Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32182 |
Resumo: | É notório que a sociedade vem passando por profundas e rápidas mudanças no âmbito tecnológico, afetando diversas áreas, mudando hábitos, relações sociais, fazendo com que os indivíduos estejam em constante processo de adaptação e de busca por atualização de conhecimentos. Diante dessa realidade, é necessário, portanto, pensar em como a cultura digital repercute na formação continuada de professores. Sendo assim, este trabalho propõe um novo formato para a formação docente continuada que atendam às exigências desse contexto de educação com utilização de recursos tecnológicos digitais. Para tanto, teve como objeto de estudo o desenvolvimento de um portal de oferta de cursos de cursos de curta duração (livre) em formato híbrido, considerando o cenário de mudanças que apontam para uma cultura digital e em especial para os profissionais da educação. A intenção foi criar um local onde estes profissionais buscassem por cursos organizados e ofertados em formato híbrido, atendendo a uma demanda ubíqua de tempo e espaço, incorporando-os nos seus processos formativos recursos tecnológicos digitais, combinados com momentos presenciais e a distância, permitindo assim associar o melhor do virtual com o melhor do presencial. Para desenvolvimento da pesquisa, a matriz metodológica foi qualitativa, ao qual foi realizado procedimento técnico de levantamento e documental. Quanto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, participaram desta, profissionais da educação de instituições públicas e privadas da educação básica e ensino superior partícipes estes, oriundos de um curso de extensão desenvolvido pela UFRN. Por meio da participação destes no curso que foi oferecido em formato híbrido, buscou-se coletar informações para avaliar o formato do curso, a proposta do portal, bem como o perfil de profissionais interessados. Como instrumento de coleta de dados, foram disponibilizados dois formulários eletrônicos, em que coletamos dados dos inscritos, assim como daqueles que finalizaram o curso “Ensino Híbrido: novas práticas para inovar”. Por fim, como campo para subsidiar esta pesquisa, foram analisados os espaços virtuais Coursera, Udemy, Udacity, EduK e Fundação Bradesco – Escola Virtual, portais de formação profissional, a fim de avaliar os elementos de suas interfaces que permitiam uma melhor usabilidade para utilizar como referência para o Portal HIBRIEDUC. Como resultados desta pesquisa, foi desenvolvido um portal de oferta de cursos de formação docente continuada, cuja finalidade foi concentrar possibilidades de atualização em formato híbrido para os profissionais de educação em especial. |
id |
UFRN_75d5a46857656802c2c89e54259c7905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32182 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Baracho, Bruna Patrícia da Silva Bragahttp://lattes.cnpq.br/0693704022694219http://lattes.cnpq.br/1795893092260432Maia, Dennys Leitehttp://lattes.cnpq.br/4047293288281493Vasconcelos, Francisco Herbert Limahttp://lattes.cnpq.br/0512183585660835Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Martins, Cibelle Amorim2021-04-12T23:38:48Z2021-04-12T23:38:48Z2020-12-04BARACHO, Bruna Patrícia da Silva Braga. Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada. 2020. 405f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32182É notório que a sociedade vem passando por profundas e rápidas mudanças no âmbito tecnológico, afetando diversas áreas, mudando hábitos, relações sociais, fazendo com que os indivíduos estejam em constante processo de adaptação e de busca por atualização de conhecimentos. Diante dessa realidade, é necessário, portanto, pensar em como a cultura digital repercute na formação continuada de professores. Sendo assim, este trabalho propõe um novo formato para a formação docente continuada que atendam às exigências desse contexto de educação com utilização de recursos tecnológicos digitais. Para tanto, teve como objeto de estudo o desenvolvimento de um portal de oferta de cursos de cursos de curta duração (livre) em formato híbrido, considerando o cenário de mudanças que apontam para uma cultura digital e em especial para os profissionais da educação. A intenção foi criar um local onde estes profissionais buscassem por cursos organizados e ofertados em formato híbrido, atendendo a uma demanda ubíqua de tempo e espaço, incorporando-os nos seus processos formativos recursos tecnológicos digitais, combinados com momentos presenciais e a distância, permitindo assim associar o melhor do virtual com o melhor do presencial. Para desenvolvimento da pesquisa, a matriz metodológica foi qualitativa, ao qual foi realizado procedimento técnico de levantamento e documental. Quanto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, participaram desta, profissionais da educação de instituições públicas e privadas da educação básica e ensino superior partícipes estes, oriundos de um curso de extensão desenvolvido pela UFRN. Por meio da participação destes no curso que foi oferecido em formato híbrido, buscou-se coletar informações para avaliar o formato do curso, a proposta do portal, bem como o perfil de profissionais interessados. Como instrumento de coleta de dados, foram disponibilizados dois formulários eletrônicos, em que coletamos dados dos inscritos, assim como daqueles que finalizaram o curso “Ensino Híbrido: novas práticas para inovar”. Por fim, como campo para subsidiar esta pesquisa, foram analisados os espaços virtuais Coursera, Udemy, Udacity, EduK e Fundação Bradesco – Escola Virtual, portais de formação profissional, a fim de avaliar os elementos de suas interfaces que permitiam uma melhor usabilidade para utilizar como referência para o Portal HIBRIEDUC. Como resultados desta pesquisa, foi desenvolvido um portal de oferta de cursos de formação docente continuada, cuja finalidade foi concentrar possibilidades de atualização em formato híbrido para os profissionais de educação em especial.It is well known that society has been going through profound and rapid changes in the technological sphere, affecting several areas, changing habits, social relations, making individuals in a constant process of adaptation and search for knowledge update. In view of this reality, it is necessary, therefore, to think about how digital culture affects the continuing education of teachers. Therefore, this work proposes a new format for continuing teacher education that meets the requirements of this context of education using digital technological resources. For this purpose, the object of study was the development of a portal offering courses for short courses (free) in hybrid format, considering the scenario of changes that point to a digital culture and especially for education professionals. The intention was to create a place where these professionals looked for courses organized and offered in a hybrid format, meeting a ubiquitous demand for time and space, incorporating digital technological resources in their training processes, combined with classroom and distance learning, thus allowing associate the best of the virtual with the best of the classroom. For the development of the research, the methodological matrix was qualitative, which was carried out a technical survey and documentary procedure. As for the subjects involved in the research, education professionals from public and private institutions of basic education and higher education participated in this, coming from an extension course developed by UFRN. Through their participation in the course that was offered in a hybrid format, we sought to collect information to evaluate the course format, the portal proposal, as well as the profile of interested professionals. As an instrument of data collection, two electronic forms were made available, in which we collected data from those enrolled, as well as those who completed the course “Hybrid Teaching: new practices to innovate”. Finally, as a field to support this research, the virtual spaces Coursera, Udemy, Udacity, EduK and Foundation Bradesco - Virtual School were analyzed, professional training portals, in order to evaluate the elements of their interfaces that allowed a better usability to use as a reference for the HIBRIEDUC Portal. As a result of this research, a portal was developed offering courses for continuing teacher education, whose purpose was to concentrate possibilities of updating in hybrid format for education professionals in particular.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilFormação docente continuadaEducação híbridaPortal de oferta de cursosHibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.txtHibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain463796https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/2/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.txtd3adcd94324a816c3943fd574044b743MD52THUMBNAILHibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.jpgHibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/3/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.jpga3d108eadc421c2cecaacc505b751c9eMD53ORIGINALHibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdfapplication/pdf17170157https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/1/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf1fd63b4f0015d1a35e194431b1f590c9MD51123456789/321822021-04-18 06:06:45.227oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
title |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
spellingShingle |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada Baracho, Bruna Patrícia da Silva Braga Formação docente continuada Educação híbrida Portal de oferta de cursos |
title_short |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
title_full |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
title_fullStr |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
title_full_unstemmed |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
title_sort |
Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada |
author |
Baracho, Bruna Patrícia da Silva Braga |
author_facet |
Baracho, Bruna Patrícia da Silva Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0693704022694219 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1795893092260432 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Maia, Dennys Leite |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4047293288281493 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0601161335088804 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baracho, Bruna Patrícia da Silva Braga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Cibelle Amorim |
contributor_str_mv |
Martins, Cibelle Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente continuada Educação híbrida Portal de oferta de cursos |
topic |
Formação docente continuada Educação híbrida Portal de oferta de cursos |
description |
É notório que a sociedade vem passando por profundas e rápidas mudanças no âmbito tecnológico, afetando diversas áreas, mudando hábitos, relações sociais, fazendo com que os indivíduos estejam em constante processo de adaptação e de busca por atualização de conhecimentos. Diante dessa realidade, é necessário, portanto, pensar em como a cultura digital repercute na formação continuada de professores. Sendo assim, este trabalho propõe um novo formato para a formação docente continuada que atendam às exigências desse contexto de educação com utilização de recursos tecnológicos digitais. Para tanto, teve como objeto de estudo o desenvolvimento de um portal de oferta de cursos de cursos de curta duração (livre) em formato híbrido, considerando o cenário de mudanças que apontam para uma cultura digital e em especial para os profissionais da educação. A intenção foi criar um local onde estes profissionais buscassem por cursos organizados e ofertados em formato híbrido, atendendo a uma demanda ubíqua de tempo e espaço, incorporando-os nos seus processos formativos recursos tecnológicos digitais, combinados com momentos presenciais e a distância, permitindo assim associar o melhor do virtual com o melhor do presencial. Para desenvolvimento da pesquisa, a matriz metodológica foi qualitativa, ao qual foi realizado procedimento técnico de levantamento e documental. Quanto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, participaram desta, profissionais da educação de instituições públicas e privadas da educação básica e ensino superior partícipes estes, oriundos de um curso de extensão desenvolvido pela UFRN. Por meio da participação destes no curso que foi oferecido em formato híbrido, buscou-se coletar informações para avaliar o formato do curso, a proposta do portal, bem como o perfil de profissionais interessados. Como instrumento de coleta de dados, foram disponibilizados dois formulários eletrônicos, em que coletamos dados dos inscritos, assim como daqueles que finalizaram o curso “Ensino Híbrido: novas práticas para inovar”. Por fim, como campo para subsidiar esta pesquisa, foram analisados os espaços virtuais Coursera, Udemy, Udacity, EduK e Fundação Bradesco – Escola Virtual, portais de formação profissional, a fim de avaliar os elementos de suas interfaces que permitiam uma melhor usabilidade para utilizar como referência para o Portal HIBRIEDUC. Como resultados desta pesquisa, foi desenvolvido um portal de oferta de cursos de formação docente continuada, cuja finalidade foi concentrar possibilidades de atualização em formato híbrido para os profissionais de educação em especial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T23:38:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T23:38:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARACHO, Bruna Patrícia da Silva Braga. Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada. 2020. 405f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32182 |
identifier_str_mv |
BARACHO, Bruna Patrícia da Silva Braga. Hibrieduc: um portal de oferta de cursos híbridos para formação docente continuada. 2020. 405f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/2/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/3/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32182/1/Hibrieducportaloferta_Baracho_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3adcd94324a816c3943fd574044b743 a3d108eadc421c2cecaacc505b751c9e 1fd63b4f0015d1a35e194431b1f590c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833005059899392 |