Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61773 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação. |
id |
UFRGS-2_1e4a239768f7592e2b1637a4880bf010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61773 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedroso, Adriano SempeDella Costa, Rossana Perdomini2012-12-06T01:42:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/61773000866644O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação.application/pdfporArteEducação não-formalMediaçãoMediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEstudos Culturais e os Currículos Contemporâneos na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866644.pdf.txt000866644.pdf.txtExtracted Texttext/plain76953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/2/000866644.pdf.txt7ba5baf4457c2d302085b324efda1203MD52ORIGINAL000866644.pdf000866644.pdfTexto completoapplication/pdf1125399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/1/000866644.pdf32c3f3e9c4edfdff515440548e3cc8e5MD51THUMBNAIL000866644.pdf.jpg000866644.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/3/000866644.pdf.jpgd587ed22a07f103cd800f15148c83c64MD5310183/617732018-10-16 08:41:56.073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
title |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
spellingShingle |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul Pedroso, Adriano Sempe Arte Educação não-formal Mediação |
title_short |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
title_full |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
title_fullStr |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
title_full_unstemmed |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
title_sort |
Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul |
author |
Pedroso, Adriano Sempe |
author_facet |
Pedroso, Adriano Sempe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Adriano Sempe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Costa, Rossana Perdomini |
contributor_str_mv |
Della Costa, Rossana Perdomini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação não-formal Mediação |
topic |
Arte Educação não-formal Mediação |
description |
O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-06T01:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61773 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000866644 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61773 |
identifier_str_mv |
000866644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/2/000866644.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/1/000866644.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/3/000866644.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ba5baf4457c2d302085b324efda1203 32c3f3e9c4edfdff515440548e3cc8e5 d587ed22a07f103cd800f15148c83c64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224435818037248 |