Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183523 |
Resumo: | Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento. |
id |
UFRGS-2_1e15641c0542bed5c16995c1944add7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183523 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bumbel, Ariela PintoMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2018-10-18T02:42:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/183523000950768Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento.application/pdfporQualidade da assistência à saúdeSatisfação do pacienteAssistência hospitalarSatisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2014Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950768.pdfTexto completoapplication/pdf1290063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/1/000950768.pdfd7d3ef8f5cd8736cdaac8361ae236efaMD51TEXT000950768.pdf.txt000950768.pdf.txtExtracted Texttext/plain61477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/2/000950768.pdf.txtb1d7c297d9e14b3427e185111475ce00MD52THUMBNAIL000950768.pdf.jpg000950768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/3/000950768.pdf.jpgf30d7eb3ec978838704e124307b39edfMD5310183/1835232018-10-19 02:42:47.752636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T05:42:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
title |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
spellingShingle |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público Bumbel, Ariela Pinto Qualidade da assistência à saúde Satisfação do paciente Assistência hospitalar |
title_short |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
title_full |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
title_fullStr |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
title_full_unstemmed |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
title_sort |
Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público |
author |
Bumbel, Ariela Pinto |
author_facet |
Bumbel, Ariela Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bumbel, Ariela Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
contributor_str_mv |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da assistência à saúde Satisfação do paciente Assistência hospitalar |
topic |
Qualidade da assistência à saúde Satisfação do paciente Assistência hospitalar |
description |
Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-18T02:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183523 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000950768 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183523 |
identifier_str_mv |
000950768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/1/000950768.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/2/000950768.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/3/000950768.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7d3ef8f5cd8736cdaac8361ae236efa b1d7c297d9e14b3427e185111475ce00 f30d7eb3ec978838704e124307b39edf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447227137523712 |