Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206711 |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade. |
id |
UFRGS-2_1e443e218b8db097c6d1d216cb561877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206711 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Muller, Aline MaurinaCharczuk, Simone Bicca2020-03-12T04:14:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/206711001113568O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade.application/pdfporAfetividadeEducação infantilAfetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva wallonianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113568.pdf.txt001113568.pdf.txtExtracted Texttext/plain56541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/2/001113568.pdf.txta0f6964f7500ff663797295cbf288adcMD52ORIGINAL001113568.pdfTexto completoapplication/pdf393060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/1/001113568.pdff4161d2f6b529fb1f00565626e88093cMD5110183/2067112020-03-13 04:16:50.782788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
title |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
spellingShingle |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana Muller, Aline Maurina Afetividade Educação infantil |
title_short |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
title_full |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
title_fullStr |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
title_full_unstemmed |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
title_sort |
Afetividade na Educação Infantil a partir da perspectiva walloniana |
author |
Muller, Aline Maurina |
author_facet |
Muller, Aline Maurina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Aline Maurina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
contributor_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Educação infantil |
topic |
Afetividade Educação infantil |
description |
O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho ensaístico. A pergunta de investigação deste trabalho pode ser apresentada da seguinte forma: como a afetividade influencia o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? O objetivo do trabalho é analisar algumas cenas vivenciadas por mim durante meu percurso de formação e nas escolas por onde passei, articulando tais vivências com o aporte teórico do francês Henri Wallon, principalmente no que diz respeito ao conceito de afetividade. Ao pensar sobre as cenas, apresento como os conflitos em sala de aula são importantes para o rompimento do sincretismo, para a tomada de consciência de si e da sua individualidade, e também para o desenvolvimento da fala e da argumentação. Apresento também a importância de uma formação de qualidade para os professores, justamente para que conheçam as características das crianças e seu processo de desenvolvimento, conseguindo identificar manifestações próprias daquela idade e não julgá-las como birra, pois, desta maneira, irão lidar com os sentimentos e as emoções dos alunos com mais cuidado e afetuosidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:14:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206711 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113568 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206711 |
identifier_str_mv |
001113568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/2/001113568.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206711/1/001113568.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0f6964f7500ff663797295cbf288adc f4161d2f6b529fb1f00565626e88093c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263691931648 |