Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Aline Maurina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206711
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade.
id UFRGS-2_1e443e218b8db097c6d1d216cb561877
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206711
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muller, Aline MaurinaCharczuk, Simone Bicca2020-03-12T04:14:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/206711001113568O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade.application/pdfporAfetividadeEducação infantilAfetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva wallonianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113568.pdf.txt001113568.pdf.txtExtracted Texttext/plain56541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/2/001113568.pdf.txta0f6964f7500ff663797295cbf288adcMD52ORIGINAL001113568.pdfTexto completoapplication/pdf393060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/1/001113568.pdff4161d2f6b529fb1f00565626e88093cMD5110183/2067112020-03-13 04:16:50.782788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
title Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
spellingShingle Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
Muller, Aline Maurina
Afetividade
Educação infantil
title_short Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
title_full Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
title_fullStr Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
title_full_unstemmed Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
title_sort Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
author Muller, Aline Maurina
author_facet Muller, Aline Maurina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Aline Maurina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
contributor_str_mv Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Educação infantil
topic Afetividade
Educação infantil
description O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206711
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113568
url http://hdl.handle.net/10183/206711
identifier_str_mv 001113568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/2/001113568.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/1/001113568.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0f6964f7500ff663797295cbf288adc
f4161d2f6b529fb1f00565626e88093c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447263691931648