Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67892 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação. |
id |
UFRGS-2_1e93547265300e1e83c4dc1d74f78b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67892 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Mayara Costa daBaptista, Cláudio Roberto2013-03-21T01:43:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/67892000873831O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação.application/pdfporProfessorFormaçãoInclusão escolarPercursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873831.pdf000873831.pdfTexto completoapplication/pdf720169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/1/000873831.pdfdb701f0d22d4991f7124112ccc0be626MD51TEXT000873831.pdf.txt000873831.pdf.txtExtracted Texttext/plain92075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/2/000873831.pdf.txt2cea65cb0e76b19a29f8ac65b00da530MD52THUMBNAIL000873831.pdf.jpg000873831.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/3/000873831.pdf.jpg71113a1551957b3f8d40f3beb9870ee0MD5310183/678922018-10-15 07:52:49.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
title |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
spellingShingle |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada Silva, Mayara Costa da Professor Formação Inclusão escolar |
title_short |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
title_full |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
title_fullStr |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
title_full_unstemmed |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
title_sort |
Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada |
author |
Silva, Mayara Costa da |
author_facet |
Silva, Mayara Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mayara Costa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Inclusão escolar |
topic |
Professor Formação Inclusão escolar |
description |
O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67892 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873831 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67892 |
identifier_str_mv |
000873831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/1/000873831.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/2/000873831.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67892/3/000873831.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db701f0d22d4991f7124112ccc0be626 2cea65cb0e76b19a29f8ac65b00da530 71113a1551957b3f8d40f3beb9870ee0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101919723520 |