A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233787
Resumo: Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é tradicionalmente entendida, como uma representação do mundo, como uma relação biunívoca entre as palavras e os objetos. Resultados: As teorizações do segundo Wittgenstein questionam esta concepção e propõem pensar no significado das palavras conforme seu emprego em determinada forma de vida. Além disso, o conceito de jogos de linguagem proposto pelo filósofo possibilita problematizar a universalidade da linguagem, em especial a matemática. Conclusão: Neste contexto, apresentamos dois estudos que nos permitem olhar de outras maneiras para as linguagens matemáticas, as que estão presentes tanto na forma de vida escolar como em outras formas de vida.
id UFRGS-2_f8405029fd42e87b00a28a5ee640d128
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233787
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2022-01-05T04:30:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/233787001133488Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é tradicionalmente entendida, como uma representação do mundo, como uma relação biunívoca entre as palavras e os objetos. Resultados: As teorizações do segundo Wittgenstein questionam esta concepção e propõem pensar no significado das palavras conforme seu emprego em determinada forma de vida. Além disso, o conceito de jogos de linguagem proposto pelo filósofo possibilita problematizar a universalidade da linguagem, em especial a matemática. Conclusão: Neste contexto, apresentamos dois estudos que nos permitem olhar de outras maneiras para as linguagens matemáticas, as que estão presentes tanto na forma de vida escolar como em outras formas de vida.application/pdfporAlmeida, Flávio Aparecido de (Organizador). Educação e linguagem : ensino, contribuições e discursos [recurso eletrônico]. Guarujá, SP : Científica Digital, 2021. Cap. 2, p. 25-36.Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951Educação MatemáticaA linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133488.pdf.txt001133488.pdf.txtExtracted Texttext/plain31669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233787/2/001133488.pdf.txt01b31c7f3ee6a1bbcc424a3beff1ece0MD52ORIGINAL001133488.pdfCapítulo 2application/pdf2071495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233787/1/001133488.pdf3a3eaad4b94954becc6310dff53770caMD5110183/2337872022-02-22 05:17:03.789633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:17:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
title A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
spellingShingle A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação Matemática
title_short A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
title_full A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
title_fullStr A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
title_full_unstemmed A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
title_sort A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação Matemática
topic Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951
Educação Matemática
description Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é tradicionalmente entendida, como uma representação do mundo, como uma relação biunívoca entre as palavras e os objetos. Resultados: As teorizações do segundo Wittgenstein questionam esta concepção e propõem pensar no significado das palavras conforme seu emprego em determinada forma de vida. Além disso, o conceito de jogos de linguagem proposto pelo filósofo possibilita problematizar a universalidade da linguagem, em especial a matemática. Conclusão: Neste contexto, apresentamos dois estudos que nos permitem olhar de outras maneiras para as linguagens matemáticas, as que estão presentes tanto na forma de vida escolar como em outras formas de vida.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-05T04:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233787
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133488
url http://hdl.handle.net/10183/233787
identifier_str_mv 001133488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Flávio Aparecido de (Organizador). Educação e linguagem : ensino, contribuições e discursos [recurso eletrônico]. Guarujá, SP : Científica Digital, 2021. Cap. 2, p. 25-36.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233787/2/001133488.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233787/1/001133488.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01b31c7f3ee6a1bbcc424a3beff1ece0
3a3eaad4b94954becc6310dff53770ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225048056397824