Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179420
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e pesquisa com a utilização dos Poliminós, que se constitui de um quebra-cabeças geométrico, sendo um material pedagógico que possibilitou explorar alguns conteúdos da Matemática, em especial os da área da Geometria. Foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades de caráter exploratória-investigativa com alunos do sexto do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Por meio deste estudo objetivamos responder se a utilização de materiais pedagógicos em sala de aula, mais especificamente os Poliminós, podem contribuir para a construção de conceitos matemáticos. E, além disso, observamos de que maneira os Poliminós (material pedagógico) podem mobilizar alunos de sexto ano de Ensino Fundamental para a construção de conceitos matemáticos. Investigou-se sobre jogos, bem como sobre o uso de materiais didático-pedagógicos, em especial os Poliminós e utilizou-se como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Metodologia esta que prima o caminho percorrido pelo aluno durante todo o processo, não priorizando o resultado final em que o mesmo é protagonista de sua própria aprendizagem. No que se refere às conclusões, pode-se afirmar que o uso de Poliminós proporcionou auxiliar no ensino de distintas áreas da matemática como por exemplo, a geometria com a álgebra, o raciocínio combinatório (na construção de peças), e a geometria das formas e medidas (comprimento, superfície) e a visualização espacial. Além disso, possibilitou a construção de um ambiente de interação entre docente/discente e discente/discente, reforçando, assim, o vínculo entre os estudantes durante o processo.
id UFRGS-2_1df982674ab86e97e582ecca528e676d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179420
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucas, Patrícia da SilvaFioreze, Leandra Anversa2018-06-16T03:12:17Z2017http://hdl.handle.net/10183/179420001068451Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e pesquisa com a utilização dos Poliminós, que se constitui de um quebra-cabeças geométrico, sendo um material pedagógico que possibilitou explorar alguns conteúdos da Matemática, em especial os da área da Geometria. Foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades de caráter exploratória-investigativa com alunos do sexto do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Por meio deste estudo objetivamos responder se a utilização de materiais pedagógicos em sala de aula, mais especificamente os Poliminós, podem contribuir para a construção de conceitos matemáticos. E, além disso, observamos de que maneira os Poliminós (material pedagógico) podem mobilizar alunos de sexto ano de Ensino Fundamental para a construção de conceitos matemáticos. Investigou-se sobre jogos, bem como sobre o uso de materiais didático-pedagógicos, em especial os Poliminós e utilizou-se como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Metodologia esta que prima o caminho percorrido pelo aluno durante todo o processo, não priorizando o resultado final em que o mesmo é protagonista de sua própria aprendizagem. No que se refere às conclusões, pode-se afirmar que o uso de Poliminós proporcionou auxiliar no ensino de distintas áreas da matemática como por exemplo, a geometria com a álgebra, o raciocínio combinatório (na construção de peças), e a geometria das formas e medidas (comprimento, superfície) e a visualização espacial. Além disso, possibilitou a construção de um ambiente de interação entre docente/discente e discente/discente, reforçando, assim, o vínculo entre os estudantes durante o processo.This work presents a proposal of teaching and research with the use of the Poliminós, which is a geometric puzzle, being a pedagogical material that enabled explore some content of Mathematics, in particular in the area of Geometry. A sequence of exploratory-investigative activities was developed and applied with students from the sixth elementary school of a public school of the municipal network of Porto Alegre. This study aimed to respond to use of teaching materials in the classroom, specifically the Poliminós, can contribute to the construction of mathematical concepts. And, in addition, it was observed how the Poliminós (pedagogical material) can mobilize sixth grade students to construct mathematical concepts. It was investigated games, as well as on the use of didactic-pedagogical materials, in particular the Poliminós and mathematical research was used as teaching methodology. This methodology that press the path taken by the student during the entire process, not prioritizing the end result in that the same is the protagonist of your own learning. As regards the conclusions, it can be stated that the use of Poliminós has provided aid in the teaching of different areas of mathematics such as geometry with algebra, combinatorial reasoning (in building), and the geometry of shapes and measurements (length, area) and spatial visualization. In addition, made possible the construction of an environment of interaction between teacher/student and student/student, strengthening the bond between students during the process.application/pdfporEnsino de matemáticaJogosPoliminóPoliminósMathematical researchGamesTeaching materialPoliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068451.pdf001068451.pdfTexto completoapplication/pdf1761236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179420/1/001068451.pdf6b2604f570587e21c988f4a22ad14576MD51TEXT001068451.pdf.txt001068451.pdf.txtExtracted Texttext/plain155326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179420/2/001068451.pdf.txt79a4d40b6e0113e6d790749fc7be19faMD5210183/1794202022-02-22 05:03:43.956085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:03:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
title Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
spellingShingle Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
Lucas, Patrícia da Silva
Ensino de matemática
Jogos
Poliminó
Poliminós
Mathematical research
Games
Teaching material
title_short Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
title_full Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
title_fullStr Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
title_full_unstemmed Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
title_sort Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
author Lucas, Patrícia da Silva
author_facet Lucas, Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Patrícia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Jogos
Poliminó
topic Ensino de matemática
Jogos
Poliminó
Poliminós
Mathematical research
Games
Teaching material
dc.subject.eng.fl_str_mv Poliminós
Mathematical research
Games
Teaching material
description Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e pesquisa com a utilização dos Poliminós, que se constitui de um quebra-cabeças geométrico, sendo um material pedagógico que possibilitou explorar alguns conteúdos da Matemática, em especial os da área da Geometria. Foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades de caráter exploratória-investigativa com alunos do sexto do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Por meio deste estudo objetivamos responder se a utilização de materiais pedagógicos em sala de aula, mais especificamente os Poliminós, podem contribuir para a construção de conceitos matemáticos. E, além disso, observamos de que maneira os Poliminós (material pedagógico) podem mobilizar alunos de sexto ano de Ensino Fundamental para a construção de conceitos matemáticos. Investigou-se sobre jogos, bem como sobre o uso de materiais didático-pedagógicos, em especial os Poliminós e utilizou-se como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Metodologia esta que prima o caminho percorrido pelo aluno durante todo o processo, não priorizando o resultado final em que o mesmo é protagonista de sua própria aprendizagem. No que se refere às conclusões, pode-se afirmar que o uso de Poliminós proporcionou auxiliar no ensino de distintas áreas da matemática como por exemplo, a geometria com a álgebra, o raciocínio combinatório (na construção de peças), e a geometria das formas e medidas (comprimento, superfície) e a visualização espacial. Além disso, possibilitou a construção de um ambiente de interação entre docente/discente e discente/discente, reforçando, assim, o vínculo entre os estudantes durante o processo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068451
url http://hdl.handle.net/10183/179420
identifier_str_mv 001068451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179420/1/001068451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179420/2/001068451.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b2604f570587e21c988f4a22ad14576
79a4d40b6e0113e6d790749fc7be19fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552214167552