Comportamento do consumidor de brechós e sua disposição ao consumo consciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184976 |
Resumo: | Com a visão que temos de todos os problemas ambientais que o mundo vem sofrendo, decorrente de uma série de ações humanas ligadas, principalmente, ao consumo desenfreado, o mercado vem buscando soluções mais sustentáveis e conscientes. É nesse cenário que o consumo colaborativo ganha notoriedade como uma opção que além de mais consciente oferece uma série de vantagens para os consumidores. Apesar de visto como um novo tipo de práticas de mercado, o consumo colaborativo existe há muito tempo, os brechós, por exemplo, são um tipo de negócio de compartilhamento de roupas que diminui impactos da produção de novas roupas e descarte de roupas antigas. Este trabalho tem como objetivo descobrir se, e como a disposição ao consumo consciente influencia na motivação dos consumidores de brechós. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas de profundidade que apoiaram a elaboração de um questionário que obteve 71 respostas válidas de consumidoras de brechós físicos. A disposição ao consumo consciente das entrevistadas foi medido através da escala ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior), assim como foram elencadas suas motivações e traçado um perfil de consumidora. Como resultado constatou-se um perfil de consumidor que possui intenção de consumir de forma mais sustentável, se sente motivado pelo assunto, porém ainda prioriza motivações mais utilitárias como preço. |
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Silva, Camila Medronha daCallegaro-de-Menezes, Daniela2018-11-23T02:44:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/184976001076467Com a visão que temos de todos os problemas ambientais que o mundo vem sofrendo, decorrente de uma série de ações humanas ligadas, principalmente, ao consumo desenfreado, o mercado vem buscando soluções mais sustentáveis e conscientes. É nesse cenário que o consumo colaborativo ganha notoriedade como uma opção que além de mais consciente oferece uma série de vantagens para os consumidores. Apesar de visto como um novo tipo de práticas de mercado, o consumo colaborativo existe há muito tempo, os brechós, por exemplo, são um tipo de negócio de compartilhamento de roupas que diminui impactos da produção de novas roupas e descarte de roupas antigas. Este trabalho tem como objetivo descobrir se, e como a disposição ao consumo consciente influencia na motivação dos consumidores de brechós. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas de profundidade que apoiaram a elaboração de um questionário que obteve 71 respostas válidas de consumidoras de brechós físicos. A disposição ao consumo consciente das entrevistadas foi medido através da escala ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior), assim como foram elencadas suas motivações e traçado um perfil de consumidora. Como resultado constatou-se um perfil de consumidor que possui intenção de consumir de forma mais sustentável, se sente motivado pelo assunto, porém ainda prioriza motivações mais utilitárias como preço.Knowing of all the environmental problems that the world has been suffering due to human actions, mainly related to rampant consumption, the market has been looking for more sustainable and conscious solutions. It is in this context that the collaborative consumption gains notoriety as an option that besides being more conscious offers a series of advantages for the consumers. Although seen as a new type of market practices, collaborative consumption has existed for a long time, thrift stores, for example, are a type of clothing-sharing business that lessens impacts from the production of new clothing and discarding of old clothing. This work aims to find out if, and how the willingness to conscious consumption influences the motivation of the consumers of thrift stores. The research was conducted through in-depth interviews that supported the elaboration of a survey that obtained 71 valid responses from consumers of physical stores. The ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior) scale was measured for the conscious consumption of the interviewees, as were their motivations and a consumer profile. As a result, a consumer profile has been identified that intends to consume more sustainably, feels motivated by the subject, but still prioritizes more utilitarian motivations such as price.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo conscienteConscious consumptionMotivationThrift storesCollaborative consumptionComportamento do consumidor de brechós e sua disposição ao consumo conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001076467.pdf.txt001076467.pdf.txtExtracted Texttext/plain73959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184976/2/001076467.pdf.txtebb04dd000419396ac4e4cd5b57a5a4bMD52ORIGINAL001076467.pdfTexto completoapplication/pdf393806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184976/1/001076467.pdf0d80c2c47a2ca5b88ad36f0fa3bcbef7MD5110183/1849762018-11-24 03:14:41.425676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-24T05:14:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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