Trabalho docente coletivo na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossle, Fabiano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Molina Neto, Vicente, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105087
Resumo: Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes.
id UFRGS-2_1ef116ab10cdd5c2b22bcff735d10d8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105087
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bossle, FabianoMolina Neto, VicenteWittizorecki, Elisandro Schultz2014-10-31T02:16:42Z20131415-4676http://hdl.handle.net/10183/105087000897237Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes.This article deals with the collective work of physical education teachers from two schools in the city of Porto Alegre / RS. The research problem was formulated: As physical education teachers design and build the collective work of teachers and what the limits and possibilities for this in the daily construction of two schools of Municipal School? We conducted an ethnography in a school and a autoetnografia another. We understand that, regardless of the norms of educational administration, the conditions for the construction of a collective work, among others, are related to the configuration of the local context of each school, the school establishes relationships with these communities and the political will of the leaderships of schools teachers and collectives.Este artículo trata de un trabajo colectivo de profesores de educación física de dos escuelas en la ciudad de Porto Alegre / RS. El problema de investigación se formuló: Como profesores de educación física diseñar y construir el trabajo colectivo de los profesores y cuáles son los límites y las posibilidades de este en la construcción diaria de dos escuelas de la Escuela Municipal? Se realizó una etnografía en una escuela y un autoetnografia otro. Entendemos que, independientemente de las normas de la administración educativa, las condiciones para la construcción de una obra colectiva, entre otros, están relacionados con la configuración del contexto local de cada escuela, la escuela establece relaciones con estas comunidades y la voluntad política de las direcciones de las escuelas los maestros y colectivos.application/pdfporPensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415.DocentesUniversidadePesquisa qualitativaFacultyPhysical education and trainingSchoolsQualitative researchEducación y entrenamiento fisicoInstituciones académicasInvestigación cualitativaTrabalho docente coletivo na educação física escolarTeacher collective work on physical education of school Trabajo colectivo de los maestros en la educación fisica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897237.pdf000897237.pdfTexto completoapplication/pdf2714040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/1/000897237.pdf999bfa990bcca40128d4159b711803a8MD51TEXT000897237.pdf.txt000897237.pdf.txtExtracted Texttext/plain35846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/2/000897237.pdf.txt69fe4c7dc7141504130f1903104c4c31MD52THUMBNAIL000897237.pdf.jpg000897237.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/3/000897237.pdf.jpg01bc65aedd685a771d0eb22c3af77514MD5310183/1050872018-10-16 09:18:05.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:18:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho docente coletivo na educação física escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher collective work on physical education of school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Trabajo colectivo de los maestros en la educación fisica
title Trabalho docente coletivo na educação física escolar
spellingShingle Trabalho docente coletivo na educação física escolar
Bossle, Fabiano
Docentes
Universidade
Pesquisa qualitativa
Faculty
Physical education and training
Schools
Qualitative research
Educación y entrenamiento fisico
Instituciones académicas
Investigación cualitativa
title_short Trabalho docente coletivo na educação física escolar
title_full Trabalho docente coletivo na educação física escolar
title_fullStr Trabalho docente coletivo na educação física escolar
title_full_unstemmed Trabalho docente coletivo na educação física escolar
title_sort Trabalho docente coletivo na educação física escolar
author Bossle, Fabiano
author_facet Bossle, Fabiano
Molina Neto, Vicente
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossle, Fabiano
Molina Neto, Vicente
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Universidade
Pesquisa qualitativa
topic Docentes
Universidade
Pesquisa qualitativa
Faculty
Physical education and training
Schools
Qualitative research
Educación y entrenamiento fisico
Instituciones académicas
Investigación cualitativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Faculty
Physical education and training
Schools
Qualitative research
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación y entrenamiento fisico
Instituciones académicas
Investigación cualitativa
description Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-31T02:16:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105087
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897237
identifier_str_mv 1415-4676
000897237
url http://hdl.handle.net/10183/105087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/1/000897237.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/2/000897237.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105087/3/000897237.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 999bfa990bcca40128d4159b711803a8
69fe4c7dc7141504130f1903104c4c31
01bc65aedd685a771d0eb22c3af77514
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224854869901312