A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marcelo Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo, Santos, Suelen Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170563
Resumo: Nosso propósito, neste texto, é promover uma discussão sobre a matemática escolar através de alguns conceitos da filosofia do Wittgenstein das Investigações Filosóficas. Regulamos nossas lentes para a escrita matemática, em específico, para as questões relacionadas às proposições normativas e empíricas e a questão de seguir regras, na concepção wittgensteiniana. Como pano de fundo a estas investigações, erguem-se desconfianças à necessidade de utilização de relações externas à matemática. Amparados na filosofia da linguagem de Wittgenstein, traçamos as linhas do que chamamos de busca dos significados dos objetos matemáticos, olhando em direção ao normativo, em detrimento do descritivo. Intencionamos mostrar que os significados matemáticos não se encontram no campo do empírico, mas teriam eles a função de servir de padrão de correção, por ocasião da comparação com a experiência. Com o intuito de realizar uma conexão entre a filosofia teórica apresentada e alguns conceitos matemáticos, sugerimos alguns exemplos que são apresentados ao longo do texto.
id UFRGS-2_1ed2fb711439a511f9e1e1169156c40e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170563
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, Marcelo CarvalhoLópez Bello, Samuel EdmundoSantos, Suelen Assunção2017-11-24T02:27:27Z20172447-2689http://hdl.handle.net/10183/170563001045966Nosso propósito, neste texto, é promover uma discussão sobre a matemática escolar através de alguns conceitos da filosofia do Wittgenstein das Investigações Filosóficas. Regulamos nossas lentes para a escrita matemática, em específico, para as questões relacionadas às proposições normativas e empíricas e a questão de seguir regras, na concepção wittgensteiniana. Como pano de fundo a estas investigações, erguem-se desconfianças à necessidade de utilização de relações externas à matemática. Amparados na filosofia da linguagem de Wittgenstein, traçamos as linhas do que chamamos de busca dos significados dos objetos matemáticos, olhando em direção ao normativo, em detrimento do descritivo. Intencionamos mostrar que os significados matemáticos não se encontram no campo do empírico, mas teriam eles a função de servir de padrão de correção, por ocasião da comparação com a experiência. Com o intuito de realizar uma conexão entre a filosofia teórica apresentada e alguns conceitos matemáticos, sugerimos alguns exemplos que são apresentados ao longo do texto.Our purpose in this text is to promote a discussion of school mathematics through some concepts of Wittgenstein's philosophy of Philosophical Investigations. We regulate our lenses for mathematical writing, in particular, to the normative issues and empirical propositions and the matter of following rules, in Wittgenstein's conception. As a backdrop to these investigations, rise up suspicions regarding the need to use external relationships to mathematics. Supported by the philosophy of Wittgenstein's language, we draw the lines of what we call search of the meaning of mathematical objects, looking toward the normative, rather than descriptive. We intend to show that the mathematical meanings are not in the empirical field, but they would have the function of serving as correction default, when compared with the experience. In order to make a connection between the theoretical philosophy presented and some mathematical concepts, we suggest some examples that are presented throughout the text.application/pdfporRevista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 3, n.1 (jul. 2017), p. 147-158MatemáticaEmpirismoWittgenstein, Ludwig, 1889-1951WittgensteinNormativityRulesA matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismoSchool mathematics from the Wittgensteinian perspective : between normativity and empiricisminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045966.pdf001045966.pdfTexto completoapplication/pdf516379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170563/1/001045966.pdf819b14bba62ddfe2fd5daa81035484c9MD51TEXT001045966.pdf.txt001045966.pdf.txtExtracted Texttext/plain37558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170563/2/001045966.pdf.txtf9b082d1c8989841e792403acb699660MD5210183/1705632020-10-07 04:05:05.642405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170563Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T07:05:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School mathematics from the Wittgensteinian perspective : between normativity and empiricism
title A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
spellingShingle A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
Antunes, Marcelo Carvalho
Matemática
Empirismo
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Wittgenstein
Normativity
Rules
title_short A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
title_full A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
title_fullStr A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
title_full_unstemmed A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
title_sort A matemática escolar a partir da perspectiva wittgensteiniana : entre normatividade e empirismo
author Antunes, Marcelo Carvalho
author_facet Antunes, Marcelo Carvalho
López Bello, Samuel Edmundo
Santos, Suelen Assunção
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
Santos, Suelen Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marcelo Carvalho
López Bello, Samuel Edmundo
Santos, Suelen Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Empirismo
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
topic Matemática
Empirismo
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Wittgenstein
Normativity
Rules
dc.subject.eng.fl_str_mv Wittgenstein
Normativity
Rules
description Nosso propósito, neste texto, é promover uma discussão sobre a matemática escolar através de alguns conceitos da filosofia do Wittgenstein das Investigações Filosóficas. Regulamos nossas lentes para a escrita matemática, em específico, para as questões relacionadas às proposições normativas e empíricas e a questão de seguir regras, na concepção wittgensteiniana. Como pano de fundo a estas investigações, erguem-se desconfianças à necessidade de utilização de relações externas à matemática. Amparados na filosofia da linguagem de Wittgenstein, traçamos as linhas do que chamamos de busca dos significados dos objetos matemáticos, olhando em direção ao normativo, em detrimento do descritivo. Intencionamos mostrar que os significados matemáticos não se encontram no campo do empírico, mas teriam eles a função de servir de padrão de correção, por ocasião da comparação com a experiência. Com o intuito de realizar uma conexão entre a filosofia teórica apresentada e alguns conceitos matemáticos, sugerimos alguns exemplos que são apresentados ao longo do texto.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-24T02:27:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170563
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-2689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045966
identifier_str_mv 2447-2689
001045966
url http://hdl.handle.net/10183/170563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 3, n.1 (jul. 2017), p. 147-158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170563/1/001045966.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170563/2/001045966.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 819b14bba62ddfe2fd5daa81035484c9
f9b082d1c8989841e792403acb699660
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932446699520