AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274 |
Resumo: | A indisciplina escolar é uma pauta constante dentro das discussões sobre a atual situação da educação. A definição de indisciplina é algo mutável, e depende de questões culturais, de época, lugar e contexto. Uma das formas de compreensão é de que os atos indisciplinados são uma forma de defesa dos diversos tipos de violência que os jovens sofrem diariamente e pensar dessa forma faz com que os professores modifiquem seu olhar em relação aos alunos. Henri Wallon em sua teoria defendeu que todos os indivíduos são incessantemente afetados por diversos estímulos, como por exemplo: o olhar do outro. Entender que diversos elementos, tanto internos quanto externos, afetam diretamente as ações do aluno, pode auxiliar nos estudos sobre a indisciplina escolar. |
id |
IFSULMG-1_616f8d78a09f89aca55ebd828c63e77c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
repository_id_str |
|
spelling |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva WallonianaIndisciplinaafetividadeEmoçõesAprendizadoA indisciplina escolar é uma pauta constante dentro das discussões sobre a atual situação da educação. A definição de indisciplina é algo mutável, e depende de questões culturais, de época, lugar e contexto. Uma das formas de compreensão é de que os atos indisciplinados são uma forma de defesa dos diversos tipos de violência que os jovens sofrem diariamente e pensar dessa forma faz com que os professores modifiquem seu olhar em relação aos alunos. Henri Wallon em sua teoria defendeu que todos os indivíduos são incessantemente afetados por diversos estímulos, como por exemplo: o olhar do outro. Entender que diversos elementos, tanto internos quanto externos, afetam diretamente as ações do aluno, pode auxiliar nos estudos sobre a indisciplina escolar. IFSULDEMINAS - Campus Passos2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/27410.18406/2359-1269v7n12020274Revista Eixos Tech; v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial - I Jornada interna de pesquisa dos cursos de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Mídias e Educação2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274/pdfCopyright (c) 2020 Wanessa Alves Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Wanessa Alves2023-03-28T16:38:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-28T16:38:12Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
title |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
spellingShingle |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana Carvalho, Wanessa Alves Indisciplina afetividade Emoções Aprendizado |
title_short |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
title_full |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
title_fullStr |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
title_full_unstemmed |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
title_sort |
AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana |
author |
Carvalho, Wanessa Alves |
author_facet |
Carvalho, Wanessa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Wanessa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina afetividade Emoções Aprendizado |
topic |
Indisciplina afetividade Emoções Aprendizado |
description |
A indisciplina escolar é uma pauta constante dentro das discussões sobre a atual situação da educação. A definição de indisciplina é algo mutável, e depende de questões culturais, de época, lugar e contexto. Uma das formas de compreensão é de que os atos indisciplinados são uma forma de defesa dos diversos tipos de violência que os jovens sofrem diariamente e pensar dessa forma faz com que os professores modifiquem seu olhar em relação aos alunos. Henri Wallon em sua teoria defendeu que todos os indivíduos são incessantemente afetados por diversos estímulos, como por exemplo: o olhar do outro. Entender que diversos elementos, tanto internos quanto externos, afetam diretamente as ações do aluno, pode auxiliar nos estudos sobre a indisciplina escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274 10.18406/2359-1269v7n12020274 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274 |
identifier_str_mv |
10.18406/2359-1269v7n12020274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wanessa Alves Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wanessa Alves Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial - I Jornada interna de pesquisa dos cursos de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Mídias e Educação 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1797041886923325440 |