Comportamento do consumidor de brechós e sua disposição ao consumo consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Medronha da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184976
Resumo: Com a visão que temos de todos os problemas ambientais que o mundo vem sofrendo, decorrente de uma série de ações humanas ligadas, principalmente, ao consumo desenfreado, o mercado vem buscando soluções mais sustentáveis e conscientes. É nesse cenário que o consumo colaborativo ganha notoriedade como uma opção que além de mais consciente oferece uma série de vantagens para os consumidores. Apesar de visto como um novo tipo de práticas de mercado, o consumo colaborativo existe há muito tempo, os brechós, por exemplo, são um tipo de negócio de compartilhamento de roupas que diminui impactos da produção de novas roupas e descarte de roupas antigas. Este trabalho tem como objetivo descobrir se, e como a disposição ao consumo consciente influencia na motivação dos consumidores de brechós. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas de profundidade que apoiaram a elaboração de um questionário que obteve 71 respostas válidas de consumidoras de brechós físicos. A disposição ao consumo consciente das entrevistadas foi medido através da escala ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior), assim como foram elencadas suas motivações e traçado um perfil de consumidora. Como resultado constatou-se um perfil de consumidor que possui intenção de consumir de forma mais sustentável, se sente motivado pelo assunto, porém ainda prioriza motivações mais utilitárias como preço.
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