Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bumbel, Ariela Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183523
Resumo: Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento.
id UFRGS-2_1e15641c0542bed5c16995c1944add7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183523
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bumbel, Ariela PintoMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2018-10-18T02:42:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/183523000950768Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento.application/pdfporQualidade da assistência à saúdeSatisfação do pacienteAssistência hospitalarSatisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2014Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950768.pdfTexto completoapplication/pdf1290063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/1/000950768.pdfd7d3ef8f5cd8736cdaac8361ae236efaMD51TEXT000950768.pdf.txt000950768.pdf.txtExtracted Texttext/plain61477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/2/000950768.pdf.txtb1d7c297d9e14b3427e185111475ce00MD52THUMBNAIL000950768.pdf.jpg000950768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/3/000950768.pdf.jpgf30d7eb3ec978838704e124307b39edfMD5310183/1835232018-10-19 02:42:47.752636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183523Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T05:42:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
title Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
spellingShingle Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
Bumbel, Ariela Pinto
Qualidade da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Assistência hospitalar
title_short Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
title_full Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
title_fullStr Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
title_full_unstemmed Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
title_sort Satisfação do usuário com o atendimento em diferentes unidades de um hospital público
author Bumbel, Ariela Pinto
author_facet Bumbel, Ariela Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bumbel, Ariela Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
contributor_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Assistência hospitalar
topic Qualidade da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Assistência hospitalar
description Estudos apontam a importância de conhecer como o usuário avalia o atendimento recebido em serviços de saúde através de pesquisas de satisfação. A avaliação pelo usuário permite que gestores em saúde atendam as necessidades do serviço e as expectativas do usuário. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação de usuários adultos atendidos em um hospital público. Estudo transversal de abordagem quantitativa com dados secundários referentes às unidades de Internação Clinica e Cirúrgica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A população foi composta de pacientes adultos que estiveram internados e cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar. A amostra constituiu-se de 577 usuários que foram hospitalizados em unidades de internação. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o serviço de saúde e que unidades de internação que prestam atendimento a usuários de convenio e usuário cobertos pelo SUS demonstram mesma média de satisfação geral com o atendimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-18T02:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183523
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950768
url http://hdl.handle.net/10183/183523
identifier_str_mv 000950768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/1/000950768.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/2/000950768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183523/3/000950768.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7d3ef8f5cd8736cdaac8361ae236efa
b1d7c297d9e14b3427e185111475ce00
f30d7eb3ec978838704e124307b39edf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486905422086144