Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Antonio Valerio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da, Pesce, Lucila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285
Resumo: O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado.
id UTFPR-8_b2856ba3ef486e7b1514acd256a82af7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8285
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médiotecnologia educacionalensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacionalO artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqNetto, Antonio ValerioSilva, Maria Izabel Izabel Oliveira daPesce, Lucila2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/828510.3895/recit.v10.n25.8285Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-992175-184610.3895/recit.v10.n25reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285/pdfDireitos autorais 2019 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:40Zoai:periodicos.utfpr:article/8285Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:40Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
title Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
spellingShingle Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
Netto, Antonio Valerio
tecnologia educacional
ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional
title_short Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
title_full Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
title_fullStr Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
title_full_unstemmed Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
title_sort Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
author Netto, Antonio Valerio
author_facet Netto, Antonio Valerio
Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da
Pesce, Lucila
author_role author
author2 Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da
Pesce, Lucila
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Antonio Valerio
Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da
Pesce, Lucila
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia educacional
ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional
topic tecnologia educacional
ensino híbrido; sala de aula invertida; google classroom; ensino médio; tecnologia educacional
description O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285
10.3895/recit.v10.n25.8285
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285
identifier_str_mv 10.3895/recit.v10.n25.8285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 10, n. 25 (2019); p. 77-99
2175-1846
10.3895/recit.v10.n25
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284251653242880