Práticas informacionais: um estudo à luz da informação étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrásio, Sabrina Clavé
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239939
Resumo: Estudo netnográfico, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo que teve como objetivo compreender as práticas informacionais, com foco na informação étnico-racial, na comunidade do Facebook “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II” e sua relação com o empoderamento racial. Ao corpusde dados de setecentos e cinquenta e uma postagens foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo, sendo obtidas cinco categorias, sendo elas: forma de composição do conteúdo da postagem; tipo da postagem; fonte de origem da informação; motivação e práticas informacionais. As postagens na comunidade virtual analisada apresentam nacomposição uma combinação composta por imagem+link+texto, caracterizadas como opinião, oriundas de outras páginas públicas do Facebook ou produzidas diretamente no grupo. Dentre as principais motivações para tais práticas estão o engajamento social e interesse pela comunidade, sendo compartilhadas e produzidas mensagens auxiliando seus membros na constituição do empoderamento racial, caracterizando o espaço como um quilombo virtual. As práticas informacionais no grupo analisado são caracterizadas pelas peculiaridades das temáticas relacionadas à informação étnico-racial, sendo construída e compartilhada através da vivência do cotidiano das/os negras/os na sociedade
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spelling Eufrásio, Sabrina ClavéSousa, Rodrigo Silva Caxias de2022-06-07T04:41:42Z20222447-0120http://hdl.handle.net/10183/239939001142302Estudo netnográfico, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo que teve como objetivo compreender as práticas informacionais, com foco na informação étnico-racial, na comunidade do Facebook “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II” e sua relação com o empoderamento racial. Ao corpusde dados de setecentos e cinquenta e uma postagens foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo, sendo obtidas cinco categorias, sendo elas: forma de composição do conteúdo da postagem; tipo da postagem; fonte de origem da informação; motivação e práticas informacionais. As postagens na comunidade virtual analisada apresentam nacomposição uma combinação composta por imagem+link+texto, caracterizadas como opinião, oriundas de outras páginas públicas do Facebook ou produzidas diretamente no grupo. Dentre as principais motivações para tais práticas estão o engajamento social e interesse pela comunidade, sendo compartilhadas e produzidas mensagens auxiliando seus membros na constituição do empoderamento racial, caracterizando o espaço como um quilombo virtual. As práticas informacionais no grupo analisado são caracterizadas pelas peculiaridades das temáticas relacionadas à informação étnico-racial, sendo construída e compartilhada através da vivência do cotidiano das/os negras/os na sociedadeA netnographic study, with a qualitative approach and exploratory-descriptive character, which aimed to understand information practices, focusing on ethnic-racial information, in the Facebook community “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER!II” and its relation to racial empowerment. The Content Analysis technique was applied to the data corpus of seven hundred and fifty-one posts, and five categories were obtained, namely: form of post content composition; post type; source of origin of the information; motivation and information practices. The posts in the analyzed virtual community present in the composition a combination composed of image+link+text, characterized as opinion, coming from other public Facebook pages or produced directly in the group. Among the main motivations for such practices are social engagement and interest in the community, with messages being shared and produced helping its members in the constitution of racial empowerment, characterizing the space as a virtual quilombo. The information practices in the analyzed group are characterized by the peculiarities of the themes related to ethnic-racial information, being constructed and shared through the daily experience of black men and women in society.application/pdfporFolha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Juzeiro do Norte, CE: Universidade Federal de Cariri. Vol. 8, n. 1 (jan./abr. 2022), p. 37-63Práticas informacionaisEmpoderamentoInformation practicesEthnic-racial informationRacial empowermentPráticas informacionais: um estudo à luz da informação étnico-racialInformation practices: a study in the light of ethnic-racial informationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142302.pdf.txt001142302.pdf.txtExtracted Texttext/plain57990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239939/2/001142302.pdf.txt4799102b3f8b349fe50934aa37e1c0edMD52ORIGINAL001142302.pdfTexto completoapplication/pdf758924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239939/1/001142302.pdf99bd37037aad95ac104dd8024ad661efMD5110183/2399392023-03-23 03:25:07.501914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239939Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-23T06:25:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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