A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Denise Meyrelles de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barreto,Maria Aparecida Santos Corrêa, Gonçalves,Agda Felipe da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000400007
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma metanálise sobre a produção na área de formação de professor e Educação Especial. Analisar os trabalhos apresentados no GT15- Educação Especial da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd) no período (2000-2010). Foram analisados 14 textos que se organizam em torno de quatro eixos temáticos: análise do estado da arte na área; formação inicial; formação continuada e avaliação de programas de formação. Os apontamentos iniciais indicam que os principais objetos de análise são as organizações estruturais dos cursos de formação inicial, com ênfase no curso de Pedagogia. Estudam-se as produções discursivas tanto nos cursos de formação inicial, quanto continuada e como tais produções instituem sujeitos-alunos e sujeitos-professores na área de Educação Especial. As avaliações de programas mais amplos de formação apontam para ambiguidades e inconsistências conceituais com ênfase na relação Educação Especial - inclusão escolar. Há poucos apontamentos sobre práticas cotidianas de formação de professor em Educação Especial.
id ABPEE-1_f9414c85282e4ad346630ae01fd5c8e9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382011000400007
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistasFormação de ProfessorEducação EspecialInclusão EscolarANPEdEste trabalho tem por objetivo apresentar uma metanálise sobre a produção na área de formação de professor e Educação Especial. Analisar os trabalhos apresentados no GT15- Educação Especial da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd) no período (2000-2010). Foram analisados 14 textos que se organizam em torno de quatro eixos temáticos: análise do estado da arte na área; formação inicial; formação continuada e avaliação de programas de formação. Os apontamentos iniciais indicam que os principais objetos de análise são as organizações estruturais dos cursos de formação inicial, com ênfase no curso de Pedagogia. Estudam-se as produções discursivas tanto nos cursos de formação inicial, quanto continuada e como tais produções instituem sujeitos-alunos e sujeitos-professores na área de Educação Especial. As avaliações de programas mais amplos de formação apontam para ambiguidades e inconsistências conceituais com ênfase na relação Educação Especial - inclusão escolar. Há poucos apontamentos sobre práticas cotidianas de formação de professor em Educação Especial.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000400007Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.spe1 2011reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Denise Meyrelles deBarreto,Maria Aparecida Santos CorrêaGonçalves,Agda Felipe da Silvapor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382011000400007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2011-10-07T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
title A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
spellingShingle A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
Jesus,Denise Meyrelles de
Formação de Professor
Educação Especial
Inclusão Escolar
ANPEd
title_short A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
title_full A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
title_fullStr A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
title_full_unstemmed A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
title_sort A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistas
author Jesus,Denise Meyrelles de
author_facet Jesus,Denise Meyrelles de
Barreto,Maria Aparecida Santos Corrêa
Gonçalves,Agda Felipe da Silva
author_role author
author2 Barreto,Maria Aparecida Santos Corrêa
Gonçalves,Agda Felipe da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Denise Meyrelles de
Barreto,Maria Aparecida Santos Corrêa
Gonçalves,Agda Felipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professor
Educação Especial
Inclusão Escolar
ANPEd
topic Formação de Professor
Educação Especial
Inclusão Escolar
ANPEd
description Este trabalho tem por objetivo apresentar uma metanálise sobre a produção na área de formação de professor e Educação Especial. Analisar os trabalhos apresentados no GT15- Educação Especial da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd) no período (2000-2010). Foram analisados 14 textos que se organizam em torno de quatro eixos temáticos: análise do estado da arte na área; formação inicial; formação continuada e avaliação de programas de formação. Os apontamentos iniciais indicam que os principais objetos de análise são as organizações estruturais dos cursos de formação inicial, com ênfase no curso de Pedagogia. Estudam-se as produções discursivas tanto nos cursos de formação inicial, quanto continuada e como tais produções instituem sujeitos-alunos e sujeitos-professores na área de Educação Especial. As avaliações de programas mais amplos de formação apontam para ambiguidades e inconsistências conceituais com ênfase na relação Educação Especial - inclusão escolar. Há poucos apontamentos sobre práticas cotidianas de formação de professor em Educação Especial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.spe1 2011
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573444571136