Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268243 |
Resumo: | O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia. |
id |
UFRGS-2_1e853cfd36d6396e028fe389f0f4d766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268243 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Tobias WeberHorn, FabianaRosa, Russel Teresinha Dutra da2023-12-09T03:28:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/268243001188513O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia.application/pdfporEnsino de ciênciasMicrobiologiaFormação continuadaAnálise de conteúdoCurso de extensãoAnálise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188513.pdf.txt001188513.pdf.txtExtracted Texttext/plain91682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/2/001188513.pdf.txt4354b2347b7033f9404671dd5dd5e448MD52ORIGINAL001188513.pdfTexto completoapplication/pdf14392815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/1/001188513.pdf472e9c0f0bafd920370bded0568e41e2MD5110183/2682432023-12-10 04:21:29.269222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
title |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
spellingShingle |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente Martins, Tobias Weber Ensino de ciências Microbiologia Formação continuada Análise de conteúdo Curso de extensão |
title_short |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
title_full |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
title_fullStr |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
title_sort |
Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente |
author |
Martins, Tobias Weber |
author_facet |
Martins, Tobias Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Tobias Weber |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Horn, Fabiana |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Horn, Fabiana Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Microbiologia Formação continuada Análise de conteúdo Curso de extensão |
topic |
Ensino de ciências Microbiologia Formação continuada Análise de conteúdo Curso de extensão |
description |
O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-09T03:28:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268243 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001188513 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268243 |
identifier_str_mv |
001188513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/2/001188513.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/1/001188513.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4354b2347b7033f9404671dd5dd5e448 472e9c0f0bafd920370bded0568e41e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447354747125760 |