O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica

Bibliographic Details
Main Author: Reategui, Eliseo Berni
Publication Date: 2017
Other Authors: Campelo, Patrícia, Oliveira, Simone
Format: Article
Language: por
Source: Informática na Educação: teoria & prática
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063
Summary: A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens qualitativas e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.
id UFRGS-7_9e4197a987729d9cf5ed717a68620a47
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/70063
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita AcadêmicaEscrita AcadêmicaPerguntas ProblematizadorasMineração de TextoSobekCoerência TextualApoio da tecnologia para produção textualA escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens qualitativas e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativo e Quantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7006310.22456/1982-1654.70063Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063/41071Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessReategui, Eliseo BerniCampelo, PatríciaOliveira, Simone2017-12-13T18:04:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/70063Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:04:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
title O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
spellingShingle O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
Reategui, Eliseo Berni
Escrita Acadêmica
Perguntas Problematizadoras
Mineração de Texto
Sobek
Coerência Textual
Apoio da tecnologia para produção textual
title_short O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
title_full O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
title_fullStr O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
title_full_unstemmed O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
title_sort O Apoio de uma Ferramenta com Base na Mineração de Texto para Escrita Acadêmica
author Reategui, Eliseo Berni
author_facet Reategui, Eliseo Berni
Campelo, Patrícia
Oliveira, Simone
author_role author
author2 Campelo, Patrícia
Oliveira, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Campelo, Patrícia
Oliveira, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Acadêmica
Perguntas Problematizadoras
Mineração de Texto
Sobek
Coerência Textual
Apoio da tecnologia para produção textual
topic Escrita Acadêmica
Perguntas Problematizadoras
Mineração de Texto
Sobek
Coerência Textual
Apoio da tecnologia para produção textual
description A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens qualitativas e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Qualitativo e Quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063
10.22456/1982-1654.70063
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.70063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70063/41071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183497433088