Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strieder, Simone
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141363
Resumo: O presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma revisão teórica, envolvendo o documento “Referenciais para a Formação de Professores”, analisando a atuação dos professores e a importância de sua formação inicial e continuada. Logo após, faz referência sobre a EAD: surgimento, evolução, legislação e cursos oferecidos nessa modalidade pela SEED/MEC. Em seguida, busca, através da metodologia qualitativa, apresentar uma amostragem dos motivos da evasão do curso, coletada por meio de um questionário composto por uma série de seis questões abertas. A amostra foi composta por dezoito professores cursistas, todos da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS, que interromperam o curso antes de concluí-lo. Dessa forma, com os resultados obtidos, espera-se contribuir para que cursos oferecidos nessa modalidade possam elaborar estratégias com o objetivo de reduzir a evasão.
id UFRGS-2_1ef493f2818315d60ef1be573e55d2d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Strieder, SimoneDias, Cristiani de Oliveira2016-05-20T02:09:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/141363000990217O presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma revisão teórica, envolvendo o documento “Referenciais para a Formação de Professores”, analisando a atuação dos professores e a importância de sua formação inicial e continuada. Logo após, faz referência sobre a EAD: surgimento, evolução, legislação e cursos oferecidos nessa modalidade pela SEED/MEC. Em seguida, busca, através da metodologia qualitativa, apresentar uma amostragem dos motivos da evasão do curso, coletada por meio de um questionário composto por uma série de seis questões abertas. A amostra foi composta por dezoito professores cursistas, todos da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS, que interromperam o curso antes de concluí-lo. Dessa forma, com os resultados obtidos, espera-se contribuir para que cursos oferecidos nessa modalidade possam elaborar estratégias com o objetivo de reduzir a evasão.The present work aims to analyse the causes of the evasion in a distance learning course of teachers' formation, Lato-sensu Post graduation level, offered by the Federal Government. Initially, this study presents a theoretical revision, including the document “Referential systems for the Teachers' Formation”, analyzing the teacher’s actuations and the importance of their initial and continued formation. Then, it makes reference about the DLC (Distance Learning Course): appearance, evolution, legislation and courses offered in this area by the Department of Distance Education/ Ministry of Education. Based on qualitative methodology, this work intended to summarize and describe the main reasons of evasion in teacher’s courses formation. These data were collected through one questionnaire composed by six open questions made to eighteen teacher students, everybody from the Municipal Group of Education of Portão/RS, which interrupted the course before it has ended. The results obtained can contribute in order to help courses in this field to elaborate strategies with the objective to reduce the evasion.application/pdfporFormação de professoresEvasãoEnsino a distânciaTeachers' formationDistance learning courseEvasionFormação de professores : cursos em ead, por que evadir?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990217.pdf000990217.pdfTexto completoapplication/pdf540993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/1/000990217.pdf78d84b4c5bd2cd38de3122d98d552fdeMD51TEXT000990217.pdf.txt000990217.pdf.txtExtracted Texttext/plain84916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/2/000990217.pdf.txt951b2080ffc806119690921ec45060adMD52THUMBNAIL000990217.pdf.jpg000990217.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/3/000990217.pdf.jpg169617872767054de9892558379b9e70MD5310183/1413632021-12-06 05:33:30.888103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
title Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
spellingShingle Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
Strieder, Simone
Formação de professores
Evasão
Ensino a distância
Teachers' formation
Distance learning course
Evasion
title_short Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
title_full Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
title_fullStr Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
title_full_unstemmed Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
title_sort Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
author Strieder, Simone
author_facet Strieder, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strieder, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
contributor_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Evasão
Ensino a distância
topic Formação de professores
Evasão
Ensino a distância
Teachers' formation
Distance learning course
Evasion
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers' formation
Distance learning course
Evasion
description O presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma revisão teórica, envolvendo o documento “Referenciais para a Formação de Professores”, analisando a atuação dos professores e a importância de sua formação inicial e continuada. Logo após, faz referência sobre a EAD: surgimento, evolução, legislação e cursos oferecidos nessa modalidade pela SEED/MEC. Em seguida, busca, através da metodologia qualitativa, apresentar uma amostragem dos motivos da evasão do curso, coletada por meio de um questionário composto por uma série de seis questões abertas. A amostra foi composta por dezoito professores cursistas, todos da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS, que interromperam o curso antes de concluí-lo. Dessa forma, com os resultados obtidos, espera-se contribuir para que cursos oferecidos nessa modalidade possam elaborar estratégias com o objetivo de reduzir a evasão.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141363
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990217
url http://hdl.handle.net/10183/141363
identifier_str_mv 000990217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/1/000990217.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/2/000990217.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141363/3/000990217.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78d84b4c5bd2cd38de3122d98d552fde
951b2080ffc806119690921ec45060ad
169617872767054de9892558379b9e70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509278126080