Práticas informacionais no Instagram: ações de letramento racial no perfil Primeiros Negros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253756 |
Resumo: | Este estudo busca analisar quais práticas informacionais desenvolvidas no perfil do Instagram Primeiros Negros, permeiam em promover ações de letramento racial. O estudo netnográfico, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, incide em resgatar questões de raça e gênero em suas inúmeras perspectivas de práticas informacionais, promover ações de letramento racial na produção, compartilhamento e troca de informações e elencar os conceitos de informação étnico-racial, letramento racial e letramento racial crítico. Através do corpus de dados com 33 postagens, observadas com a técnica de análise de conteúdo e demais técnicas não utilizadas na Ciência da Informação, a partir dos resultados obtidos, foi constatado que fortalecer a identidade negra é uma ferramenta empoderadora, onde ao desconstruir práticas racistas naturalizadas e questionar tais comportamentos problemáticos, incidem na manifestação do letramento racial e no fomento de uma educação antirracista nos espaços informacionais. |
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Rosa, Áuria Machado daSousa, Rodrigo Silva Caxias de2023-01-17T05:04:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253756001157313Este estudo busca analisar quais práticas informacionais desenvolvidas no perfil do Instagram Primeiros Negros, permeiam em promover ações de letramento racial. O estudo netnográfico, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, incide em resgatar questões de raça e gênero em suas inúmeras perspectivas de práticas informacionais, promover ações de letramento racial na produção, compartilhamento e troca de informações e elencar os conceitos de informação étnico-racial, letramento racial e letramento racial crítico. Através do corpus de dados com 33 postagens, observadas com a técnica de análise de conteúdo e demais técnicas não utilizadas na Ciência da Informação, a partir dos resultados obtidos, foi constatado que fortalecer a identidade negra é uma ferramenta empoderadora, onde ao desconstruir práticas racistas naturalizadas e questionar tais comportamentos problemáticos, incidem na manifestação do letramento racial e no fomento de uma educação antirracista nos espaços informacionais.This study seeks to analyze which informational practices developed in the Instagram page Primeiros Negros, permeate to promote actions of racial literacy. The netnographic study, exploratory-descriptive and qualitative approach, focuses on rescuing issues of race and gender in its numerous perspectives of informational practices, promote actions of racial literacy in the production, sharing and exchange of information and list the concepts of ethnic-racial information, racial literacy and critical racial literacy. Through the corpus of data with 33 posts, observed with the technique of content analysis and other techniques not used in Information Science, from the results obtained, it was found that strengthening the black identity is an empowering tool, where by deconstructing naturalized racist practices and questioning such problematic behaviors, focus on the manifestation of racial literacy and the promotion of an anti-racist education in informational spaces.application/pdfporInstagram (Site)Práticas informacionaisNegro : BrasilRacial literacyInformational practicesEthnic-racial informationPráticas informacionais no Instagram: ações de letramento racial no perfil Primeiros Negrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157313.pdf.txt001157313.pdf.txtExtracted Texttext/plain99150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253756/2/001157313.pdf.txta90d987c9f78f0d08b2f33ce8a61d4ceMD52ORIGINAL001157313.pdfTexto completoapplication/pdf1438403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253756/1/001157313.pdf898b19a7637bda20e557c65bd0c7eda9MD5110183/2537562023-01-18 06:01:46.739584oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253756Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:01:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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