Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tobias Weber
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268243
Resumo: O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia.
id UFRGS-2_1e853cfd36d6396e028fe389f0f4d766
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268243
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Tobias WeberHorn, FabianaRosa, Russel Teresinha Dutra da2023-12-09T03:28:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/268243001188513O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia.application/pdfporEnsino de ciênciasMicrobiologiaFormação continuadaAnálise de conteúdoCurso de extensãoAnálise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188513.pdf.txt001188513.pdf.txtExtracted Texttext/plain91682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/2/001188513.pdf.txt4354b2347b7033f9404671dd5dd5e448MD52ORIGINAL001188513.pdfTexto completoapplication/pdf14392815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/1/001188513.pdf472e9c0f0bafd920370bded0568e41e2MD5110183/2682432023-12-10 04:21:29.269222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
title Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
spellingShingle Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
Martins, Tobias Weber
Ensino de ciências
Microbiologia
Formação continuada
Análise de conteúdo
Curso de extensão
title_short Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
title_full Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
title_fullStr Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
title_full_unstemmed Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
title_sort Análise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docente
author Martins, Tobias Weber
author_facet Martins, Tobias Weber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tobias Weber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Fabiana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Horn, Fabiana
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Microbiologia
Formação continuada
Análise de conteúdo
Curso de extensão
topic Ensino de ciências
Microbiologia
Formação continuada
Análise de conteúdo
Curso de extensão
description O ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T03:28:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268243
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001188513
url http://hdl.handle.net/10183/268243
identifier_str_mv 001188513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/2/001188513.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268243/1/001188513.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4354b2347b7033f9404671dd5dd5e448
472e9c0f0bafd920370bded0568e41e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447354747125760