BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231013 |
Resumo: | Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde. |
id |
UFRGS-2_1d8921948ac09b2d031cc617f3c291a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Thamires Mariah da SilveiraJunqueira, Heloisa2021-10-21T04:28:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/231013001097584Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde.application/pdfporDivulgação científicaMicrorganismosBactériasRevista Ciência Hoje das CriançasConcepção antropocêntricaBACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097584.pdf.txt001097584.pdf.txtExtracted Texttext/plain110445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/2/001097584.pdf.txt062f565ce14479b0ef1ef3a9cc508523MD52ORIGINAL001097584.pdfTexto completoapplication/pdf2937171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/1/001097584.pdff39442ecd28bbab95d8de183f8efc197MD5110183/2310132021-11-20 05:45:52.027213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
title |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
spellingShingle |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos Nascimento, Thamires Mariah da Silveira Divulgação científica Microrganismos Bactérias Revista Ciência Hoje das Crianças Concepção antropocêntrica |
title_short |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
title_full |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
title_fullStr |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
title_full_unstemmed |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
title_sort |
BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos |
author |
Nascimento, Thamires Mariah da Silveira |
author_facet |
Nascimento, Thamires Mariah da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Thamires Mariah da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Microrganismos Bactérias Revista Ciência Hoje das Crianças Concepção antropocêntrica |
topic |
Divulgação científica Microrganismos Bactérias Revista Ciência Hoje das Crianças Concepção antropocêntrica |
description |
Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-21T04:28:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231013 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097584 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231013 |
identifier_str_mv |
001097584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/2/001097584.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/1/001097584.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
062f565ce14479b0ef1ef3a9cc508523 f39442ecd28bbab95d8de183f8efc197 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447283756433408 |