Os rascunhos de Wuthering Heights : uma reflexão sobre a tradução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Eloise Larissa Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193058
Resumo: O presente estudo compara traduções de Wuthering Heights de Emily Brontë com o objetivo de averiguar os efeitos de diferentes escolhas tradutórias em duas publicações da editora Landmark, de 2007 e 2014. Sob uma perspectiva bastante pessoal e, levando em conta um dos ensaios sobre tradução de Borges (1999/1932), este estudo busca entender os processos e motivos por trás das escolhas de cada tradutor através da comparação de alguns trechos selecionados. A escolha dos trechos foi delimitada de forma a incluir apenas a primeira geração da história, e optou-se por aqueles que fossem mais curtos e representativos das diferenças entre as traduções. A análise se deu em dois momentos distintos: no primeiro, o objetivo era entender por que, em minha concepção, a tradução publicada em 2007 parece um texto mais adequado, e para isso foi feita uma comparação que exclui o texto em sua língua de partida; no segundo momento, foi incluído na comparação o texto de Brontë, publicado pela primeira vez em 1847, para que pudesse ser feita a verificação de qual tradução possui efeitos que mais se aproximam daqueles encontrados no texto de Brontë. Dado esse contexto, este estudo não buscou apenas a resposta para a pergunta “qual é a melhor?”, mas sim entender a forma como as escolhas afetam a percepção da obra segundo a perspectiva e subjetividade da autora deste estudo. Portanto, este trabalho justifica-se em sua reflexão, uma vez que, através dessa análise comparativa, foi possível entender as conseqüências e efeitos causados por cada uma das escolhas feitas durante o processo tradutório, assim como a responsabilidade característica do trabalho daqueles que se aventuram a traduzir.
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