O apoio da tecnologia na produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reategui, Eliseo Berni
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Oliveira, Simone de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159683
Resumo: Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios. Para analisar os dados foram empregadas estatísticas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a ferramenta auxiliou os professores na avaliação das produções dos alunos, quanto a coerência.
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spelling Reategui, Eliseo BerniBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaOliveira, Simone de2017-06-20T02:30:40Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/159683001023148Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios. Para analisar os dados foram empregadas estatísticas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a ferramenta auxiliou os professores na avaliação das produções dos alunos, quanto a coerência.This paper presents the difficulties that the students have to write scientific texts in line with the criteria for textual analysis. The main goal of this research has been to investigate how a text mining tool can help students organize their academic writing process, considering mainly the aspect of coherence. Qualitative and quantitative procedures were chosen as a research approach, based on the use of questionnaires, interviews and reports. Basic statistical analysis, content analysis and triangulation analysis were carried out. Results showed that the text mining tool has been able to help teachers evaluate students' writings based on coherence.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), p. [1]-11Aquisição de segunda línguaText ProductionAnalysis CriteriaDigital TechnologiesSobekO apoio da tecnologia na produção textualThe tech support in textual production info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023148.pdf001023148.pdfTexto completoapplication/pdf2120441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159683/1/001023148.pdfff8f71cdc8be1a2be235b9d277ff0334MD51TEXT001023148.pdf.txt001023148.pdf.txtExtracted Texttext/plain28319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159683/2/001023148.pdf.txt434bb111ba754157530ed269f87aecfbMD5210183/1596832023-10-18 03:33:33.451245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:33:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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