Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Costa da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67892
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação.
id UFRGS-2_1e93547265300e1e83c4dc1d74f78b7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Mayara Costa daBaptista, Cláudio Roberto2013-03-21T01:43:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/67892000873831O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação.application/pdfporProfessorFormaçãoInclusão escolarPercursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873831.pdf000873831.pdfTexto completoapplication/pdf720169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/1/000873831.pdfdb701f0d22d4991f7124112ccc0be626MD51TEXT000873831.pdf.txt000873831.pdf.txtExtracted Texttext/plain92075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/2/000873831.pdf.txt2cea65cb0e76b19a29f8ac65b00da530MD52THUMBNAIL000873831.pdf.jpg000873831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/3/000873831.pdf.jpg71113a1551957b3f8d40f3beb9870ee0MD5310183/678922018-10-15 07:52:49.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
title Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
spellingShingle Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
Silva, Mayara Costa da
Professor
Formação
Inclusão escolar
title_short Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
title_full Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
title_fullStr Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
title_full_unstemmed Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
title_sort Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
author Silva, Mayara Costa da
author_facet Silva, Mayara Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayara Costa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Inclusão escolar
topic Professor
Formação
Inclusão escolar
description O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873831
url http://hdl.handle.net/10183/67892
identifier_str_mv 000873831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/1/000873831.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/2/000873831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/3/000873831.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db701f0d22d4991f7124112ccc0be626
2cea65cb0e76b19a29f8ac65b00da530
71113a1551957b3f8d40f3beb9870ee0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101919723520