A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197193 |
Resumo: | Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA Google sala de aula, melhora o desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática do Ensino Médio presencial. Acredita-se que o ensino híbrido proporciona autonomia aos discentes, possibilitando maior aprofundamento dos conteúdos, além de oportunizar que mais recursos possam ser utilizados. Para isso, buscou-se aplicar a metodologia do ensino híbrido, por intermédio do Google sala de aula, analisar como os estudantes reagem à inserção destes recursos digitais, identificar quais as contribuições da utilização do AVA juntamente com o ensino híbrido, compreender como avaliar os alunos no ensino híbrido, verificar e analisar se melhorou o desempenho dos estudantes e identificar se essa melhora é devido ao AVA ou ao ensino híbrido. A abordagem não correu como imaginado, deixando muitas dúvidas. Os discentes se mostraram relutantes com a nova metodologia e a docente não soube como proceder. Mesmo com muitas falhas no decorrer da aplicação, a pesquisadora acredita que com ajustes e um pouco mais de estudo e dedicação é possível incluir o ensino híbrido no Ensino Médio presencial. |
id |
UFRGS-2_1e7d7141aa0982b9fc968a17091bda9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197193 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Strottmann, Clara IzabelCechin, Sergio Luis2019-07-20T02:34:09Z2019http://hdl.handle.net/10183/197193001097743Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA Google sala de aula, melhora o desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática do Ensino Médio presencial. Acredita-se que o ensino híbrido proporciona autonomia aos discentes, possibilitando maior aprofundamento dos conteúdos, além de oportunizar que mais recursos possam ser utilizados. Para isso, buscou-se aplicar a metodologia do ensino híbrido, por intermédio do Google sala de aula, analisar como os estudantes reagem à inserção destes recursos digitais, identificar quais as contribuições da utilização do AVA juntamente com o ensino híbrido, compreender como avaliar os alunos no ensino híbrido, verificar e analisar se melhorou o desempenho dos estudantes e identificar se essa melhora é devido ao AVA ou ao ensino híbrido. A abordagem não correu como imaginado, deixando muitas dúvidas. Os discentes se mostraram relutantes com a nova metodologia e a docente não soube como proceder. Mesmo com muitas falhas no decorrer da aplicação, a pesquisadora acredita que com ajustes e um pouco mais de estudo e dedicação é possível incluir o ensino híbrido no Ensino Médio presencial.Having in mind that High School has a broad curriculum, a research was made in one High School sophomore class in ETE Monteiro Lobato, aiming to understand if the use of blended learning, using VLAE Google Classroom, improves the performance of students in High School mathematics class. It is believed that blended learning provides autonomy to the students, making it possible for them to deepen their knowledge in subjects of their interest, besides giving an opportunity to use more resources. In order to do that it was sought how to apply the blended learning method, through Google Classroom, how to analyse the students’ reaction to the insertion of those digital resources, how to identify the contributions of using VLAE alongside blended learning, how to comprehend the means of evaluation of the students in blended learning, how to verify and analyse if the students’ performance was improved and identify if this improvement was due to the VLAE or the blended learning. The approach did not occur as imagined, leaving a lot of doubts. The students seemed reluctant with the new method and the teacher did not know how to proceed. Even with the many failures during the application, the researcher believes that with adjustments and more studying and dedication it is possible to include blended learning in presential High School.application/pdfporEnsino híbridoMatemáticaEnsino médioSala de aulaBlended LearningMathematicsHigh SchoolGoogle classroomA utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097743.pdf.txt001097743.pdf.txtExtracted Texttext/plain37668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197193/2/001097743.pdf.txtf32a0315619757cc0077ab78de5633fdMD52ORIGINAL001097743.pdfTexto completoapplication/pdf205535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197193/1/001097743.pdf709685374337a9334629a7d28b7d41e1MD5110183/1971932019-07-21 02:42:29.082355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197193Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-21T05:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
title |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
spellingShingle |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática Strottmann, Clara Izabel Ensino híbrido Matemática Ensino médio Sala de aula Blended Learning Mathematics High School Google classroom |
title_short |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
title_full |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
title_fullStr |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
title_full_unstemmed |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
title_sort |
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática |
author |
Strottmann, Clara Izabel |
author_facet |
Strottmann, Clara Izabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strottmann, Clara Izabel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cechin, Sergio Luis |
contributor_str_mv |
Cechin, Sergio Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Matemática Ensino médio Sala de aula |
topic |
Ensino híbrido Matemática Ensino médio Sala de aula Blended Learning Mathematics High School Google classroom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blended Learning Mathematics High School Google classroom |
description |
Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA Google sala de aula, melhora o desempenho dos estudantes na disciplina de Matemática do Ensino Médio presencial. Acredita-se que o ensino híbrido proporciona autonomia aos discentes, possibilitando maior aprofundamento dos conteúdos, além de oportunizar que mais recursos possam ser utilizados. Para isso, buscou-se aplicar a metodologia do ensino híbrido, por intermédio do Google sala de aula, analisar como os estudantes reagem à inserção destes recursos digitais, identificar quais as contribuições da utilização do AVA juntamente com o ensino híbrido, compreender como avaliar os alunos no ensino híbrido, verificar e analisar se melhorou o desempenho dos estudantes e identificar se essa melhora é devido ao AVA ou ao ensino híbrido. A abordagem não correu como imaginado, deixando muitas dúvidas. Os discentes se mostraram relutantes com a nova metodologia e a docente não soube como proceder. Mesmo com muitas falhas no decorrer da aplicação, a pesquisadora acredita que com ajustes e um pouco mais de estudo e dedicação é possível incluir o ensino híbrido no Ensino Médio presencial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-20T02:34:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197193 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097743 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197193 |
identifier_str_mv |
001097743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197193/2/001097743.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197193/1/001097743.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f32a0315619757cc0077ab78de5633fd 709685374337a9334629a7d28b7d41e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224576310444032 |