Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285 |
Resumo: | O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado. |
id |
UTFPR-8_b2856ba3ef486e7b1514acd256a82af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8285 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médiotecnologia educacionalensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacionalO artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqNetto, Antonio ValerioSilva, Maria Izabel Izabel Oliveira daPesce, Lucila2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/828510.3895/recit.v10.n25.8285Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-992175-184610.3895/recit.v10.n25reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285/pdfDireitos autorais 2019 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:40Zoai:periodicos.utfpr:article/8285Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:40Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
title |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
spellingShingle |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio Netto, Antonio Valerio tecnologia educacional ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional |
title_short |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
title_full |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
title_fullStr |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
title_sort |
Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio |
author |
Netto, Antonio Valerio |
author_facet |
Netto, Antonio Valerio Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da Pesce, Lucila |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da Pesce, Lucila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Netto, Antonio Valerio Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da Pesce, Lucila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia educacional ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional |
topic |
tecnologia educacional ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional |
description |
O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285 10.3895/recit.v10.n25.8285 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v10.n25.8285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99 2175-1846 10.3895/recit.v10.n25 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284251653242880 |