais para a entrada no terreiro, houve a oportunidade de refletir e conhecer um pouco da lógica funcional do terreiro. Os indivíduos que pertencem à família-de-santo do terreiro e como eles se comportam individual e coletivamente também foram alvo de observações de campo. Durante este momento, nos rituais e momentos de sociabilidade, as individualidades se abrandavam diante de um bem maior, o coletivo, o religioso. Ao mesmo tempo, esses momentos rituais e sacramentais eram, paradoxalmente, os que ressaltavam a ordem subjetiva e individual de cada membro da família-de-santo observada. O trabalho de campo, enquanto exercício etnográfico foi essencial para as reflexões acerca das construções que envolvem a forma de ser do batuqueiro e também a sua relação com os seus irmãos de santo, seu babalorixá, seu terreiro e a sua comunidade. O trabalho apresentado teve também como proposta a experiência de se estar em campo, observando o outro e também observando a si mesmo. Nessa experiência, o pesquisador ganha duplamente. As maneiras que ele vai se relacionar com o outro, sendo este díspar na sua forma de pensar, sentir, interagir, viver e ver o mundo proporciona uma alteração na forma do pesquisador ver, sentir, viver e refletir tanto o seu próprio universo, quanto o universo que ele imerge atenção e estudo. No âmbito da religião, tal exercício torna-se um tanto mais abstruso. No caso do batuque, religião essencialmente afro-gaúcha, na sua teoria e concepção, essa religião tenta manter e dar as devidas atenções aos valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos. É nesse momento que a experiência de campo nos é de grande valia. Ao iniciarmos uma análise de campo percebemos em que medidas tais valores estão imbricados nessa prática religiosa. Com a experiência etnográfica, porém, vemos e aprendemos a considerar novas perspectivas e interpretações diante dos fatos e situações que nos são apresentadas. Dessa maneira, o trabalho tem a intenção de mostrar tais reflexões e experimentações no âmbito do trabalho de campo. Além disso, o trabalho apresenta uma escrita etnográfica que dialoga com as impressões pessoais tiradas no campo e a visão de mundo apresentadas pelos próprios membros da família-de-santo.application/pdfporTerreiroBatuqueFamília-de-santoAntropologia da religiãoPorto Alegre (RS)Minha casa, minha vida : observações etnográficas em um terreiro de batuque em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883302.pdf000883302.pdfTexto completoapplication/pdf654651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72740/1/000883302.pdf5fdd75e1791c42111b975603c90a8cffMD51TEXT000883302.pdf.txt000883302.pdf.txtExtracted Texttext/plain148966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72740/2/000883302.pdf.txt268ebb619ea74067dc3c79397111efc9MD52THUMBNAIL000883302.pdf.jpg000883302.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72740/3/000883302.pdf.jpgacf09272bd6a04aa55d32c129b7ffde4MD5310183/727402022-09-16 05:02:54.575344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-16T08:02:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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