Projects as a methodology for school physical education: a scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chultes, Luciana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Selmo, Carolina Correia, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo, Cirone, João Pedro Goulart, Ferreira, Vitor Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p188-200
Resumo: Projetos como metodologia para a Educação Física escolar: uma revisão de escopo ResumoEsta pesquisa realizou uma revisão acerca do uso de projetos como proposta metodológica para o ensino da Educação Física. Para tanto, utilizamos como base uma adaptação da metodologia de scoping review para responder a seguinte questão: quais as contribuições presentes na produção acadêmica acerca do ensino da Educação Física através de projetos? Os resultados sugerem que a escola tem se mostrado, em parte, mais flexível quando se trata da organização de seu currículo e da possibilidade de promover a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Também apontaram que docentes vêm publicizando suas práticas dando acesso a todo conhecimento produzido nas aulas de Educação Física, potencializando os processos de aprendizagem produzidos nas escolas brasileiras e aproximando-as da academia.Palavras-chave: Educação Física. Projetos. Escola. Projects as a methodology for school physical education: a scoping review AbstractThis research carried out a review of the use of projects as a methodological proposal for teaching Physical Education. To do so, we used as a basis an adaptation of the scoping review methodology to answer the following question: what are the contributions present in academic production regarding the teaching of Physical Education through projects? The results suggest that the school has shown itself, in part, to be more flexible when it comes to organizing its curriculum and the possibility of promoting integration between different areas of knowledge. It also pointed out that teachers have been publicizing their practices, giving access to all the knowledge produced in Physical Education classes, enhancing the learning processes produced in Brazilian schools and bringing them closer to academia.Keywords: Physical Education. Projects. School. Proyectos como metodología para la educación física escolar: una revisión de alcance ResumenEsta investigación realizó una revisión sobre el uso de proyectos como propuesta metodológica para la enseñanza de la Educación Física. Para ello, utilizamos como base una adaptación de la metodología scoping review para responder la siguiente pregunta: ¿cuáles son los aportes presentes en la producción académica en torno a la enseñanza de la Educación Física a través de proyectos? Los resultados sugieren que la escuela ha sido, en parte, más flexible en cuanto a la organización de su currículo y la posibilidad de promover la integración entre diferentes áreas del conocimiento. También señalaron que los docentes vienen divulgando sus prácticas, dando acceso a todos los conocimientos producidos en las clases de Educación Física, potenciando los procesos de aprendizaje producidos en las escuelas brasileñas y acercándolos a la academia.Palabras clave: Educación Física. Proyectos. Escuela.
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Também apontaram que docentes vêm publicizando suas práticas dando acesso a todo conhecimento produzido nas aulas de Educação Física, potencializando os processos de aprendizagem produzidos nas escolas brasileiras e aproximando-as da academia.Palavras-chave: Educação Física. Projetos. Escola. Projects as a methodology for school physical education: a scoping review AbstractThis research carried out a review of the use of projects as a methodological proposal for teaching Physical Education. To do so, we used as a basis an adaptation of the scoping review methodology to answer the following question: what are the contributions present in academic production regarding the teaching of Physical Education through projects? The results suggest that the school has shown itself, in part, to be more flexible when it comes to organizing its curriculum and the possibility of promoting integration between different areas of knowledge. It also pointed out that teachers have been publicizing their practices, giving access to all the knowledge produced in Physical Education classes, enhancing the learning processes produced in Brazilian schools and bringing them closer to academia.Keywords: Physical Education. Projects. School. Proyectos como metodología para la educación física escolar: una revisión de alcance ResumenEsta investigación realizó una revisión sobre el uso de proyectos como propuesta metodológica para la enseñanza de la Educación Física. Para ello, utilizamos como base una adaptación de la metodología scoping review para responder la siguiente pregunta: ¿cuáles son los aportes presentes en la producción académica en torno a la enseñanza de la Educación Física a través de proyectos? Los resultados sugieren que la escuela ha sido, en parte, más flexible en cuanto a la organización de su currículo y la posibilidad de promover la integración entre diferentes áreas del conocimiento. También señalaron que los docentes vienen divulgando sus prácticas, dando acceso a todos los conocimientos producidos en las clases de Educación Física, potenciando los procesos de aprendizaje producidos en las escuelas brasileñas y acercándolos a la academia.Palabras clave: Educación Física. Proyectos. Escuela.Projetos como metodologia para a Educação Física escolar: uma revisão de escopo ResumoEsta pesquisa realizou uma revisão acerca do uso de projetos como proposta metodológica para o ensino da Educação Física. Para tanto, utilizamos como base uma adaptação da metodologia de scoping review para responder a seguinte questão: quais as contribuições presentes na produção acadêmica acerca do ensino da Educação Física através de projetos? Os resultados sugerem que a escola tem se mostrado, em parte, mais flexível quando se trata da organização de seu currículo e da possibilidade de promover a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Também apontaram que docentes vêm publicizando suas práticas dando acesso a todo conhecimento produzido nas aulas de Educação Física, potencializando os processos de aprendizagem produzidos nas escolas brasileiras e aproximando-as da academia.Palavras-chave: Educação Física. Projetos. Escola. Projects as a methodology for school physical education: a scoping review AbstractThis research carried out a review of the use of projects as a methodological proposal for teaching Physical Education. To do so, we used as a basis an adaptation of the scoping review methodology to answer the following question: what are the contributions present in academic production regarding the teaching of Physical Education through projects? The results suggest that the school has shown itself, in part, to be more flexible when it comes to organizing its curriculum and the possibility of promoting integration between different areas of knowledge. It also pointed out that teachers have been publicizing their practices, giving access to all the knowledge produced in Physical Education classes, enhancing the learning processes produced in Brazilian schools and bringing them closer to academia.Keywords: Physical Education. Projects. School. Proyectos como metodología para la educación física escolar: una revisión de alcance ResumenEsta investigación realizó una revisión sobre el uso de proyectos como propuesta metodológica para la enseñanza de la Educación Física. Para ello, utilizamos como base una adaptación de la metodología scoping review para responder la siguiente pregunta: ¿cuáles son los aportes presentes en la producción académica en torno a la enseñanza de la Educación Física a través de proyectos? Los resultados sugieren que la escuela ha sido, en parte, más flexible en cuanto a la organización de su currículo y la posibilidad de promover la integración entre diferentes áreas del conocimiento. También señalaron que los docentes vienen divulgando sus prácticas, dando acceso a todos los conocimientos producidos en las clases de Educación Física, potenciando los procesos de aprendizaje producidos en las escuelas brasileñas y acercándolos a la academia.Palabras clave: Educación Física. Proyectos. Escuela.Projetos como metodologia para a Educação Física escolar: uma revisão de escopo ResumoEsta pesquisa realizou uma revisão acerca do uso de projetos como proposta metodológica para o ensino da Educação Física. Para tanto, utilizamos como base uma adaptação da metodologia de scoping review para responder a seguinte questão: quais as contribuições presentes na produção acadêmica acerca do ensino da Educação Física através de projetos? Os resultados sugerem que a escola tem se mostrado, em parte, mais flexível quando se trata da organização de seu currículo e da possibilidade de promover a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Também apontaram que docentes vêm publicizando suas práticas dando acesso a todo conhecimento produzido nas aulas de Educação Física, potencializando os processos de aprendizagem produzidos nas escolas brasileiras e aproximando-as da academia.Palavras-chave: Educação Física. Projetos. Escola. Projects as a methodology for school physical education: a scoping review AbstractThis research carried out a review of the use of projects as a methodological proposal for teaching Physical Education. To do so, we used as a basis an adaptation of the scoping review methodology to answer the following question: what are the contributions present in academic production regarding the teaching of Physical Education through projects? The results suggest that the school has shown itself, in part, to be more flexible when it comes to organizing its curriculum and the possibility of promoting integration between different areas of knowledge. It also pointed out that teachers have been publicizing their practices, giving access to all the knowledge produced in Physical Education classes, enhancing the learning processes produced in Brazilian schools and bringing them closer to academia.Keywords: Physical Education. Projects. School. Proyectos como metodología para la educación física escolar: una revisión de alcance ResumenEsta investigación realizó una revisión sobre el uso de proyectos como propuesta metodológica para la enseñanza de la Educación Física. Para ello, utilizamos como base una adaptación de la metodología scoping review para responder la siguiente pregunta: ¿cuáles son los aportes presentes en la producción académica en torno a la enseñanza de la Educación Física a través de proyectos? Los resultados sugieren que la escuela ha sido, en parte, más flexible en cuanto a la organización de su currículo y la posibilidad de promover la integración entre diferentes áreas del conocimiento. También señalaron que los docentes vienen divulgando sus prácticas, dando acceso a todos los conocimientos producidos en las clases de Educación Física, potenciando los procesos de aprendizaje producidos en las escuelas brasileñas y acercándolos a la academia.Palabras clave: Educación Física. Proyectos. Escuela.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p188-20010.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p188-200MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. 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