A racionalidade biomédica desportiva e a materialização do fazer científico na matriz curricular do curso de Educação Física da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossle, Cibele Biehl
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224950
Resumo: Este estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.
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spelling Bossle, Cibele BiehlFraga, Alex Branco2021-08-03T04:31:07Z20160104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/224950001011551Este estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.This qualitative study aimed at understanding the conditions for “scientific practice” under the Physical Education Curriculum at EsEFID/UFRGS. Literature on the process of scientificization of PE, based on biomedical rationality and the documents prospected at the institution itself, were the study’s theoretical and empirical basis. Documents were examined based on documental analysis according to André Cellard’s views. The analysis of the empirical document framework allowed us to see in the micropolitics of that specific institution the macropolitical movement of sientificization of PE, marked by the decay of a technical-sporting model and the rise of sporting biomedical rationality in the area’s educational profile.Este estudio de cuño cualitativo tiene como objetivo comprender las condiciones de posibilidad para la materialización del “quehacer científico” en la matriz curricular del curso de Educación Física (EF) de la EsEFID/UFRGS. La literatura acerca del proceso de cientifización de la EF, asentado en una racionalidad biomédica, y los documentos prospectados en la propia institución, constituyeron, respectivamente, lo teórico y lo empírico del estudio. Para la apreciación de los documentos fue utilizado el análisis documental, apoyado en las orientaciones de André Cellard (2012). El análisis del marco documental empírico, permitió visualizar en la micropolítica de esta institución específica el movimiento macropolítico de cientifización de la EF, demarcado por la decadencia de un modelo técnico-deportivo y por el surgimiento de una racionalidad biomédica deportiva en el perfil formativo del área.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 22, n. 3 (jul./set. 2016), p. 877-888.Educação física e treinamentoPesquisa qualitativaPhysical education and trainingQualitative researchQualitative analysisEducación Física y EntrenamientoInvestigación CualitativaAnálisis CualitativoA racionalidade biomédica desportiva e a materialização do fazer científico na matriz curricular do curso de Educação Física da UFRGSSporting biomedical rationality and materialization of scientific practice at UFRGS’s Physical Education School La racionalidad biomédica deportiva y la materialización del quehacer científico en la matriz curricular del curso del Educación Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001011551.pdf.txt001011551.pdf.txtExtracted Texttext/plain47663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224950/2/001011551.pdf.txtfc5f357587a30355030cae37054015aaMD52ORIGINAL001011551.pdfTexto completoapplication/pdf790700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224950/1/001011551.pdfbed2c0de78e3e0c5fce48fca448fa8d8MD5110183/2249502021-09-19 04:34:48.240844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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