BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thamires Mariah da Silveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231013
Resumo: Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde.
id UFRGS-2_1d8921948ac09b2d031cc617f3c291a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Thamires Mariah da SilveiraJunqueira, Heloisa2021-10-21T04:28:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/231013001097584Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde.application/pdfporDivulgação científicaMicrorganismosBactériasRevista Ciência Hoje das CriançasConcepção antropocêntricaBACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097584.pdf.txt001097584.pdf.txtExtracted Texttext/plain110445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/2/001097584.pdf.txt062f565ce14479b0ef1ef3a9cc508523MD52ORIGINAL001097584.pdfTexto completoapplication/pdf2937171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/1/001097584.pdff39442ecd28bbab95d8de183f8efc197MD5110183/2310132021-11-20 05:45:52.027213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
title BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
spellingShingle BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
Nascimento, Thamires Mariah da Silveira
Divulgação científica
Microrganismos
Bactérias
Revista Ciência Hoje das Crianças
Concepção antropocêntrica
title_short BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
title_full BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
title_fullStr BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
title_full_unstemmed BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
title_sort BACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismos
author Nascimento, Thamires Mariah da Silveira
author_facet Nascimento, Thamires Mariah da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thamires Mariah da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Microrganismos
Bactérias
Revista Ciência Hoje das Crianças
Concepção antropocêntrica
topic Divulgação científica
Microrganismos
Bactérias
Revista Ciência Hoje das Crianças
Concepção antropocêntrica
description Ensinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T04:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231013
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097584
url http://hdl.handle.net/10183/231013
identifier_str_mv 001097584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/2/001097584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231013/1/001097584.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 062f565ce14479b0ef1ef3a9cc508523
f39442ecd28bbab95d8de183f8efc197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447283756433408