Sobre a conveniência da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marisa Cristina Vorraber
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80046
Resumo: O artigo pretende mostrar um novo “uso” para a escola, atrelado à lógica do atual estágio da globalização, em que a cultura ocupa uma posição singularmente importante, entremeando-se na vida social, nos circuitos econômicos e regimes políticos. Recorrendo à teorização de George Yúdice sobre os usos da cultura na era global, são analisados três projetos sociais − Você Apita, Tim Música nas Escolas e Escola Aberta − considerados expressivos da forma como empresas, organizações públicas e iniciativas da sociedade civil se articulam com a cultura e a educação para fazer os mercados globalizados se movimentarem, mas não apenas em seus próprios interesses, embora esses persistam no topo das prioridades. Há indícios de que a “conveniência” da escola ultrapassa o interesse mercantil imediato e se projeta como estratégia direcionada a uma variada gama de propósitos sociopolíticos, econômicos e culturais, entre eles a possibilidade de governar a vida das pessoas, forjando visões de mundo e de sociedade.
id UFRGS-2_1d89fb6d8aea479f1866f2e1cdd74897
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80046
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Marisa Cristina Vorraber2013-11-07T01:46:22Z20091413-2478http://hdl.handle.net/10183/80046000736281O artigo pretende mostrar um novo “uso” para a escola, atrelado à lógica do atual estágio da globalização, em que a cultura ocupa uma posição singularmente importante, entremeando-se na vida social, nos circuitos econômicos e regimes políticos. Recorrendo à teorização de George Yúdice sobre os usos da cultura na era global, são analisados três projetos sociais − Você Apita, Tim Música nas Escolas e Escola Aberta − considerados expressivos da forma como empresas, organizações públicas e iniciativas da sociedade civil se articulam com a cultura e a educação para fazer os mercados globalizados se movimentarem, mas não apenas em seus próprios interesses, embora esses persistam no topo das prioridades. Há indícios de que a “conveniência” da escola ultrapassa o interesse mercantil imediato e se projeta como estratégia direcionada a uma variada gama de propósitos sociopolíticos, econômicos e culturais, entre eles a possibilidade de governar a vida das pessoas, forjando visões de mundo e de sociedade.This article aims at showing a new “use” for school that is linked to the logic of the current stage of globalization, in which culture occupies a uniquely important position, interwoven with social life, economic circuits and political regimes. Making use of George Yúdice’s theorization about the uses of culture in the global era, three social projects are analyzed – Você Apita, Tim Música nas Escolas and Escola Aberta. These projects are considered expressive of the way in which businesses, public entities and civil society initiatives are articulated with both culture and education in order to make globalized markets move, but not only favouring their own interests, although these remain as top priorities. Evidence exists that the “convenience” of school outweighs the immediate business interest and projects itself as a strategy directed towards a wide range of social-political, economic and cultural purposes. Among them is the possibility of governing people’s lives, forging both world and societal views.El artículo pretende mostrar un nuevo “uso” para la escuela, vinculado a la lógica de la etapa actual de la globalización en la que la cultura ocupa una posición singularmente importante, entrelazándose en la vida social, en los circuitos económicos y en los regímenes políticos. Recurriendo a la teorización de George Yúdice sobre los usos de la cultura en la era global, se analizan tres proyectos sociales − Você Apita, Tim Música nas Escolas y Escola Aberta − considerados expresivos de la forma como empresas, organizaciones públicas e iniciativas de la sociedad civil se articulan con la cultura y con la educación para hacer con que los mercados globalizados se muevan, pero no sólo en sus propios intereses, aunque ellos persistan en la cima de las prioridades. Hay indicios de que la “conveniencia” de la escuela sobrepasa el interés mercantil inmediato, y se proyecta como estrategia dirigida hacia una variada gama de propósitos socio-políticos, económicos y culturales. Entre ellos, la posibilidad de gobernar la vida de las personas, forjando visiones de mundo y de sociedad.application/pdfporRevista brasileira de educação. Belo Horizonte. Vol. 14, n. 42 (set./dez. 2009), p. 521-533EscolaSchool and globalizationSchool and cultureGovernmentSocial projectsBio-politicsEscuela y globalizaciónEscuela y culturaGobiernoProyectos socialesBiopolíticaSobre a conveniência da escolaOn the “convenience” of school Sobre la “conveniencia” de la escuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000736281.pdf.txt000736281.pdf.txtExtracted Texttext/plain60703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/2/000736281.pdf.txtb18cf330313821617e361308b6f4dc84MD52ORIGINAL000736281.pdf000736281.pdfTexto completoapplication/pdf1149676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/1/000736281.pdffd491581942d213e95cf30eb0bd14293MD51THUMBNAIL000736281.pdf.jpg000736281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/3/000736281.pdf.jpg576e8f1eaeff2298f5bbbb91aeb9bb48MD5310183/800462021-11-20 06:09:28.385905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a conveniência da escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On the “convenience” of school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Sobre la “conveniencia” de la escuela
title Sobre a conveniência da escola
spellingShingle Sobre a conveniência da escola
Costa, Marisa Cristina Vorraber
Escola
School and globalization
School and culture
Government
Social projects
Bio-politics
Escuela y globalización
Escuela y cultura
Gobierno
Proyectos sociales
Biopolítica
title_short Sobre a conveniência da escola
title_full Sobre a conveniência da escola
title_fullStr Sobre a conveniência da escola
title_full_unstemmed Sobre a conveniência da escola
title_sort Sobre a conveniência da escola
author Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_facet Costa, Marisa Cristina Vorraber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marisa Cristina Vorraber
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
topic Escola
School and globalization
School and culture
Government
Social projects
Bio-politics
Escuela y globalización
Escuela y cultura
Gobierno
Proyectos sociales
Biopolítica
dc.subject.eng.fl_str_mv School and globalization
School and culture
Government
Social projects
Bio-politics
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela y globalización
Escuela y cultura
Gobierno
Proyectos sociales
Biopolítica
description O artigo pretende mostrar um novo “uso” para a escola, atrelado à lógica do atual estágio da globalização, em que a cultura ocupa uma posição singularmente importante, entremeando-se na vida social, nos circuitos econômicos e regimes políticos. Recorrendo à teorização de George Yúdice sobre os usos da cultura na era global, são analisados três projetos sociais − Você Apita, Tim Música nas Escolas e Escola Aberta − considerados expressivos da forma como empresas, organizações públicas e iniciativas da sociedade civil se articulam com a cultura e a educação para fazer os mercados globalizados se movimentarem, mas não apenas em seus próprios interesses, embora esses persistam no topo das prioridades. Há indícios de que a “conveniência” da escola ultrapassa o interesse mercantil imediato e se projeta como estratégia direcionada a uma variada gama de propósitos sociopolíticos, econômicos e culturais, entre eles a possibilidade de governar a vida das pessoas, forjando visões de mundo e de sociedade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-07T01:46:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/80046
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000736281
identifier_str_mv 1413-2478
000736281
url http://hdl.handle.net/10183/80046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Belo Horizonte. Vol. 14, n. 42 (set./dez. 2009), p. 521-533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/2/000736281.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/1/000736281.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80046/3/000736281.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b18cf330313821617e361308b6f4dc84
fd491581942d213e95cf30eb0bd14293
576e8f1eaeff2298f5bbbb91aeb9bb48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224807305445376