Trabalho docente coletivo na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105087 |
Resumo: | Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes. |
id |
UFRGS-2_1ef116ab10cdd5c2b22bcff735d10d8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105087 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bossle, FabianoMolina Neto, VicenteWittizorecki, Elisandro Schultz2014-10-31T02:16:42Z20131415-4676http://hdl.handle.net/10183/105087000897237Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes.This article deals with the collective work of physical education teachers from two schools in the city of Porto Alegre / RS. The research problem was formulated: As physical education teachers design and build the collective work of teachers and what the limits and possibilities for this in the daily construction of two schools of Municipal School? We conducted an ethnography in a school and a autoetnografia another. We understand that, regardless of the norms of educational administration, the conditions for the construction of a collective work, among others, are related to the configuration of the local context of each school, the school establishes relationships with these communities and the political will of the leaderships of schools teachers and collectives.Este artículo trata de un trabajo colectivo de profesores de educación física de dos escuelas en la ciudad de Porto Alegre / RS. El problema de investigación se formuló: Como profesores de educación física diseñar y construir el trabajo colectivo de los profesores y cuáles son los límites y las posibilidades de este en la construcción diaria de dos escuelas de la Escuela Municipal? Se realizó una etnografía en una escuela y un autoetnografia otro. Entendemos que, independientemente de las normas de la administración educativa, las condiciones para la construcción de una obra colectiva, entre otros, están relacionados con la configuración del contexto local de cada escuela, la escuela establece relaciones con estas comunidades y la voluntad política de las direcciones de las escuelas los maestros y colectivos.application/pdfporPensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415.DocentesUniversidadePesquisa qualitativaFacultyPhysical education and trainingSchoolsQualitative researchEducación y entrenamiento fisicoInstituciones académicasInvestigación cualitativaTrabalho docente coletivo na educação física escolarTeacher collective work on physical education of school Trabajo colectivo de los maestros en la educación fisica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897237.pdf000897237.pdfTexto completoapplication/pdf2714040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/1/000897237.pdf999bfa990bcca40128d4159b711803a8MD51TEXT000897237.pdf.txt000897237.pdf.txtExtracted Texttext/plain35846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/2/000897237.pdf.txt69fe4c7dc7141504130f1903104c4c31MD52THUMBNAIL000897237.pdf.jpg000897237.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/3/000897237.pdf.jpg01bc65aedd685a771d0eb22c3af77514MD5310183/1050872018-10-16 09:18:05.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:18:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher collective work on physical education of school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Trabajo colectivo de los maestros en la educación fisica |
title |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
spellingShingle |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar Bossle, Fabiano Docentes Universidade Pesquisa qualitativa Faculty Physical education and training Schools Qualitative research Educación y entrenamiento fisico Instituciones académicas Investigación cualitativa |
title_short |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
title_full |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
title_fullStr |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
title_sort |
Trabalho docente coletivo na educação física escolar |
author |
Bossle, Fabiano |
author_facet |
Bossle, Fabiano Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano Molina Neto, Vicente Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Universidade Pesquisa qualitativa |
topic |
Docentes Universidade Pesquisa qualitativa Faculty Physical education and training Schools Qualitative research Educación y entrenamiento fisico Instituciones académicas Investigación cualitativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Faculty Physical education and training Schools Qualitative research |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación y entrenamiento fisico Instituciones académicas Investigación cualitativa |
description |
Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-31T02:16:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105087 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000897237 |
identifier_str_mv |
1415-4676 000897237 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/1/000897237.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/2/000897237.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/3/000897237.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
999bfa990bcca40128d4159b711803a8 69fe4c7dc7141504130f1903104c4c31 01bc65aedd685a771d0eb22c3af77514 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224854869901312 |