A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233787 |
Resumo: | Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é tradicionalmente entendida, como uma representação do mundo, como uma relação biunívoca entre as palavras e os objetos. Resultados: As teorizações do segundo Wittgenstein questionam esta concepção e propõem pensar no significado das palavras conforme seu emprego em determinada forma de vida. Além disso, o conceito de jogos de linguagem proposto pelo filósofo possibilita problematizar a universalidade da linguagem, em especial a matemática. Conclusão: Neste contexto, apresentamos dois estudos que nos permitem olhar de outras maneiras para as linguagens matemáticas, as que estão presentes tanto na forma de vida escolar como em outras formas de vida. |
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