O ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa : uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hummes, Viviane Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Breda, Adriana, Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182598
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apresentar alguns resultados de um estudo sobre a utilização do conceito de equivalência como conceito subsunçor, fundamental para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de equações do primeiro grau. À luz da teoria de David Ausubel, procuramos investigar, em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, se atividades propostas por um Objeto Digital de Aprendizagem, que utiliza a balança de dois pratos como suporte representacional, podem funcionar como organizadores prévios para facilitar a Aprendizagem Significativa dos estudantes. A análise das atividades realizadas demonstrou que a noção de equivalência existente em uma equação pode ser considerada um conceito subsunçor necessário para ancorar a aprendizagem de equações do primeiro grau e, desta forma, propiciar a Aprendizagem Significativa dos estudantes.
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spelling Hummes, Viviane BeatrizBreda, AdrianaNotare, Márcia Rodrigues2018-09-25T02:34:49Z20182447-2689http://hdl.handle.net/10183/182598001076324Este trabalho tem a intenção de apresentar alguns resultados de um estudo sobre a utilização do conceito de equivalência como conceito subsunçor, fundamental para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de equações do primeiro grau. À luz da teoria de David Ausubel, procuramos investigar, em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, se atividades propostas por um Objeto Digital de Aprendizagem, que utiliza a balança de dois pratos como suporte representacional, podem funcionar como organizadores prévios para facilitar a Aprendizagem Significativa dos estudantes. A análise das atividades realizadas demonstrou que a noção de equivalência existente em uma equação pode ser considerada um conceito subsunçor necessário para ancorar a aprendizagem de equações do primeiro grau e, desta forma, propiciar a Aprendizagem Significativa dos estudantes.Este trabajo tiene el objetivo de presentar algunos resultados de un estudio sobre la utilización del concepto de equivalencia como conocimiento previo fundamental para el desarrollo del Aprendizaje Significativo de ecuaciones de primer grado. A la luz de la teoría de David Ausubel, buscamos investigar, en una clase del octavo año de la Enseñanza Fundamental, si actividades propuestas por un Objeto Digital de Aprendizaje, que utiliza la balanza de dos platos como soporte representacional, pueden funcionar como organizadores previos para facilitar el Aprendizaje Significativo de los estudiantes. El análisis de las actividades realizadas demostró que la noción de equivalencia existente en una ecuación puede ser considerada un conocimiento previo necesario para anclar el aprendizaje de ecuaciones de primer grado y, de esta forma, propiciar el Aprendizaje Significativo de los estudiantes.application/pdfporRevista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 4, n.1 (ago. 2018), p. 102-114Equacoes do primeiro grauAprendizagem significativaEcuaciones de Primer GradoAprendizaje SignificativoEquivalenciaO ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa : uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçorLa enseñanza de ecuaciones de primer grado a la luz de la Teoría del Aprendizaje Significativo : una propuesta sobre la noción de equivalencia como conocimiento previoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076324.pdfTexto completoapplication/pdf521586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182598/1/001076324.pdf994146e252b2037fd5d0c1465a9e92f3MD51TEXT001076324.pdf.txt001076324.pdf.txtExtracted Texttext/plain35812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182598/2/001076324.pdf.txt4055df86000cf9e25786b047a6a2026eMD52THUMBNAIL001076324.pdf.jpg001076324.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182598/3/001076324.pdf.jpg5714c82f26db0f562f6ea270c17ba3f8MD5310183/1825982018-10-05 07:56:34.525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:56:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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