A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strottmann, Clara Izabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197193
Resumo: Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA Google sala de aula, melhora o desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática do Ensino Médio presencial. Acredita-se que o ensino híbrido proporciona autonomia aos discentes, possibilitando maior aprofundamento dos conteúdos, além de oportunizar que mais recursos possam ser utilizados. Para isso, buscou-se aplicar a metodologia do ensino híbrido, por intermédio do Google sala de aula, analisar como os estudantes reagem à inserção destes recursos digitais, identificar quais as contribuições da utilização do AVA juntamente com o ensino híbrido, compreender como avaliar os alunos no ensino híbrido, verificar e analisar se melhorou o desempenho dos estudantes e identificar se essa melhora é devido ao AVA ou ao ensino híbrido. A abordagem não correu como imaginado, deixando muitas dúvidas. Os discentes se mostraram relutantes com a nova metodologia e a docente não soube como proceder. Mesmo com muitas falhas no decorrer da aplicação, a pesquisadora acredita que com ajustes e um pouco mais de estudo e dedicação é possível incluir o ensino híbrido no Ensino Médio presencial.
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